domingo, 30 de maio de 2021

Na busca por vacina, bancários discutem possibilidade de entrar em greve

 


Categoria vai se reunir na segunda-feira (31) para decidir sobre paralisação

Redação
BAHIA.BA 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realiza uma plenária na próxima segunda-feira (31) para discutir a possibilidade de greve pela vacina. O debate começa às 19h, pelo Zoom. A categoria pleiteia a entrada no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19.

De acordo com o sindicato, desde dezembro foram enviadas solicitações de inclusão ao Ministério da Saúde. Também se articula no Congresso Nacional, onde um projeto de lei discute a vacinação da categoria, e cobra atuação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) junto ao governo federal.

O sindicato também informa que no âmbito estadual, fez audiências com o Ministério Público e as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios. Em Salvador, conseguiu aprovar um projeto de indicação do vereador Augusto Vasconcelos, que inclui os bancários na vacinação. Paralelamente realiza manifestações nas agências e protestos virtuais e articula a votação de um PL na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Nacionalmente, o Comando dos Bancários já avalia a possibilidade de medidas judiciais. Conforme dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 152 desligamentos por mortes na categoria, alta de 176,4% na comparação com 2020, quando foram feitos 55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário