segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Bahia: 30.609 casos ativos de Covid; 32 óbitos são registrados

 



O boletim epidemiológico desta segunda-feira (31) registra 30.609 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas foram registrados 3.825 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,28%), 4.401 recuperados (+0,34%) e mais 32 óbitos. Dos 1.363.312 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.304.759 já são considerados recuperados e 27.944 evoluíram para óbito. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.727.392 casos descartados e 306.856 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda. Na Bahia, 57.412 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Até o momento temos 11.115.794 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.380 com a dose única, 9.435.525 com a segunda dose e 2.358.357 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 60.924 crianças já foram imunizadas.

Vegetarianismo na infância: como prover uma alimentação saudável para crianças?

 

Vegetarianismo na infância: como prover uma alimentação saudável para crianças?

Por Patrícia Consorte

O vegetarianismo tem se tornado uma opção alimentar cada vez mais buscada em nossa sociedade. Diversas instituições internacionais reconhecem os benefícios que ela traz para a nossa saúde, especialmente para as crianças em qualquer fase do desenvolvimento infantil – incluindo na gestação do bebê. Mesmo diante de muitos mitos e pré-conceitos que ainda cercam o vegetarianismo na infância, é importante quebrar tais paradigmas para os pais que cogitam seguir essa qualidade nutricional, uma vez que é possível sim prover uma alimentação saudável às crianças mesmo sem a presença de alimentos de origem animal.

Iniciar uma dieta vegetariana não é fácil ou simples. A retirada da carne, ovos, leite e derivados requer uma substituição adequada dos minerais e vitaminas presentes nestes alimentos, com opções variadas e, principalmente, in natura para uma boa adequação. Por mais difícil que muitos acreditem ser, tais mudanças podem ser aplicadas tranquilamente na rotina alimentar de todos, especialmente dos pequenos.

No Brasil, cerca de 14% da população se considera vegetariana, de acordo com dados do IBOPE Inteligência – e, a cada ano, vemos cada vez mais pessoas se interessando por este hábito devido a seus inúmeros benefícios para a saúde. Dentre eles, o maior consumo de frutas, verduras e hortaliças contribui para a geração de uma microbiota intestinal mais saudável, reduzindo riscos de sobrepeso, obesidade no futuro e, até mesmo, desenvolvimento de certas alergias alimentares, respiratórias e doenças autoimunes. São diversas vantagens que, para serem adquiridas, necessitam de um acompanhamento próximo de um nutricionista para a elaboração de um cardápio adequado – especialmente para garantir um bom crescimento das crianças.

A regra de ouro para os pais que iniciam uma dieta vegetariana junto com seus filhos é evitar, ao máximo, alimentos ultra processados, dando preferência por opções naturais e variadas. O único nutriente que a dieta vegetariana estrita não é capaz de atingir é a oferta diária adequada de vitamina B12, mas que pode ser suplementada de forma simples em qualquer idade.

Além dele, a oferta de Ômega 3 também deve receber maior atenção e cuidado, uma vez que seu teor é extremamente importante para o desenvolvimento neurológico nos primeiros anos de vida. Como alternativa, os óleos e sementes de linhaça e chia, assim como diversas nozes, são fontes ricas deste nutriente – melhores até mesmo do que muitos peixes que consumimos, devido aos altos índices de mercúrio, capazes de causar sérias contaminações. Sua suplementação também é possível para atender às necessidades da saúde das crianças, uma vez que temos boas opções nacionais.

Em relação ao consumo do cálcio, os pais também não precisam se preocupar. É fato que o leite e seus derivados têm uma quantidade maior desse nutriente – porém, sua biodisponibilidade é pior do que nas fontes vegetarianas. Vegetais verdes escuros, gergelim, chia, linhaça, feijão branco, dentre outros, são extremamente ricos em cálcio e devem estar presentes na dieta das crianças. Como o estômago dos bebês são menores no primeiro ano de vida, o aleitamento materno é um dos principais apoios como fonte de cálcio, assim como em toda nutrição dos pequenos no primeiro ano de vida.

A composição do leite materno de mães vegetarianas é idêntica ao das não vegetarianas. É importante que ele contenha vitaminas A, D, K e C, e, se não tiver, é necessário suplementar. Para aquelas que estão impossibilitadas de seguir com o aleitamento, as opções de fórmula ideais são à base de arroz e leite de soja – ambas seguras e nutricionalmente adequadas para a infância. Apesar de estudos que mostram segurança e adequação nutricional, o leite de soja é orientado pela Sociedade Brasileira de Pediatria a partir dos 6 meses, já leites vegetais só devem ser consumidos a partir dos 2 anos.

O vegetarianismo na infância não deve ser mais um tabu. Crianças a partir dos seis meses de idade podem ser introduzidas à essa dieta sem nenhum prejuízo à sua saúde, desde que sejam acompanhadas de perto por seu pediatra, a fim de ajustar o cardápio conforme cada caso. A própria Sociedade Vegetariana Brasileira lançou um guia completo para orientação nutricional de crianças vegetarianas, para auxiliar todos que desejam iniciar esse hábito. O desenvolvimento dos pequenos pode ser incrivelmente beneficiado com essa linha alimentar, basta que ingiram as opções adequadas para que não tenham déficit de nenhuma vitamina ou mineral essencial para seu crescimento. A regra de ouro para qualquer alimentação saudável não muda: sempre oferte alimentos de verdade, evitando açúcar e ultraprocessados.

