A Volkswagen registrou o nome Amarok recentemente no serviço de proteção industrial dos EUA. Uma década depois de a picape média ter sido lançada, a marca alemã adiciona sua designação no país e chama atenção.
O motivo é que a montadora agora tem um acordo com a Ford para compartilhar a plataforma da Nova Ranger, que será de fato feita nos EUA, como o modelo atual.
Na VW, existe há algum tempo um argumento de que a Amarok não tinha condições de disputar espaço no mercado americano. Scott Keogh, CEO da VW of America, já disse que o produto da marca não é adequado aos EUA.
Para ter uma oportunidade, a Volkswagen chegou a criar um conceito de picape monobloco apoiada no SUV Atlas Sport, gerando a Tanoak, que era uma espécie de Honda Ridgeline, que continua insistindo no mercado americano.
A VW desistiu após a recepção do conceito, mas novamente decidiu medir a impressão americana no Salão de Nova Iorque, exibindo uma ideia brasileira, a picape Tarok, que logo será anunciada pela marca aqui para a região.
Os americanos gostaram mais da Tarok, segundo a VW e ela pode ter um potencial maior, nesse caso. Mas, de volta à Amarok, com produção americana, a marca alemã poderia explorar outra coisa na nova geração e não são os motores da Ford.
Essa semana, a Ford anunciou um novo plano de eletrificação com duas plataformas para os próximos anos e uma delas envolve chassi de longarinas. Explorer e Aviator surgem por sua parte, mas Ranger e Bronco – que levam o mesmo “DNA” – também são indicados para uma versão “Lightning”.
É aí que a VW pode entrar com uma “e-Amarok” ou “Amarok-e” (você que escolhe) com baterias de lítio no chassi, um ou dois motores sob as longarinas e suspensão traseira multibraço.
Compartilhando com a Ranger “Lightning”, seus motores e baterias, a Amarok elétrica teria uma oportunidade maior nos states. Como usará a estrutura base da picape da Ford, ela chegaria com a assinatura do líder de vendas nacional.
Além disso, uma Amarok elétrica poderia ser feita na África do Sul para exportação, assim como vendida na Europa. Aqui, se chegar na próxima geração, será pela África e em versão potente, para não atrapalhar a vida da Tarok.
[Fonte: Carbuzz]
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