São Paulo, 31 de agosto de 2021 | ||
Programa do governo britânico busca candidatos da região Nordeste; é possível se inscrever até 02 de novembro | ||
O programa de bolsas Chevening do governo britânico está com inscrições abertas para o ano letivo 2022-23. A iniciativa apoia futuros líderes, possibilitando que estudem em qualquer universidade britânica, em qualquer programa de mestrado elegível, por um ano. Além de amplo apoio financeiro que cobre todos os custos com a universidade, de estadia e viagem, candidatos selecionados também ganham acesso a uma vasta gama de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. As bolsas são concedidas aos candidatos que demonstram ter comprometimento e habilidades necessárias para criar impacto positivo uma vez que retornem ao Brasil. Não há limite de idade e o programa é aberto a todas as áreas de formação, para cursos nas principais universidades do Reino Unido, que estão dentre as melhores do mundo. O Chevening foi criado em 1983 e já levou mais de 50 mil pessoas de todo o mundo ao Reino Unido. O Brasil é um dos países com maior número de estudantes na América: mais de 1900 bolsistas brasileiros estudaram em cerca de 110 universidades britânicas. Em 2021, 53 brasileiros foram selecionados para receber a bolsa. Ao todo, a região Nordeste já enviou 177 brasileiros para estudar no Reino Unido. Um dos compromissos do programa no Brasil é continuar buscando candidatos e bolsistas de diversas regiões do país, aumentando especialmente as candidaturas vindas do norte, nordeste e centro-oeste, e de diferentes contextos socioculturais. Por esse motivo, o programa encoraja especialmente inscritos negros, LGBTQIA+ e de outras minorias sociais. Lourenço Capriglione, bolsista Chevening de Natal – Rio Grande do Norte, foi selecionado para o ano letivo de 2021-22 e realizará seu mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na University College London. “Conheci o Chevening durante a minha graduação em Comunicação Social e desde então, fazer parte do programa se tornou um dos meus principais objetivos de vida. Estudar sustentabilidade, que sempre motivou minha prática como comunicador, no país que lidera o debate e as políticas ambientais, me parecia uma oportunidade única de potencializar o meu impacto como agente de transformação da sociedade e trazer inovação para o meu país. Encorajo a todos os que sonham em tranformar a realidade através do conhecimento e da colaboração a aplicarem para o programa. Tenho profundo orgulho de ser potiguar e adoraria ver mais conterrâneos integrando essa rede global de líderes."
Graham Tidey, Cônsul Britânico em Recife – PE, destaca:
“O Chevening é uma oportunidade única para profissionais nordestinos que demonstram capacidade de liderança e vontade de gerar impacto positivo em suas comunidades locais. Estamos nos esforçando para alcançar mais pessoas e ter mais candidaturas de nordestinos e nortistas, para que o programa possa representar ainda melhor o talento brasileiro. Buscamos pessoas de todas as regiões do Nordeste e que venham de diferentes contextos, com interesse em todas as áreas do conhecimento, para que possam aprofundar ainda mais as alianças entre o Brasil e o Reino Unido.”
Para se inscrever, acesse chevening.org/apply.
O Embaixador da Missão Diplomática Britânica no Brasil, Peter Wilson, convida a todos a se inscreverem: vídeo neste link.
Buscando dicas para as inscrições? O gerente do Chevening no Brasil, James Phillips, explica como se destacar neste vídeo.
Mais informações Visite www.chevening.org/apply/guidance para obter informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade e as especificações das bolsas.
Candidatos bem-sucedidos do último ciclo do Programa têm compartilhado suas histórias por meio da hashtag #ChosenForChevening no Twitter e no Instagram. Acompanhe as redes do @ukinbrazil para saber mais sobre o programa, e a rede de ex-alunos através do Instagram, pelo @cheveningalumnibrazil. | ||
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA Adriana Masetti adriana.masetti@fcdo.gov.uk |
Nenhum comentário:
Postar um comentário