Renato Souza
Correio Braziliense
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou um requerimento para convocar o presidente Jair Bolsonaro a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito da covid-19. A solicitação foi formalizada na manhã desta quarta-feira (26/5).
A tendência é de que a solicitação seja votada pelos integrantes da comissão ainda nesta quarta. Os senadores votaram ainda a convocação de governadores. Os senadores realizam uma reunião secreta para discutir o rumo das investigações.
DIVERGÊNCIA – Existe uma divergência entre os parlamentares, pois alguns integrantes acreditam que a CPI não pode convocar chefes de outros poderes, o que na prática impediria a convocação tanto dos governadores quanto dos prefeitos.
Durante a comissão relacionada ao ex-bicheiro Carlinhos Cachoeira, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, que estava no cargo à época, obteve decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) para não depor.
Em diversas manifestações públicas, o presidente Jair Bolsonaro criticou os integrantes da comissão e o andamento dos trabalhos. Ele ameaça, inclusive, baixar um decreto impedindo medidas restritivas nos estados, e usar as Forças Armadas para cumprir a determinação, o que criaria uma situação de instabilidade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Parece provocação, porque na
verdade é provocação. Jamais um presidente foi convocado por CPI, para
depor sob juramento. A CPI deve fazer seus trabalhos sem ouvir
Bolsonaro. Se ficar configurado crime de responsabilidade, que o
relatório final então peça o impeachment do presidente. (C.N.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário