(Renault/Divulgação)
Me perdoem os puristas, mas a transmissão automática chegou para ficar. Hoje esse tipo de caixa corresponde à maioria das vendas de novos e também de usados.
De acordo com a OLX, em 2021 foi registrado um aumento de 68% na busca por automáticos. Trata-se de um movimento natural, já que a frota com esse tipo de caixa tem expandido de forma constante nos últimos 20 anos.
No entanto, isso não significa que ter um carro com transmissão sem pedal de embreagem é barato. Mas é possível comprar um automático usado por preços acessíveis.
É o caso do Renault Logan de primeira geração. Em 2011, a marca francesa lançou uma versão equipada com transmissão de quatro marchas, que ficou em linha até o fim de 2013, quando chegou a atual geração.
De acordo com a Fipe, a avaliação da versão Expression 1.6 automática é de R$ 26.750. Um valor modesto, ainda mais no atual cenário do mercado de usados, em que reina um bolha que não tem pressa de estourar.
Nos classificados, os valores variam entre R$ 24 mil e R$ 28 mil. O problema é que esse carro é raro, principalmente por ter sido oferecido por muito pouco tempo.
Além do preço convidativo, o Logan automático se sobressai pelo excelente espaço interno e o porta-malas generoso de 510 litros. Para quem precisa de espaço é uma boa opção. A versão ainda conta com direção hidráulica, retrovisores elétricos, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos.
O motor 1.6 de 112 cv e 15,5 kgfm de torque entrega bom desempenho. O problema é que sua grande virtude também é seu senão. A transmissão é defasada. Com apenas quatro marchas, o Logan é empacado. Na estrada, querer andar rápido é garantia de motor com giro nas alturas.
A falta de mais relações também compromete o consumo. As médias com etanol assustam com 5,5 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada. Tá explicado.
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