 

Dra. Patrícia Consorte é pediatra e especialista em nutrição materno-infantil.

https://www.drapatriciaconsorte.com.br



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Empresa de tecnologia cresce quase 60% em 2021

 


b2finance conquista selo SAP Gold Partner e planeja lançamento em conjunto com a multinacional alemã

Em um cenário de pandemia, a tecnologia e a segurança de dados foram os recursos mais indispensáveis nas organizações em 2021. A busca pela terceirização e automatização de serviços como contabilidade, finanças, fiscal e folha de pagamento se sobressaíram para que as companhias pudessem dedicar esforços aos pontos mais estratégicos de sua gestão.

Neste cenário, a b2finance, empresa de BPO do canal SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã, se destacou e o resultado foi um crescimento de quase 60% em relação a 2020. Essa evolução da empresa traz, ainda, uma perspectiva de novos clientes em 2022 e um aumento no quadro de colaboradores. O sucesso e a qualidade das entregas renderam o selo SAP Gold Partner.

Quem vê os números surpreendentes, não imagina os desafios que a empresa teve que enfrentar. Com o isolamento social e a falta de perspectivas de retorno, a b2finance logo se viu obrigada a fazer mudanças em seu processo comercial. Isso, aliado a novas estratégias que mantivessem o time engajado mesmo à distância, sem perder de vista os valores de sua cultura em um momento de novas contratações. “Nossos esforços se concentraram em ajustar as estratégias definidas no ano anterior e consolidar nosso planejamento de vendas, com boas perspectivas de crescimento, já que a economia dava sinais de melhoria”, relata Renato Halt, cofundador da b2finance.

A pandemia alterou drasticamente o modo de trabalhar de todas as organizações, assim como as estratégias que seriam adotadas. Nesses termos, os clientes se tornaram os verdadeiros protagonistas. Foi preciso entender suas reais necessidades e como saná-las, mesmo com as portas fechadas e as equipes em trabalho remoto. “Reestruturamos alguns departamentos da empresa e, com as flexibilizações, passamos a ter um HUB para encontros estratégicos e uma nova cultura de trabalho presencial, assim como muitas empresas no Brasil e no mundo”, compartilha Halt.

Os resultados conquistados por essas ações foram certeiros. A empresa implementou diversos projetos de sucesso que atraíram uma grande quantidade de clientes, aperfeiçoou os processos de implantação dos serviços e aumentou o quadro de colaboradores em 65%. Como consequência da qualidade do trabalho prestado, a empresa conquistou o selo SAP Gold Partner, o que representa um divisor de águas em sua história e a abertura de novas oportunidades junto à empresa.

A categoria é exclusiva para um grupo seleto de parceiros SAP que se destacam no ecossistema com maior nível de excelência. Cada uma das categorias é avaliada com base em determinados critérios, como a conquista de novos clientes, equipe certificada nas últimas versões do software de gestão e dedicação dos times ao consumidor com atendimento de alta performance. Na categoria Gold, a empresa pode oferecer melhores vantagens aos clientes.

Dessa parceria deve nascer pelo menos dois projetos audaciosos: o BPO Digital, onde todo o processamento será digital com parâmetros de inteligência artificial e com a participação do cliente em áreas de seu core business, e o projeto b1finance, que irá atender a vertical financeira e fintechs, ambos dentro da plataforma SAP Hana Business One. “Hoje, grande parte das companhias de BPO do Brasil utilizam ERPs locais, o que prejudica organizações internacionais que não conseguem usar o mesmo ERP em todo o mundo. Nossa proposta é implementar essa solução em empresas que têm necessidade de uma visão global, onde a matriz possa ter acesso aos números em tempo real, no seu idioma local e com todo o compliance necessário”, explica Halt.

Com todas essas conquistas e projetos em vista, as perspectivas para 2022 não poderiam ser melhores. “Estamos trabalhando para atrair 100 novos clientes, aumentar nossa equipe em 30% e conquistar um faturamento 50% maior. Temos todos os ingredientes necessários para transformar essas projeções em realidade”, finaliza o empresário.

 

Sobre a b2finance:

http://b2finance.com.

Presente no mercado há mais de 28 anos, a b2finance é uma empresa do canal SAP, representando a horizontal de BPO dentro da SAP no ERP SAP Business One. A empresa apresenta vasta experiência em outsourcing contábil, financeiro, fiscal e folha de pagamento. A organização se apresenta ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios.

