quinta-feira, 31 de março de 2022

Instituto Arte na Escola abre inscrições para o 23º Prêmio Arte na Escola Cidadã

 

 

Professores selecionados ganham prêmio de 10 mil reais e as melhores ações são registradas em documentários

 

Reconhecer o valor de projetos desenvolvidos por professores de Artes é o principal foco do Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola. Este ano, em sua 23° edição, o PAEC segue valorizando criações que despertam novos olhares e inspiram alunos, cidadãos e comunidades. Os professores premiados ganham um prêmio de R$10.000,00 (dez mil reais). O Instituto Arte na Escola também vai produzir documentários para registrar as práticas dos projetos premiados, para que possam inspirar outros educadores. Estarão aptos a participar os professores que desenvolveram propostas envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), realizadas entre 2019 e 2021, em escolas públicas ou particulares. As inscrições ficam abertas até o dia dia 03 de abril, e devem ser realizadas através do site do Prêmio: www.artenaescola.org.br/premio .

            O PAEC, maior prêmio brasileiro voltado para arte-educação, incentiva que a Arte seja trabalhada para além da apreciação de obras artísticas, mas como forma de estruturar  o pensamento, com o objetivo de envolver os alunos com situações de narrativa, protagonismo e senso de pertencimento. Ao todo, são cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia de premiação e o anúncio dos premiados está prevista para acontecer no dia 21 de julho.

 

“O Prêmio Arte na Escola Cidadã hoje representa o único prêmio destinado a professores de Arte brasileiros que estão inseridos no ensino formal. Essa premiação estimula a criação livre de professores e professoras, que na sala de aula criam projetos inovadores, estimulando a criatividade e o desenvolvimento cidadão dos alunos. Nós, do Instituto Arte na Escola, esperamos estimular outras ações de professores que, mesmo não tendo participado das edições anteriores do PAEC, aqui possam se ver espelhados nos projetos desses professores premiados. Essa talvez seja a maior importância do Prêmio Arte na Escola Cidadã no contexto da educação formal brasileira”, explica Jaqueline Vasconcellos, coordenadora de projetos do Instituto Arte na Escola.

            Todos os anos o Prêmio homenageia um artista brasileiro, e, pela primeira vez, uma criadora da área de Teatro foi eleita. Em 2022, o Prêmio homenageia a atriz-MC, cantora, diretora e pesquisadora Roberta Estrela D’alva, usando a peça ‘Antígona Recortada - Contos que Cantam sobre Pousopássaros’ como inspiração para o  material pedagógico que o Instituto Arte na Escola oferece para todos os professores inscritos - premiados ou não.            Além do Material Educativo, todos os inscritos também terão acesso a um curso online, desenvolvido a partir do trabalho de Roberta Estrela D’Alva, focado especialmente em práticas educativas teatrais.

 

“A escolha por Roberta Estrela D'Alva parte de uma vontade do IAE em estimular  o diálogo entre a aula de artes com outras disciplinas do currículo obrigatório, no ensino formal. Roberta, que é uma atriz MC, como ela mesma se intitula, do Teatro Hip Hop, é sobretudo uma atriz da palavra. Como uma criadora de SLAM, ela representa para nós uma artista multifacetada cuja obra propicia que o professor de arte entrecruze a matéria de português e literatura, por exemplo, com o próprio fazer artístico, incentivando seu aluno a realizar conexões entre conhecimentos. Além disso, Roberta é muito reconhecida no panorama nacional das artes cênicas, tendo recebido diversos prêmios ao longo da sua trajetória, dentre eles o Prêmio Shell de Teatro, um dos maiores prêmios concedidos a atores no teatro brasileiro”, finaliza Jaqueline.

            O 23º Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma das ações que integram o Plano Trienal Instituto Arte na Escola - 2020/2022, que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix  e BIC. A realização fica por conta do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

SOBRE O IAE

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte no Brasil, promovendo  formação docente continuada através de  Polos em Universidades que formam a Rede Arte na Escola, presente em 32 cidades do país.

Além dos encontros de formação, o IAE elabora cursos online,  produz  e distribui materiais educativos para subsidiar os professores em sala de aula. A série de lives ‘Processos de Criação’ é uma das ações pensadas pelo Instituto. Nomes como Paulo Tatit, Barbatuques, Luiz de Abreu, Hilton Cobra e muitos outros  já participaram dessa ação.A Midiateca IAE disponibiliza, gratuitamente, mais de 62 documentários sobre arte brasileira, sendo 41 online, acompanhados por materiais educativos e cadernos do professor. Todos os materiais e informações sobre o IAE podem ser encontrados no site (artenaescola.org.br).

Informações para a imprensa

Mika Mattos (Jornalista)

mika.artenaescola@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário