sábado, 8 de janeiro de 2022

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 08/01/2022

 

Falou o que quis...

O tiranete da Bahia, Rui Costa, tentou lacrar e recebeu uma resposta humilhante. Rui reclamou que o estado "não tinha recebido verbas" para ajudar os municípios. Ele esperava que todo o dinheiro fosse para o governo distribuir de forma política entre os prefeitos.

Ouviu o que não queria

"Estranho essa declaração do governador, pois com toda burocracia, até o momento foi apenas o governo federal que enviou recursos para as prefeituras atingidas. Pode perguntar aos prefeitos, todos os municípios já receberam recursos do governo federal”.

Pouco e muito tarde

A única doação do Governo do Estado, desde a enchente que atingiu mais de 164 cidades, foram 440 colchões, comprados depois da declaração de Roma, para dividir entre Ibicaraí (50), Itabuna (200) e Ibicuí (190). A UniFTC sozinha já tinha doado 200 para Itabuna. 


Remendando a calça rasgada

augusto Depois do desgaste com os voluntários, que tiveram seu trabalho "sequestrado", a Prefeitura de Itabuna tentou resolver o mico nomeando Junior Brandão secretário interino da Promoção Social. Sem exonerar Andrea Castro. Ou seja, a pasta ficou com dois chefes.

Secretaria de duas cabeças

Inovação a nível mundial, a secretaria com dois secretários deixou a dúvida sobre quem mandava. Se era Andrea, Junior Brandão foi só um aspone de luxo ou cortina de fumaça. Se foi ele, Andrea foi vítima de uma "suspensão fantasma", sendo secretária sem ser.

Confusão digna da tevê

Nomeado dia 31, Junior foi exonerado 3 dias depois, com atestado médico "retroativo" de Andrea. As más línguas dizem que folgou pro feriadão. Outros apontam reação ao desgaste com os voluntários. Mas tudo ficou parecendo aquelas confusões do Augustinho Carrara da tv. 

 

 

O médico da morte

O prefeito de Canavieiras, Almeida, que é médico, vai negar atendimento médico para quem não estiver com as 3 doses da vacina contra Covid. Sem vacina, morre na rua. O jeito vai ser abrir BO na delegacia por omissão de socorro ou, em caso de óbito, por homicídio culposo.

Eles querem nossos votos

Chamou a atenção de muita gente que nem ACM Neto nem Jaques Wagner apareceram no sul da Bahia para ver em que poderiam ajudar seus eleitores. Neto estava de férias na Europa e Wagner ficou no seu canto em Brasília ou na mansão de Salvador. De longe.

Morando na região

Gostem ou não, quem esteve o tempo todo, desde o primeiro dia, comandando ações do governo federal, indo nos locais alagados, vendo a tragédia de perto, foi o ministro João Roma. Único candidato a governador que se importou com os eleitores daqui.

Com medinho de água

Outras ausências notadas foram as dos senadores Ângelo Coronel e Otto "cientista de quintal" Alencar. Mas esses não sabem nem onde fica Itabuna. Deputados que ciscam por aqui, como Pedro Tavares e Felix Mendonça, também não quiseram molhar o sapato.

Nem uma nota de cinco...

Na lista de gente que deve a Itabuna mas não ajudou com nem um centavo estão os deputados Enrolando Pinto e Jojoba Gomes, dois petistas que parecem ter no bolso o mesmo escorpião de Gelado Limões. Ignoraram a tragédia da cidade. Mas voltarão para pedir votos

 

 

O 7x1 da solidariedade

É chocante a diferença das doações em dinheiro através do PIX de Itabuna e de Ilhéus. Enquanto a primeira recebeu R$ 2,6 milhões, a vizinha praieira só teve R$ 24 mil depositados na conta. Ou ninguém se importa com Ilhéus ou andou caindo dinheiro no PIX errado.

Fizeram uma presa na roça

Quando lançaram a barragem de Itapé, prometeram que ela ia proteger Itabuna de novas enchentes, "controlando" a vazão do Rio Cachoeira. Só esqueceram de construir comportas. Sem elas, não se controla nada e a barragem não passa de uma "presa" de luxo.

Jabes e a fatia do leão

Sempre que perguntado sobre o lugar de João Leão na chapa governista, que o PT já definiu com Wagner para governador e Otto senador, o secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, diz que o lugar de Leão é como cabeça de chapa ou para o Senado, no que está certo.

