terça-feira, 1 de junho de 2021

Embaixada Britânica recebe São Paulo e Salvador em podcast sobre Mudanças Climáticas

 


O GREATCast contou ainda com C40, organização que trabalhou com as cidades nos desenvolvimentos de seus planos de mitigação climática

 

Brasília, 1 de junho de 2021 – A Embaixada do Reino Unido no Brasil recebeu Daniela Guarieiro, Gerente de Resiliência da Secretaria da Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Laura Ceneviva, Secretária Executiva do Comitê Gestor de Mudanças do Clima da Cidade de São Paulo e Ilan Cuperstein, Vice-Diretor Regional da Rede de Cidades C40, para um bate-papo sobre Mudanças Climáticas no GREATCast, o podcast oficial da missão diplomática no Brasil. O episódio, que será lançado no dia 1º de junho, discute o impacto das mudanças do clima nas cidades e centros urbanos, assim como o importante papel que têm rumo à 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que acontece em novembro, em Glasgow, no Reino Unido.

Confira o bate papo: http://bit.ly/GREATCastCidadeseClima

No podcast, as representantes das cidades destacam as experiências e políticas adotadas por cada uma para reduzir emissões, promover a adaptação às mudanças climáticas e fomentar a transição para uma economia de baixo carbono. Em dezembro de 2020, a cidade de Salvador foi uma das primeiras no país a lançar seu Plano de Ação Climática, que incluiu a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2049. São Paulo, que possui uma larga experiência na área, também já se comprometeu a zerar suas emissões líquidas até 2050 e deve lançar seu plano de ação climáticas nas próximas semanas. 

Por meio do C40, grupo que reúne cidades comprometidas com a liderança climática, o Reino Unido apoiou as duas cidades, junto com Rio de Janeiro e Curitiba, para que criassem seus planos de mitigação do clima. Elas estão entre as primeiras capitais do Brasil a estarem aptas a fazer parte da Campanha Race to Zero, que reúne atores subnacionais, setor privado, setor financeiro e universidades que se comprometeram a zerar as suas emissões até 2050. 

Ilan Cuperstein, da C40, disse:

“Pela primeira vez na história, as grandes capitais da América Latina, todas, têm um plano de ação climática como uma metodologia comum e compatíveis com o Acordo de Paris. Várias cidades já tinham um plano de ação climática, mas esse nível de ambição e esse nível de detalhamento técnico é inédito. Nós entendemos que a primeira ação para levar a implementação é o planejamento; é entender de onde as cidades saem, quais são as áreas prioritárias, quais são as ações que devem ser tomadas em cada área e levar isso para uma consulta pública (…).”

Daniela Guarieiro, da Secretaria da Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, disse:

“As cidades são grandes poluidoras, e também são as cidades que mais vão sofrer com as mudanças do clima (...), como por exemplo com doenças, com inundações, com desabamento, com ondas de calor. (...) tem que olhar e entender o papel das cidades, tanto em ajudar a mitigar (...) e também formas delas se adaptarem a essas mudanças do clima e estarem preparadas para enfrentar os possíveis riscos ligados a essas mudanças.”

 

Laura Ceneviva, do Comitê Gestor de Mudanças do Clima da Cidade de São Paulo, disse:

“Foram propostas ações que implicam uma transformação no modo de gestão da cidade - com relação à drenagem, com relação à arborização urbana, com relação à educação ambiental - uma série de coisas relacionadas à adaptação da cidade aos impactos da mudança do clima.”
 

O GREATcast é produzido pela equipe de Comunicação e Diplomacia Pública da Embaixada Britânica no Brasil e pela Maremoto Podcasts. O programa está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas semelhantes. Os episódios são divulgados no Twitter, Instagram e Facebook - todos @ukinbrazil, e no Telegram, em https://t.me/greatcast.

Contatos para imprensa

 Diêgo Lôbo

Diego.Lobo@fcdo.gov.u

Nenhum comentário:

Postar um comentário