      

Sobre a SAP 

A estratégia da SAP consiste em ajudar todos os negócios a se tornarem empresas inteligentes. Como líder de mercado em software corporativo, ajudamos empresas de todos os portes e setores a alcançar níveis elevados de desempenho: os clientes da SAP são responsáveis por 87% das transações comerciais em todo o mundo. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análise avançada ajudam a transformar os negócios de nossos clientes em empresas inteligentes e sustentáveis. A SAP oferece a pessoas e organizações uma visão aprofundada dos negócios e ajuda a promover a colaboração de que necessitam para se manter à frente da concorrência. Simplificamos as tecnologias para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam - sem interrupções. Nosso conjunto abrangente de aplicações e serviços permite que clientes públicos e privados de 25 setores operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Contando com uma rede global de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite http://www.sap.com/brazil, a nossa Sala de Notícias em http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal do Twitter @SAPBrasil



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 9849-1352
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Cachaçaria Nacional encerra 2021 com mais de R$ 6.500 mi de faturamento e expectativa de crescimento de 10% em 2022


Conhecida como a maior loja de cachaças online no mundo, o e-commerce registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de dezembro de 2021

Assim como 2020, 2021 não foi um ano fácil para o setor de bebidas, que teve de se reinventar e adotar novas estratégias para conseguir se manter. O comércio online foi a melhor maneira para que os empreendedores do setor conseguissem manter o faturamento. Tanto que, de acordo com a pesquisa NuvemCommerce, feito pela plataforma Nuvemshop, as lojas virtuais de bebidas alcoólicas dobraram o faturamento no ano passado. Com o desempenho positivo do setor, a expectativa de crescer cada vez mais aumentou, principalmente no caso dos produtores e empreendedores de cachaça.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça divulgou no final de 2021 as diretrizes estratégicas para o setor até o ano de 2025. O objetivo é que a bebida esteja entre os três principais destilados do mundo nos próximos quatro anos. “A cachaça ganhou bastante espaço nos últimos anos pois as pessoas estão procurando conhecer melhor essa bebida tão versátil e saborosa e que carrega o DNA do nosso país”, explica Rafael Araújo, criador da maior loja online de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional.

Fundada em 2010, a loja possui mais de 2 mil rótulos de cachaças artesanais em seu catálogo, além do maior clube de assinaturas de cachaças artesanais do Brasil: o ClubeCN. O clube inclusive registrou 1.924 novos sócios em 2021. Já a loja teve, no total, 1.322.139 visitantes durante o ano passado. Em 2019, ano em que o Brasil ainda não tinha registrado qualquer caso da Covid-19, o número de visitantes foi de 1.166.254.

“O e-commerce fez com que as pessoas conhecessem melhor novos produtores de cachaças e os diversos rótulos disponíveis no mercado, já que muitos achavam que as únicas opções disponíveis eram aquelas industrializadas que são vistas com frequência em empórios e lojas de conveniência”, afirma Araújo. Além da qualidade das cachaças artesanais, outro ponto que chama a atenção quando é feito o comparativo com as cachaças industrializadas é o preço. A bebida mais vendida em 2021 na Cachaçaria Nacional foi a Cachaça Do Chefe Extra Premium, que custa R$149,70.

Envelhecida por três anos em barris de carvalho francês e com um toque de cachaças armazenadas em tonéis de amburana, a bebida já conquistou medalha de ouro na ExpoCachaça em 2020 e medalha de mérito sensorial no mesmo evento em 2021. “Isso mostra o quanto os clientes estão mais preocupados com a qualidade da bebida”, ressalta Araújo. O desempenho do setor em 2021 foi tão positivo que o próprio Rafael, que até então era apenas o dono do e-commerce Cachaçaria Nacional, decidiu se arriscar e lançar sua própria marca de cachaça no ano passado.

Batizada de Rafael Araújo, a bebida foi envelhecida por quatro anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso, cuja garrafa de 700 ml custa R$237,00. No total, a Cachaçaria Nacional registrou 29.259 pedidos ao longo do ano até o dia 20 de dezembro de 2021. O faturamento da empresa no ano passado foi mais de R$ 6.500 mi, sendo que em 2020, o e-commerce faturou, no total, R$ 7.412 mi. O motivo do recuo pode ser explicado pelo o ano de 2020 que foi totalmente atípico pelo início da pandemia e das lives, uma vez que os consumidores passaram a consumir mais em casa e a comprar mais pela internet. Porém, se a gente comparar o ano de 2021 com o ano de 2019 a CN teve um aumento 70%. A expectativa para esse ano é registrar crescimento de 10%.

“Meu objetivo através da loja é mostrar a importância das cachaças na história do nosso país e como essa bebida, que acaba sendo alvo de preconceito por parte de algumas pessoas, possui qualidade e não fica devendo em nada no comparativo com as bebidas importadas”, finaliza Araújo.

Sobre a Cachaçaria Nacional

A Cachaçaria Nacional é a maior loja de Cachaças Online do Mundo e oferece mais de 2000 rótulos de cachaças artesanais de alambiques das principais regiões produtoras do Brasil, além de acessórios para degustação, barris/dornas, linha gourmet, entre outros. A loja foi fundada em 25 de janeiro de 2010 por Marcos Paolinelli e Rafael Araújo com o objetivo de venda direta de cachaças ao consumidor. Os amigos identificaram um gap no mercado para a comercialização de cachaças em todo território nacional.

