sábado, 8 de janeiro de 2022

Fiat Pulse: Procon-SP notifica aumento de preços na pré-venda

 

DANIEL  CÂNDIDO

Fiat Pulse: Procon-SP notifica aumento de preços na pré-venda

A Fiat foi notificada pelo Procon-SP. O motivo foi o aumento de preços do Pulse após seu lançamento, ainda no período de vigência da pré-venda.

Com 9.000 unidades reservadas pelos clientes com preços de lançamento, a tabela foi simplesmente alterada e quem não havia tido o carro faturado até o dia do aumento, teve que pagar uma diferença de até R$ 4.000.

O órgão de defesa do consumidor em São Paulo, agora está exigindo explicações da Fiat quanto à informação aos clientes sobre possível reajuste, se o mesmo estava em contrato e, em caso de previsão de alta, se houve aviso aos compradores.

Pelo que se sabe, os clientes, no ato da reserva da pré-venda, teriam sido informados que os preços poderiam ser alterados sem aviso.

No contrato de reserva, os compradores também poderiam desistir da compra se não concordassem com os termos, recebendo o dinheiro do sinal de volta.

Ainda assim, o ajuste de preços do Pulse (confira Avaliação NA das versões Pulse Drive 1.3 e Pulse Audace Turbo), pouco tempo depois do lançamento, pegou muita gente de surpresa e motivou desistências, relatadas em grupos nas redes sociais

Fiat Pulse: Procon-SP notifica aumento de preços na pré-venda

Segundo reportagem do site UOL, concessionárias de São Paulo, na capital e interior, negociaram com os clientes para amortizar o reajuste, de modo a evitar desistências.

Em outubro, revendedores teriam alertado os clientes de que haveria aumento de preços do Pulse, mas o reajuste teria sido negado pela Fiat. O tempo de espera era de até 90 dias em média, com o aumento ocorrendo dentro desse período.

Questionada pela reportagem, a Fiat enviou uma longa nota para explicar o aumento:

A pré-venda do Pulse foi um sucesso, e desde o início a Fiat trabalhou com transparência junto a seus clientes, informando antecipadamente o tempo de espera para cada versão.

O mercado de insumos e a alta volatilidade do câmbio impedem a manutenção do preço dos veículos entre a reserva e o faturamento, mas, mesmo assim, a Fiat garantiu o valor anunciado para todos os clientes do Pulse que fossem receber seu veículo em até 30 dias.

O sucesso do SUV fez com que o tempo de espera por algumas versões chegasse a até 90 dias, sendo necessário o repasse nos preços. Reforçamos que a possibilidade de reajuste foi informada antecipadamente aos consumidores pelos concessionários e registrado no contrato de reserva.

A economia brasileira está passando por um momento desafiador por conta da inflação elevada, e o reajuste dos valores não é uma exclusividade da indústria automotiva, tendo se repetido em setores como serviços, eletrodomésticos e matéria-prima. A Fiat trabalha junto a seus fornecedores para manter o preço de seus produtos competitivos, o que resultou no sucesso de vendas de seus últimos lançamentos.

  • Contato
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário