O GREATCast contou ainda com C40, organização que trabalhou com as cidades nos desenvolvimentos de seus planos de mitigação climática
Brasília, 1 de junho de 2021 – A Embaixada do Reino Unido no Brasil recebeu Daniela Guarieiro, Gerente de Resiliência da Secretaria da Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Laura Ceneviva, Secretária Executiva do Comitê Gestor de Mudanças do Clima da Cidade de São Paulo e Ilan Cuperstein, Vice-Diretor Regional da Rede de Cidades C40, para um bate-papo sobre Mudanças Climáticas no GREATCast, o podcast oficial da missão diplomática no Brasil. O episódio, que será lançado no dia 1º de junho, discute o impacto das mudanças do clima nas cidades e centros urbanos, assim como o importante papel que têm rumo à 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que acontece em novembro, em Glasgow, no Reino Unido.
Confira o bate papo: http://bit.ly/GREATCastCidadeseClima
No podcast, as representantes das cidades destacam as experiências e políticas adotadas por cada uma para reduzir emissões, promover a adaptação às mudanças climáticas e fomentar a transição para uma economia de baixo carbono. Em dezembro de 2020, a cidade de Salvador foi uma das primeiras no país a lançar seu Plano de Ação Climática, que incluiu a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2049. São Paulo, que possui uma larga experiência na área, também já se comprometeu a zerar suas emissões líquidas até 2050 e deve lançar seu plano de ação climáticas nas próximas semanas.
Por meio do C40, grupo que reúne cidades comprometidas com a liderança climática, o Reino Unido apoiou as duas cidades, junto com Rio de Janeiro e Curitiba, para que criassem seus planos de mitigação do clima. Elas estão entre as primeiras capitais do Brasil a estarem aptas a fazer parte da Campanha Race to Zero, que reúne atores subnacionais, setor privado, setor financeiro e universidades que se comprometeram a zerar as suas emissões até 2050.
Ilan Cuperstein, da C40, disse:
“Pela primeira vez na história, as grandes capitais da América Latina, todas, têm um plano de ação climática como uma metodologia comum e compatíveis com o Acordo de Paris. Várias cidades já tinham um plano de ação climática, mas esse nível de ambição e esse nível de detalhamento técnico é inédito. Nós entendemos que a primeira ação para levar a implementação é o planejamento; é entender de onde as cidades saem, quais são as áreas prioritárias, quais são as ações que devem ser tomadas em cada área e levar isso para uma consulta pública (…).”
Daniela Guarieiro, da Secretaria da Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, disse:
Laura Ceneviva, do Comitê Gestor de Mudanças do Clima da Cidade de São Paulo, disse:
O GREATcast é produzido pela equipe de Comunicação e Diplomacia Pública da Embaixada Britânica no Brasil e pela Maremoto Podcasts. O programa está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas semelhantes. Os episódios são divulgados no Twitter, Instagram e Facebook - todos @ukinbrazil, e no Telegram, em https://t.me/greatcast.
Contatos para imprensa
Diêgo Lôbo
Diego.Lobo@fcdo.gov.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário