sábado, 3 de julho de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 03/07/2021

 

Hipocrisia à baiana

O tiranete da Bahia, Rui B., que manda voce não viajar nem participar de aglomerações, continua viajando toda semana e fazendo aglomerações políticas. Hipocrisia é pouco. Ainda reclama que Bolsonaro "não comprou vacinas", mas já recebeu 9 milhões de doses... de Bolsonaro.

Toda besteira leva a Roma

A maneira truculenta, agressiva e arrogante com que o senador Otto "cientista de almanaque" Alencar se comporta na CPI (circo) da Pandemia está jogando no lixo suas chances de se reeleger. E reforçando a possível candidatura de João Leão ao Senado na chapa de João Roma.

O enterro do palhaço

Resta saber se Otto, o falso ortopedista, vai se arriscar a sair para governador, sem qualquer chance; aceitar a vice de Wagner na chapa do PT ou tentar ser deputado federal, onde teria mais chance. Otto tinha tudo para se viabilizar, mas ser o palhaço truculento da CPI enterrou sua imagem. 

 

 

TupinamChina

indio shaolin A gente sempre soube que no meio dos poucos índios legítimos de Olivença existem centenas de malandros, um mulato até se denomina "cacique" (só se for de Ramos). Mas não precisava exagerar. No protesto dos "índios" desta semana havia um chinês (!) fantasiado de índio. E nem é carnaval...

Reprodução de coelho

Até cerca de 2003, o sul da Bahia tinha 300 índios. Ao tomar posse, o ex-presidiário e ainda réu por corrupção Lula decretou a autodeclaração. Ou seja, é índio quem diz que é índio. Depois inventaram uma reserva na região. Foi o que bastou para hoje termos uns 10 mil "índios", incluindo os "made in China". 

 

 

A famosa "quem?"

Numa daquelas pesquisas divulgadas sem nenhum detalhe que possa dar credibilidade, de uma tal "Impacto" com 456 pessoas, o presidente do DEM, ACM Neto, aparece liderando para governador em Buerarema, seguido de Wagner (PT) e de Raíssa... Peraê! Quem é Raissa???

A caminho do abismo

O carrinho de roleimã do vereador Luca Lima continua descendo a ladeira do Marçal sem freio. Já investigado por rachadinha e assédio sexual contra assessores na Câmara de Ilhéus, agora a polícia diz que ele mantinha pacientes em cárcere privado em sua clínica.

Voando em uma pedra

É sempre bom receber novos voos para destinos baianos. Os novos são da Ita Transportes Aéreos. O "Ita" é de Itapemirim, a empresa de ônibus que entrou para o setor aéreo. Mas "ita", em tupi-guarany, também significa "pedra", como em Itabuna (pedra preta). Sei não... 

 

 

Desperdício de oxigênio

O deputado Enrolemberg do Pinto veio a Itabuna pedir apoio ao ex-adversário Gelado "vou assumir um cargo importante no estado" Limões. É uma perda de tempo. Nem Enrolemberg vai conseguir votos com o finado Gelado, nem este vai conseguir cargo através do deputado.

Na longa fila dos traídos

Quem pode sobrar é Jojoba Gomes, que até conseguiu uns carguinhos na Biofábrica para gente de Gelado, seu ex-inimigo hoje amigo, que prometeu apoiar o deputado no ano que vem. No fim, Enrolemberg e Jojoba estão perdendo tempo: Gelado não tem votos nem para bedel.

Só Wagner vê "base unida"

O Coronel Angelo continua causando arrepios no "parceiro" PT. Desta vez defendeu uma chapa com Otto "cientista de almanaque" Alencar para governador, João Leão para o Senado e qualquer um do PT para vice. Lembrou o óbvio: o PSD tem mais de 100 prefeituras. O PT... 31.

Buscando vice utilitário

Do lado azul da disputa, tem gente defendendo João Gualberto, do PSDB e hoje prefeito de Mata de São João, para vice de ACM Neto. Nada a ver com votos, que ele não tem, mas com seu jatinho, muito útil nas campanhas. Isso se o PSDB não aderir à Romaria... 

