O
retorno dos consumidores às lojas físicas, as compras online e a
retomada das viagens são alguns dos sinais para que 82% dos líderes
brasileiros da indústria de Consumo estejam otimistas em relação ao cenário econômico internacional nos próximos 12 meses, de acordo com dados revelados pela 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), que ouviu mais de 4.400 executivos, em 89 países, com uma participação expressiva de líderes do Brasil.
O
nível de otimismo é bem superior à média global (77%). No Brasil, 5%
dos executivos que participaram da pesquisa acreditam que 2022 será de
estabilidade econômica internacional e 13% projetam uma desaceleração.
Já em relação ao PIB do Brasil, os CEOs do setor também estão otimistas.
63% avaliam que a economia do país vai acelerar, outros 26% veem uma
desaceleração a caminho, enquanto 11% disseram que haverá
estabilidade.
Sobre
a expectativa de crescimento de receita das suas empresas nos próximos
12 meses, o pensamento positivo é semelhante. 68% projetam um aumento de
receitas, volume também superior ao mundo (56%).
“Os
próximos anos devem ser de recuperação da economia e do consumo tanto
no Brasil quanto no mundo. Após dois anos de pandemia e isolamento
social, as pessoas estão ávidas por consumir mais produtos e serviços,
de preferência fora de casa. A pesquisa mostra que essa é a expectativa
da indústria”, avalia Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil.
Considerando
os próximos três anos, a confiança é ainda maior, 74% dos executivos
brasileiros acreditam em aumento das receitas das suas companhias. De
acordo com a pesquisa, Estados Unidos e China são os dois países mais
importantes para o crescimento das receitas no próximo ano. |
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