Saiba mais em: https://www.cachacarianacional.com.br/

Informações à Imprensa

Renato Lopes Aranha: jornalismo@noticiaexpressa.com.br

Miriam Matos: miriam@noticiaexpressa.com.br

Telefone: (11) 910303530



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução


 

Notícia Expressa   Renato Lopes
(11) 2311.0494 / (11) 2311.0484
(11) 91030-3530
www.noticiaexpressa.com.br

 

CONSELHEIROS DO TCM REALIZAM PRIMEIRA SESSÃO DE 2022 NESTA TERÇA-FEIRA

 


31 de janeiro de 2022

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia realizam, nesta terça-feira (01/02), a primeira sessão ordinária do Pleno em 2022 para a análise e julgamento de processos que tramitam na Corte. A sessão continuará a ser realizada em formato híbrido, o que permite a participação de conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, advogados e jurisdicionados tanto de forma física – no plenário do TCM – quanto por meio eletrônico. O início da sessão será às 10 horas, com transmissão pelo canal do TCM no Youtube.

O TCM alerta, no entanto, que o acesso ao prédio só será permitido mediante a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 e documento oficial com foto. A medida – que entrou em vigor no último dia 17 – visa proteger a saúde e a integridade física dos servidores da Corte e de seus visitantes.

Já as sessões da 1ª e 2ª Câmara do TCM serão retomadas na quarta-feira (02/02), apenas por meio eletrônico. A análise e julgamento dos processos pelos conselheiros e auditores da 2ª Câmara terá início às 10 horas, enquanto que a sessão da 1ª Câmara será iniciada às 14 horas.

Os processos pautados para essa primeira semana foram publicados na edição de sexta-feira (28/01) do Diário Oficial Eletrônico do TCM. Ao todo são 31 processos a serem apreciados pelo Tribunal Pleno, sendo 11 relativos a prestações de contas de prefeituras do exercício de 2020 e uma relativa a 2019. Também serão julgados, pelos conselheiros do TCM, nove medidas cautelares, cinco recursos ordinários referentes a contas, quatro denúncias e um agravo referente a uma medida cautelar.

A 1ª Câmara também possui 31 processos em pauta, sendo 14 pedidos de aposentadoria, nove contas de câmaras do exercício de 2020, cinco denúncias e três pensões. A 2ª Câmara, por sua vez, relacionou 29 processos para essa primeira sessão. São oito processos de pensão, seis contas de câmaras referentes a 2020, seis denúncias, seis processos de aposentadoria, dois atos de admissão de pessoal e uma comprovação de adiantamento.


Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
+ 55 (71) 3115-4444
www.tcm.ba.gov.br

Descubra quais são os estilos de cerveja que mais combinam com o verão

 


Por mais que as cervejas sejam sempre ligadas ao período mais quente do ano, também existem rótulos que combinam mais com o inverno

A estação mais quente do ano já chegou, e muitos buscam alternativas para se refrescar durante esse período. Alguns apostam em um mergulho na piscina, outros preferem sobremesas geladas como o sorvete e tem gente que não abre mão de bebidas refrescantes como água de coco e cerveja. Sim, é impossível pensar no verão e não imaginar sol, mar e uma gelada na mão.

Porém, com o crescimento das cervejas artesanais, hoje em dia é possível encontrar centenas de rótulos nas prateleiras e sempre surgem dúvidas sobre qual é o estilo mais indicado para ser apreciado no verão. Por mais que as cervejas sejam sempre ligadas ao período mais quente do ano, existem rótulos que combinam mais com o inverno.

Para ajudar quem costuma ter dúvidas, a beer sommelier da cervejaria Berggren, Camila Nassar, explica quais são os estilos que não podem faltar no verão, confira:

- Witbier

Conhecida por ser a versão belga das cervejas de trigo, as Witbiers são famosas por serem leves e refrescantes. O estilo surgiu há mais de 400 anos, mas saiu de linha em 1950 e retornou graças ao cervejeiro belga Pierre Celi, que, na cidade de Hoegaarden, retomou a produção e fez com que as Witbiers voltassem com força total. Além da semente de coentro, a Berggren Witbier é produzida com raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que conferem um toque de criticidade à cerveja.

- Session IPA

Existem diversas histórias sobre como surgiu a cerveja IPA. Uma diz que ela surgiu em 1822, na Inglaterra, nas mãos do cervejeiro George Hogson. No século XVII, a Índia estava sob colonização inglesa, e para evitar que durante as viagens de navio as cervejas estragassem, ele aumentava a carga de lúpulo e o teor alcoólico. Hoje em dia existem diversas variações da IPA, entre elas a Session IPA. A Berggren Session IPA carrega em seu DNA a característica do estilo IPA, porém, segue o conceito Session que contempla o corpo leve, refrescante e alta Drinkability. Uma explosão de aromas cítricos, provenientes da potência dos lúpulos americanos Citra e Mosaic, usados sem moderação no processo de Dry Hop.

- Sour

Uma cerveja ácida. Sim, estamos falando das Sour Beers. Um estilo bastante popular na Bélgica, em Bruxelas, mas que também conquistou os alemães e mais recentemente os americanos e brasileiros. A Berggren Sour Tangerina é conhecida pela sua espuma cremosa e frisante. No aroma e sabor, a presença de notas de tangerina, o baixo amargor e uma acidez moderada dão o equilíbrio perfeito ao estilo. É uma cerveja bastante leve e refrescante, fácil de beber.