 

 

Nem a chuva impediu

motociata Sem desfile nem festa, ACM Neto e Rui B. ficaram sem badalação no 2 de Julho, que acabou sendo holofote apenas para o presidente Bolsonaro. Mesmo sem poder participar, a motociada em apoio a ele foi um enorme sucesso em Salvador, com milhares de motos e bandeiras do Brasil.

Bahia "sem governador"

O mico fica para o tiranete da Bahia, Rui B., que garantiu que não haveria motociata porque "na Bahia tem governador e tem leis". Pelo jeito não tem nenhum dos dois... A deputada estadual Talita Oliveira resumiu o sentimento: "é nosso protesto à tirania de quem trancafiou o povo em suas casas”.

Lembrando do resto da ponte

A Prefeitura de Ilhéus soltou uma notícia que não é notícia, apenas para falar do "um ano" da inauguração da nova ponte do Pontal. Só serviu para lembrar que há um ano Marão enrola e não constroi os estacionamentos previstos no projeto, no início da Soares Lopes... 

 

 

Humilhação oficial

Primeiro o secretário Gelado Mazela alegou que o hospital materno de Ilhéus não foi entregue porque o estado só assinou a transferência para o município "na semana anterior ao aniversário da cidade". Foi desmentido e desmoralizado pela Sesab, com documentos.

Cada conserto piora

A Sesab mostrou que o documento foi enviado ainda em maio e que o prefeito Marrão só assinou em 22 de junho. Deve ter sido a preguiça. Mazela ainda disse que o estado "não mandou o oxigênio". A Sesab lembrou que ele é responsabilidade da Prefeitura...

Só tem a embalagem

Depois da má repercussão, o hospital que estava pronto "só esperando a licitação que vai definir a entidade gestora", afinal de contas não está pronto. A própria Prefeitura divulgou nota falando dos equipamentos que ainda não chegaram, de cama de parto até raio-x. 

 

 

Promessa tipo "duplicação"

Ou seja. O hospital não está pronto, não tem o mobiliario nem o equipamento instalado, não tem gestora definida. Pelo jeito tem só o prédio e a promessa de inaugurar em agosto, seis meses depois da primeira promessa (abril). Está mais com cara de final de ano.

Sim, 2022 terá carnaval

Rui B. precisa do carnaval para fazer política para Wagner. ACM Neto precisa do carnaval para fazer política através de Bruno Reis. Por isso, pode apostar que a Bahia vai ter carnaval no ano eleitoral, mesmo que apareça uma terceira onda de Covid, mesmo que os casos explodam.

Pão x Circo

Também pode apostar num São João faraônico, com o estado gastando o que não pode para promover Wagner. Mais uma Lavagem do Bonfim e um 2 de Julho com guerra de aparições entre Wagner e Neto. Enquanto isso, a "Romaria" vai crescer com obras e benefício direto à população. 

 

 

Preguiça de conferir a data

A Secretaria de Saúde da Bahia confere cada lote de vacinas e decide quando mandar para os municípios, mas pelo jeito não existe controle. Centenas de pessoas na Bahia foram vacinadas com doses enviadas pelo Governo Federal no prazo, mas aplicadas depois de vencidas.

Comunista ingrato

O secretário de alguma coisa no estado Davidson Magalhães veio a Itabuna mas não apareceu na visita marcada para o Estádio Luiz Viana Filho. Pelo jeito não teve interesse, como não teve nos últimos quatro anos, onde reformou e modernizou só estádios longe daqui.

Mais um pra Romaria...

O prefeito de Canavieiras, Clovis Almeida, sempre procurou ficar do lado dos vencedores. Em 2018 apoiou Rui B. na Bahia e Bolsonaro. Agora, desiludido com o governador baiano, que tem ignorado a cidade nos 7 anos de mandato, diz que vai pedir ajuda direto a Bolsonaro. 

 

 

Decadência legislativa

Quem vê o comportamento abusivo de Otto "fake ortopedista" Alencar, a preguiça parlamentar de Wagner, as besteiras de Coroné Angelo no Senado sente saudade de quando a Bahia era representada por Josaphat Marinho, Luiz Viana Filho ou ACM, que chegou à presidência da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário