Um dos processos para avaliar o sucesso de uma empresa é analisar o número de vendas que ela realiza. Os micro e pequenos empreendedores trabalham duro e se esforçam para vender, aumentar o faturamento e gerar lucros. Porém, um dos erros mais frequentes e que implicam na diminuição do fluxo de caixa é não realizar as abordagens corretas de pós-venda.
A Razonet, startup catarinense de contabilidade digital, aponta cinco dicas para o empreendedor fidelizar seu cliente e, além de retê-lo, fará com que recomende seus produtos ou serviços para mais pessoas.
- dê informação sobre seu produto - o cliente precisa saber como funciona o produto/serviço, características, cuidados necessários, garantias, especificações, como entrar em contato etc. As chances são grandes de satisfação, reter o cliente e fazê-lo voltar. Faça ele se sentir próximo, bem atendido e acolhido.
- excelente atendimento é o mínimo que você pode oferecer - a empresa deve possuir site, redes sociais, canais exclusivos de comunicação. Defina o horário de atendimento, capacite um colaborador para realizar essa tarefa de forma rápida, educada, simpática e que engaje o cliente.
- mantenha contato - peça permissão para enviar informações, promoções, dicas para melhorar o desempenho de seu produto/serviço e use a tecnologia a seu favor: materiais em vídeo, podcast, e-book, listas de transmissões e conteúdos personalizados enviados por e-mail são grandes diferenciais e fatores (muitas vezes) determinantes para reter a clientela.
- crie um programa de fidelidade - esse serviço incentiva as pessoas a comprar novamente, indicar para amigos e ganhar vantagens. Por exemplo: crie um cartão personalizado com selos; completando 10 selos, o cliente ganha um produto novo ou desconto no próximo serviço contratado.
- faça pesquisas de satisfação - receber feedbacks dos clientes é fundamental para avaliar atendimento, identificar falhas, corrigir o que for necessário e manter o que estiver agradando. Procure saber como e onde melhorar com a experiência do cliente. Perguntas certas e diretas, nada muito longo.
“Se o feedback for positivo, aproveite para trabalhar estratégias de marketing de indicação, onde seus clientes indicam a sua empresa e recebem algo em troca. Se o feedback for negativo, pondere e faça agora mesmo. Não perca tempo e nem o cliente. Agradeça, inclusive. É uma ótima estratégia para humanizar a empresa, reconhecer falhas, evoluir e criar vínculos”, explica Tatiane Deitos, head de marketing da Razonet.
Razonet Contabilidade Digital – www.razonet.com.br
Vera Moreira Comunicação/Assessoria de Imprensa da Razonet
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