- Hop Lager

As Lagers podem ser consideradas novas quando falamos sobre a história da cerveja, já que surgiram no final do século XIV, mas só conquistaram espaço na primeira metade do século XIX. A Berggren Hop Lager possui uma incrível combinação da refrescância presente na Lager e os inigualáveis aromas florais, cítricos e herbais das IPAs. Com corpo médio baixo, médio teor alcoólico e alta drinkability, uma cerveja para qualquer momento.

- American Pale Ale

Para quem procura uma cerveja parecida com uma IPA, mas sem o alto teor alcoólico característico desse estilo, a American Pale Ale é uma boa opção. American Pale Ale ou APA é um estilo de cerveja pale ale desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1980. A Berggren APA possui corpo médio e final levemente seco, e é uma cerveja com alta drinkability e a melhor opção para quem quer sair do óbvio. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte.

Sobre a Berggren

A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.

Produzindo cervejas de estilo clássico, e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.

Informações à imprensa

Miriam Lago: miriam@noticiaexpressa.com.br

Renato Lopes – imprensa@noticiaexpressa.com.br

Tel.: (11) 93801-6900



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


 

Notícia Expressa  Renato Lopes
(11) 2311.0494 / (11) 2311.0484
(11) 91030-3530
www.noticiaexpressa.com.br

Tosa ideal, protetor solar e quantidade de água recomendada por dia: especialista explica as dúvidas mais recorrentes sobre os pets e o verão

 


Muitas famílias que possuem pets os levam juntos para curtir as praias e outros destinos bastante populares durante esse período como sítios e pousadas, porém, são necessários certos cuidados com os mascotes para evitar acidentes ou mesmo lesões

Janeiro é conhecido por ser o período em que as pessoas costumam viajar para aproveitar as férias de verão. Muitas famílias que possuem pets os levam juntos para curtir as praias e outros destinos bastante populares durante esse período como sítios e pousadas. Porém, é necessário ter certos cuidados com os mascotes para evitar acidentes ou mesmo lesões. “Assim como nós temos de ficar atentos e tomar algumas precauções durante o verão, os animais também necessitam de alguns cuidados”, explica a médica-veterinária da Botupharma, Bruna Fabro.

O primeiro tópico que surge em mente quando falamos sobre a estação mais quente do ano é a hidratação. Assim como os humanos, os pets também precisam ingerir uma quantidade significativa de água durante o verão. E quem pensa que colocar um pote com água em um local específico é o suficiente para mantê-los hidratados está enganado. “O ideal é espalhar diversos potes com água pela casa, para facilitar o consumo e incentivá-los a tomar água com maior frequência para se manterem hidratados durante os dias quentes”, explica Bruna. Trocar a água, no mínimo, uma vez por dia e adicionar cubos de gelo no pote deixa a água mais fresca para eles.

Já a quantidade de água recomendada por dia pode variar de acordo com a espécie, idade e peso do animal. “Cães saudáveis devem beber em média 50 ml de água para cada kg de peso vivo ao longo do dia, o que seria em torno de 500 ml para um cão de 10 kg. Para os gatos, o ideal é ingerir cerca de 100 ml a cada 2,5 kg, diariamente”, ressalta a médica-veterinária. Existem alguns produtos que são capazes de manter a água fresca durante todo o dia, como os bebedouros. Por mais que seja recomendado ingerir bastante água no verão para se manter hidratado, não é todo tipo de água que os pets podem tomar, como é o caso da água salgada do mar. “Os cuidados na praia incluem evitar a ingestão de água salgada, pois altas quantidades de cloreto de sódio – o sal de cozinha, presente na água do mar, podem causar episódios de diarreia e vômitos e até intoxicações, se ingerida em grande quantidade. No caso de viagens é indicado sempre levar um probiótico para auxiliar a regular a flora intestinal dos pets. Se o seu pet gosta de nadar, não se esqueça de dar um banho com água doce após os mergulhos para evitar que a água salgada resseque a pele e os pelos e cause coceiras ou alergias”, diz Bruna.

Mas não são só esses os únicos cuidados que se devem ter ao levá-los à praia. Apesar dos cães serem ótimos nadadores, o ideal é ficar sempre perto deles quando for entrar na água e usar uma coleira peitoral ou até mesmo um colete próprio para cães a fim de garantir o máximo de segurança. A regra de passar protetor solar também vale para os pets, porém, é preciso usar produtos produzidos especificamente para eles. “É preciso ficar atento também se a areia está muito quente para evitar queimaduras nas patas”, afirma a médica-veterinária.

No caso de cães braquicefálicos como o pug ou buldogue francês, o cuidado precisa ser redobrado, já que eles não conseguem fazer uma termorregulação efetiva, que é a capacidade de controlar a temperatura corporal média independentemente da temperatura ambiental. Se a ideia for passear com o animal no asfalto, é necessário se atentar à temperatura no momento do passeio, de preferência antes das nove da manhã ou após às 18h. “A perda de calor ou refrigeração do animal acontece durante a respiração, por isso, os braquicefálicos por terem o focinho mais curto, têm maior dificuldade para eliminar o excesso de calor e demandam mais cuidados. Diferente de nós humanos, os cães não transpiram pela pele e perdem o calor principalmente pelos coxins- as almofadinhas das patas e pela língua. O ideal é levar os pets para caminhar em locais com árvores e gramas, para que eles possam fazer paradas e ficarem na sombra, bem como evitar passeios muito longos sem períodos de descanso”, pontua Bruna.