PT é o lado mais fraco

Uma frase recorrente de Jabes é a de que é preciso "uma chapa que represente o equilíbrio das forças". Se é este o caso, o PSD, que tem o maior número de prefeitos, deveria ser cabeça de chapa. O PP, que tem mais de 100, teria o Senado e o PT, que só tem 29, indicaria o vice

 

 

Sabe, mas finge que não

Mas Jabes sabe que o PT nunca abre espaço para os parceiros. Quer sempre ser o cabeça de chapa e os outros que sirvam a ele. Foi assim até hoje e não vai mudar. Melhor para Leão sair ao Senado com ACM Neto ou para governador com João Roma para senador.

Ceplac abandona os seus

ceplac Os servidores da sede da Ceplac, que já viviam tempos de decadência, ficaram ilhados na enchente, sem poder sair do local, sem comida nem água. 39 deles ficaram isolados e sem apoio. A revolta foi que a direção da Ceplac, em nenhum momento, apareceu para resgatar ou ajudar os funcionários.

"Lacrando" com a desgraça

A revolta aumentou com uma matéria 100% falsa, publicada pela Ceplac em Brasília, dizendo que o órgão "serviu água e almoço" para os ceplaqueanos isolados. Quem salvou os colegas foi Dan Lobão, que usou um jet-ski para levar comida. Estavam sobrevivendo com banana e jaca. 

 

 

Não quer molhar o sapato

A enchente aconteceu há mais de uma semana, mas até hoje nenhum diretor da Ceplac apareceu sequer para ver os estragos. Nem para liberar o uso das retro-escavadeiras, caminhões e caçambas para ajudar a população das cidades atingidas pela inundação.

Moacyr deixou o "rei nú"

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Jr, detonou a "ajuda" de Rui Costa (PT) nas enchentes. "Nós pedimos e o material foi trazido pelo Exército. Não foi do governo do estado. O estado não mandou um quilo de alimento pra cá, não mandou um colchão sequer".

A "ficha corrida" de Rui

Depois da entrevista, à Jovem Pan News, os jornalistas da bancada lembraram o toque de recolher, que prendeu centenas de trabalhadores por estar na rua, a fraude dos respiradores e o controle da população através do "passaporte" inútil da vacina. 

 

 

Deviam agradecer todo dia

Foi o ex-governador ACM quem construiu o Polo Petroquímico de Camaçari, onde tanto Jaques Wagner quanto Rui Costa trabalhavam e começaram sua carreira política no sindicato. Deviam agradecer. Sem ACM, Wagner e Rui não teriam emprego... nem carreira política.

Traíra de pouca memória

Perguntado se apoiaria Wagner, o senador Otto "fake ortopedista" Alencar garantiu que sim e afirmou que "nunca, em minha vida, eu caminhei para deixar meus amigos sem meu apoio". Ué, e os milhares de carlistas que ele abandonou para aderir ao (então) inimigo?

Apaixonado por analfabetos

A piada da semana foi a declaração do tiranete da Bahia, Rui Maduro (PT), de que ele é "apaixonado pela educação". Tão apaixonado por educação que, depois de 8 anos dele, mais 8 de Wagner, a dupla vai deixar de legado a pior educação de todo o país.

Apaixonado pelos ricos

O carnaval de rua, onde o pobre pode ser feliz uma vez no ano, foi cancelado na Bahia, mas o dos ricos está garantido pelo decreto que libera festas de 5 mil pessoas. Sem falar que os ricos podem fazer o carnaval na Fonte Nova, com 37 mil permitidos. 

 

 

Promessas soltas ao vento

O tiranete da Bahia sai distribuindo promessa de estradas como se fossem balinhas. Mas até hoje os produtores da área da barragem de Itapé esperam pela nova estrada, o litoral pela reforma da BA-001 e o resto pela duplicação da 415 ou até o puxadinho. Esperem sentados.

Valentão só com elas

O valentão Carlos Samuel Freitas Costa Filho, que ficou famoso com o vídeo em que espancava uma mulher na rua em Ilhéus, foi preso. De novo por espancar uma mulher. Ele corre o risco de receber dos colegas da cadeia o tratamento que dá às muilheres fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário