São Paulo, 30 de agosto de 2021 – A Serasa Experian atualizou seu Indicador de Tentativas de Fraude
e mostra que o primeiro semestre de 2021 teve uma movimentação
possivelmente fraudulenta a cada 8 segundos. Foram 1,9 milhão de ataques
ao longo dos seis primeiros meses deste ano, um aumento de 15,6% com
relação ao mesmo período de 2020 e o maior volume já registrado no
semestre desde o início do índice, em 2011. O levantamento traz a visão
inédita sobre a idade das pessoas que sofreram os ataques, identificando
que esta alta foi puxada principalmente pelas ações contra pessoas de
até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%. Segundo
o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa
Experian, Jaison Reis, o aumento das tentativas de fraude ocorrido em
2021 é um reflexo da aceleração da digitalização por conta da pandemia
de Covid-19. “Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que
passaram a adquirir bens e serviços online, graças às regras de
distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas
tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso a
importância de ter plataformas robustas que identifiquem essas
tentativas e impeçam a ação dos fraudadores”. As
ocorrências de movimentações suspeitas ocorreram principalmente no
setor financeiro nestes primeiros seis meses de 2021: Bancos e Cartões
tiveram 1,2 milhão de tentativas e as financeiras, 205 mil, com variação
acumulada de 59,2% e -40,7%. O setor que teve maior crescimento no
comparativo entre semestres deste ano e 2020 foi o varejo, com alta de
89,5% e 167 mil. Telefonia (-49,0%) e serviços (-19,5%) apresentaram
queda, registrando 79 mil e 258 mil tentativas, respectivamente. Nordeste é região com maior aumento nas movimentações possivelmente fraudulentas Nesta atualização do Indicador de Tentativas de Fraude,
a Serasa Experian traz outra informação inédita, desta vez sobre o
impacto das movimentações suspeitas nas regiões do país. Apesar do
Sudeste ter o maior acumulado do semestre, foi o Nordeste que registrou
maior variação no período. O Sudeste teve pouco mais de 1 milhão de
tentativas, seguido pelo Nordeste (347 mil), Sudeste (300 mil),
Centro-oeste (176 mil) e Norte (120 mil).
Reis explica que este aumento no Nordeste pode ser um indicativo do maior número de empresas atuando na região. Outro fator importante é que muitos donos de empreendimentos estão utilizando sites e redes sociais para comercializar produtos, canais suscetíveis a atividades de fraudadores. Especialista aponta principais tentativas e como evitar perdas com fraudes Os
especialistas em fraude na Serasa Experian alertam que os consumidores
devem ficar atentos para evitar ter seus dados expostos e até ter perdas
financeiras por conta destas ações suspeitas. Para isso, é importante
que façam transações digitais com empresas de confiança e não cliquem em
links desconhecidos. Entre as principais tentativas de golpes apontadas pelo indicador, estão: - Compra de celulares com documentos falsos ou roubados;
- Emissão
de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando
uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o
prejuízo para o emissor do cartão;
- Financiamento
de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV,
aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou
roubada, deixando a conta para a vítima;
- Abertura
de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação
falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a
“cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos
pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e
ao comércio;
- Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima;
- Abertura
de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de
empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no
mercado.
Em um episódio especial do Serasa Experian Podcast, os especialistas falam sobre estas ações, o que preciso fazer para se proteger e que as empresas precisam se atualizar constantemente, já que os fraudadores também buscam novas formas de aplicar golpes. Metodologia do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor O
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é
resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de
dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado
mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida
através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e
tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela
multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela
probabilidade de fraude (item 2). |
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