Outra dúvida comum nessa estação do ano é a questão da tosa. Muitos acreditam que durante esse período é importante cortar os pelos do cachorro com frequência para evitar que ele sinta muito calor. Porém, é importante se atentar ao tipo de tosa indicado para a raça ou tipo de pelo do seu pet, já que deixar a pelagem muito baixa na estação mais quente do ano pode trazer alguns riscos. “A ausência de pelos faz com que a pele fique muito exposta ao sol e isso pode aumentar os riscos de queimaduras na pele, podendo favorecer o desenvolvimento de tumores. O ideal é aparar a pelagem, pois também é um cuidado que promove bem-estar aos pets, mas sempre respeitando as particularidades de cada cão ou raça. Cães como Chow Chow e Husky Siberiano podem aparentar que sofrem por conta da camada densa de pelos, mas eles lhes conferem proteção e a tosa pode causar a alopecia pós-tosa, que é uma falha no crescimento ou até mesmo a ausência do crescimento dos pelos, quando o folículo piloso é lesado”, acrescenta a médica-veterinária.

Vale ressaltar também o cuidado com pets caso precisem aguardar dentro do carro. “Nunca os deixe sozinhos com o vidro fechado e procure estacionar apenas em vagas cobertas e pelo menor tempo possível, para evitar acidentes”, finaliza Bruna.

Sobre a Botupharma

A Botupharma foi fundada em 2005 a partir da união de médicos-veterinários com décadas de experiência em pesquisas científicas relacionadas à biotecnologia animal. Em seu corebusiness, estão pesquisadores renomados trabalhando para desenvolver produtos inovadores. Seu parque fabril atende aos mais rígidos padrões de produção mundia, garantindo alta qualidade e confiabilidade aos seus produtos.

Informações à imprensa

Notícia Expressa

Renato Lopes Aranha: jornalismo@noticiaexpressa.com.br
Miriam Matos Lago: miriam@noticiaexpressa.com.br

Tel.: (11) 91030-3530



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


 

Notícia Expressa   Renato Lopes
(11) 2311.0494 / (11) 2311.0484
(11) 91030-3530
www.noticiaexpressa.com.br

Dogma lança cerveja em homenagem a Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin

 


A Satoshi é uma Hazy IPA de 6,5% de teor alcoólico feita com os lúpulos Bravo, Citra e Strata, o que lhe confere aromas cítricos e frutados intensos que lembram manga, maracujá e laranja

Mesmo sem ter experimentado uma única vez suas cervejas, quem vê as latas adornadas pelos brilhantes Caio Stolf e Leandro Dexter reconhece imediatamente a marca: Dogma. Conhecida por suas receitas complexas e ousadas, altamente lupuladas, e a belíssima arte com a qual representa as referências dos títulos em suas latas, a Dogma é incansável em sua busca por inovações, sendo a mais recente a aceitação de bitcoin como forma de pagamento, anunciada em novembro de 2021.

Pouco mais de um mês após tal feito, e como forma de celebrar essa implementação de sucesso, a Dogma acaba de lançar a cerveja Satoshi, uma Hazy IPA de 6,5% de teor alcoólico feita com os lúpulos Bravo, Citra e Strata, o que lhe confere aromas cítricos e frutados intensos que lembram manga, maracujá e laranja. O nome escolhido foi justamente uma homenagem a ninguém menos do que Satoshi Nakamoto, o suposto criador do bitcoin.

Embora não se saiba ao certo sua verdadeira identidade, Satoshi Nakamoto foi a pessoa responsável pela criação do bitcoin em 2008, quando apresentou o conceito de moeda digital descentralizada. No ano seguinte, em 03 de janeiro de 2009, a rede bitcoin começou a funcionar.

Habilmente ilustrado por Leandro Dexter, o rótulo enigmático da Satoshi Hazy IPA é representado por uma pessoa com capuz, de modo a tornar impossível seu reconhecimento. Além disso, o estilo escolhido para homenagear figura tão enigmática não poderia ser outro, uma vez que Hazy em tradução literal do ingês significa nebuloso. Isso se dá ao fato de sua turbidez - única e exclusiva, característica do estilo.

“Não há estilo de cerveja que mais se assemelhe à pessoa de nossa homenagem do que o Hazy. Não somente por ser uma cerveja turva, mas também por ser um estilo que, embora novo, já é causador de muitos debates entre especialistas do meio cervejeiro” – explica Leonardo Satt, cofundador e sócio proprietário da Cervejaria Dogma.

O estilo foi – e ainda é – bastante debatido, a princípio porque muitos consumidores não concordavam que essa variação da receita de IPA fosse categorizada como um estilo e também porque encaravam Hazy como atributos da cerveja. Ou seja, Hazy era a denominação para a característica de uma receita para cervejas com aparência opaca – desde baixa a muito alta.

Também conhecido como NEIPA (New England IPA – IPA da Nova Inglatyerra) o estilo Hazy se originou no nordeste dos Estados Unidos, mais especificamente no estado de Vermont, na região da Nova Inglaterra, de onde vem a inspiração para seu nome, e a cervejaria americana The Alchemist é considerada como a precursora dessa vertente.

