segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Uso dos cartões de loja da DMCard cresce 52,3% na Bahia e busca pelo crédito quase triplica em 2021

 

DMCard


Desde 2019, empresa vem se consolidando na Região Nordeste começando pelo estado baiano que, em 2021, movimentou R$ 95,6 milhões em compras nos cartões private label de supermercados e encerrou o ano passado com uma carteira de crédito R$ 20,6 milhões, 77% acima do ano anterior

Em 2021, o volume de compras realizadas na Bahia com os cartões de loja da DMCard foi de R$ 95,6 milhões. Esse valor representa um crescimento de 52,3%, uma variação pouco mais de 15 pontos percentuais acima da média registrada em todo o país que, crescendo 37%, já apontava para um resultado importante para a empresa após um ano complexo para o mercado. Apenas no estado, a empresa encerrou o ano passado com uma carteira de crédito de R$ 20,6 milhões, o que representa um aumento de 77% em comparação ao final de 2020.

Além disso, a DMCard viu o número de propostas de consumidores baianos em busca do crédito crescer 273%. Uma variação que aponta para um fenômeno que tem sido comum no Brasil, que é a dependência do crédito para manter o poder de compra até mesmo no consumo básico, como abastecer a despensa do lar.

“Em períodos de economia inquieta como a que temos passado, o cartão de crédito se torna um grande aliado do consumidor, principalmente o cartão de loja que consegue penetrar em uma parcela maior da população que tem mais dificuldade de acesso ao crédito tradicional. Esse comportamento do mercado impulsionou nosso crescimento que, na Bahia, também bateu recordes no volume movimentado, no número de propostas recebidas e no total da carteira de crédito”, conta Tharik Moura, CFO da DMCard.

Os números também são reflexo de uma estratégia que teve início em meados de 2019, quando a DMCard entrou quase que simultaneamente em quatro grandes redes varejistas com lojas espalhadas por diversas cidades da Bahia. Todas passaram a adotar o seu cartão de loja com a instituição em dezenas de pontos de venda que fortaleceram de forma acelerada sua presença na Região Nordeste.

Ticket médio apresenta leve queda

O ticket médio das compras dos baianos foi de R$ 149,25, em 2021, o que representa uma leve que de -2,7%, já que no ano anterior foi de R$ 153,36. Apesar de sutil, em um período de inflação na casa de dois dígitos, trata-se de uma variação significativa e que ficou abaixo da média geral do país.

“Volume de pagamentos crescendo muito e ticket médio em queda aponta que o consumidor, apesar de mais dependente do crédito, está fazendo compras mais racionais e enchendo menos o carrinho do supermercado”, destaca o CFO.

Presença em todo o Nordeste começa a se consolidar

A entrada da DMCard de forma mais consistente no Nordeste se deu pela Bahia, porém a instituição já tem uma pequena penetração em outros estados. Em 2020, os outros oito estados concentravam apenas 1% dos gastos na região, já, em 2021, essa fatia passou a ser de 6%.

Quando considerada toda a região, a variação de 2020 para 2021 foi um crescimento ainda maior, de 61%, subindo de R$ 66,4 milhões para R$ 102,2 milhões.

 

Sobre o Grupo DMCard

A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.

Desde 2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito.

Além disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.

Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 92 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,8 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.

Além do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.

A DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.

Atualmente, entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards.

www.dmcard.com.br

 

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Antonio Montano – antonio@castilhoemontano.com.br

Carlos Prado – carlos@castilhoemontano.com.br

 

 



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Foto: Paula Freitas
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Assessor de Imprensa
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