No guia de cervejas da Brewers Association, o estilo Hazy IPA vem descrito como um único estilo onde designa cervejas com a aparência turva – desde uma leve turbidez até as mais intensas, daquelas que deixam a cerveja com um amarelo/alaranjado intenso. 

A lata de 473ml custa R$38 e pode ser adquirida no site oficial https://cervejariadogma.com.br ou então em uma das unidades da cervejaria.

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 300 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. A marca já conquistou três vezes o título de melhor cervejaria do país pelo portal RateBeer (2015, 2017 e 2018). Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em https://cervejariadogma.com.br/

Informações à imprensa

Notícia Expressa

Renato L. Aranha: jornalismo@noticiaexpressa.com.br

Tel.: (11) 91030-3530



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução


 

Notícia Expressa  Renato Lopes
(11) 2311.0494 / (11) 2311.0484
(11) 91030-3530

CEOs estão otimistas com a retomada do consumo no Brasil em 2022, indica pesquisa da PwC

 


  • Para 82% dos executivos brasileiros do setor de Consumo, este ano será mais positivo para a economia mundial 
  • 63% dos CEOs projetam o crescimento do PIB do Brasil em 2022 
  • Instabilidade macroeconômica e riscos cibernéticos estão entre as maiores preocupações dos executivos  

Crédito: Divulgação

O retorno dos consumidores às lojas físicas, as compras online e a retomada das viagens são alguns dos sinais para que 82% dos líderes brasileiros da indústria de Consumo estejam otimistas em relação ao cenário econômico internacional nos próximos 12 meses, de acordo com dados revelados pela 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), que ouviu mais de 4.400 executivos, em 89 países, com uma participação expressiva de líderes do Brasil. 

O nível de otimismo é bem superior à média global (77%). No Brasil, 5% dos executivos que participaram da pesquisa acreditam que 2022 será de estabilidade econômica internacional e 13% projetam uma desaceleração. Já em relação ao PIB do Brasil, os CEOs do setor também estão otimistas. 63% avaliam que a economia do país vai acelerar, outros 26% veem uma desaceleração a caminho, enquanto 11% disseram que haverá estabilidade.  

Sobre a expectativa de crescimento de receita das suas empresas nos próximos 12 meses, o pensamento positivo é semelhante. 68% projetam um aumento de receitas, volume também superior ao mundo (56%).  

“Os próximos anos devem ser de recuperação da economia e do consumo tanto no Brasil quanto no mundo. Após dois anos de pandemia e isolamento social, as pessoas estão ávidas por consumir mais produtos e serviços, de preferência fora de casa. A pesquisa mostra que essa é a expectativa da indústria”, avalia Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil.  

Considerando os próximos três anos, a confiança é ainda maior, 74% dos executivos brasileiros acreditam em aumento das receitas das suas companhias. De acordo com a pesquisa, Estados Unidos e China são os dois países mais importantes para o crescimento das receitas no próximo ano.  

Ameaças para as empresas 

A CEO Survey também revelou que a instabilidade macroeconômica (66%), os riscos cibernéticos (47%) e as mudanças climáticas (39%) estão entre as principais preocupações globais dos CEOs brasileiros do setor, que podem afetar negativamente as empresas no próximo ano.  

Sobre os impactos, os líderes do setor citaram principalmente que a instabilidade econômica pode afetar as vendas (81%) e o desenvolvimento de produtos e serviços (42%), levantar capital (39%), atrair e reter talentos (39%) e a inovação (39%). 

De acordo com a pesquisa, as empresas do setor de consumo estão à frente da média do Brasil quando o assunto é compromisso NetZero e carbono neutro. 34% dos executivos de consumo brasileiros afirmaram ter algum compromisso Net Zero e 45% se comprometeram com metas carbono neutro. No Brasil, esses números são de 27% e 31%, respectivamente. 

Maior envolvimento em novos negócios 

Um dado interessante obtido com o estudo é o envolvimento de empresas do setor em operações de aquisições e novos projetos. Esta movimentação na indústria de consumo foi maior que a média brasileira em um ano em que as fusões e aquisições batem recordes históricos no país. Ao responder sobre o envolvimento mais de quatro vezes por ano, 24% das empresas brasileiras do setor de consumo investem em novos projetos, contra 23% na média do Brasil. Já 11% delas disseram fazer aquisições de empresas. 

Em relação ao comportamento do consumidor, as pessoas que compram produtos e serviços com mais frequência costumam na sua maioria recomendar para amigos e familiares (37%), fazem uma avaliação positiva de que os produtos superaram as expectativas (29%) e escolhem os produtos por causa dos valores da empresa (21%). 

Questionados sobre quais aspectos definem as estratégias corporativas a longo prazo e os bônus anuais, tanto executivos do setor quanto na avaliação global, as métricas de satisfação do cliente, de engajamento dos empregados e de automação e digitalização se destacaram em relação aos indicadores sociais e ambientais, como representação de gênero e raça, e metas de emissões de gases do efeito estufa. Nesse quesito, as métricas de automação e digitalização se mostraram tão importantes quanto da satisfação do cliente na estratégia de longo prazo das empresas do setor, ambas com 61%. 

Sobre a PwC 

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 157 países, com mais de 276.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2020 PwC. Todos os direitos reservados. 


Informações à Imprensa 

CAROL AQUINO / GRAZIELLA GARCIA

Tel.: (71) 98206-8353 / 98133-4070


Comunicativa Associados

#comunicaçãoagentefaz 




Vitamina D, antialérgicos e antidepressivos estão entre os medicamentos mais buscados em 2021

 


Talk Assessoria de Comunicação

Mais informações:

Aline Cambuy: 41 9644-8007

Marisa Valério: 41 9109-1034

Não deseja mais receber nossos e-mails?

Você pode descadastrar seu e-mail


Segundo especialista em fármacos, levantamento do Consulta Remédios reflete comportamento das pessoas durante a pandemia

Levantamento do Consulta Remédios traz os medicamentos mais buscados em 2021. Especialista explica os motivos para que estejam no topo da lista

Antialérgicos, antidepressivos e vitamina D estão no topo da lista dos medicamentos mais buscados em 2021, segundo levantamento do Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil. Para a farmacêutica Francielle Mathias, do Consulta Remédios, os medicamentos mais pesquisados refletem o comportamento das pessoas durante a pandemia. 

"A lista traz alguns medicamentos que mostram o impacto da pandemia na saúde física e mental das pessoas. Medicamentos como vitamina D, antialérgicos e antidepressivos sempre são muito procurados. O que mudou em 2021 é que os três ocupam a liderança nas buscas", explica a especialista em fármacos.

Francielle diz que o levantamento aponta para o nível de atenção das pessoas para qualquer sintoma que fuja da rotina. "O distanciamento social e o período em casa por causa de uma doença que atinge o mundo faz com que as pessoas fiquem muito mais atentas a sintomas como espirro e coriza (que podem significar uma alergia) e aos níveis de vitamina D (que tem impacto na imunidade). Além disso, pesou muito a saúde emocional, que foi diretamente impactada pelo isolamento e explica o aumento na busca por antidepressivos", diz.

"Em 2022 devemos ter uma continuidade na busca por estes medicamentos já que, segundo a OMS, a pandemia deve continuar até o final do ano", completa.

O papel dos três medicamentos mais buscados na pandemia

Antialérgicos

Quem tem algum tipo de alergia como a rinite, por exemplo, sabe bem que os sintomas podem ser confundidos com um resfriado. Provavelmente este seja o principal motivo para os antialérgicos estarem entre os medicamentos mais buscados em 2021. Situações como coceira nos olhos, espirros, congestão nasal (comuns para alérgicos) podem fazer com que as pessoas suspeitam da contaminação pelo coronavírus pela semelhança dos sintomas. Diante de testes negativos e de histórico de alergias respiratórias, a procura pelos antialérgicos acabou disparando.

Antidepressivos

Um estudo realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora apresentou dados alarmantes como sintomas de depressão em 92,2% dos participantes. Além disso, 51% relataram sintomas de ansiedade e 52% sintomas de transtorno de estresse pós-traumático. Ao todo, 2.624 pessoas participaram da pesquisa, sendo 897 moradoras de Juiz de Fora. De acordo com Fabiane Rossi, pesquisadora responsável pelo estudo, os dados juiz-foranos são similares aos nacionais. Um levantamento do Consulta Remédios aponta que houve um aumento de 113% na procura de medicamentos destinados à ansiedade, insônia e depressão. Não à toa, foram mais de 49 milhões de caixas ou frascos vendidos até agosto deste ano (considerando os medicamentos controlados comumente usados para o tratamento da depressão), segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e extraídos da plataforma oficial do governo federal. 

Vitamina D

Há anos especialistas vêm estudando a relação entre baixos índices de vitamina D com o aumento dos casos de influenza em diversos lugares do mundo, ainda sem conseguir comprovar a relação científica. O principal ponto abordado tem sido a deficiência da vitamina durante o inverno em países com clima temperado. Nestes locais os surtos costumam aparecer durante os períodos frios (e de maior isolamento e pouca insolação) e desaparecem no verão. Isso foi suficiente para algumas fake news que relacionam o déficit da vitamina D e a Covid-19 começarem a circular em grupos de WhatsApp e na internet. Junta-se a isso a relação dos baixos índices de vitamina D com o aumento do risco de depressão e a dificuldade para manter níveis adequados em tempos de isolamento. Há motivos mais que suficientes para estar entres os medicamentos mais buscados em 2021.

Sobre o Consulta Remédios

Nascido em 2000, o Consulta Remédios é o marketplace mais utilizado por pacientes, profissionais da saúde e drogarias quando o assunto é medicamento, saúde e beleza, além de ser o maior do Brasil e quarto do mundo. São mais de um milhão de usuários por dia, buscando informações de credibilidade e o medicamento certo pelo preço justo. A plataforma conecta fornecedores e usuários e possibilita a buscar informações e comparar preços e, dessa forma, economizar em medicamentos e itens de perfumaria. Além disso, mantém o Minuto Saudável, referência em conteúdos de saúde e bem-estar, e o Bleeza que é um site que dá resenhas completas de produtos de beleza, com todas as informações que o consumidor precisa para uma compra consciente. 

Formado por profissionais da área da saúde, programação, marketing, vendas, atendimento e suporte, o Consulta Remédios trabalha para revolucionar o cenário da saúde on-line.