quinta-feira, 20 de maio de 2021

Ferramenta apoia profissionais da educação no planejamento de conteúdos em cenário de flexibilização curricular

 


A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Mapas de Foco auxiliam na definição das habilidades prioritárias para o avanço dos estudantes

Live no dia 25 de maio apresentará novas funcionalidades da ferramenta, voltadas para coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das secretarias de educação

Com o comprometimento do aprendizado dos estudantes ocasionado pela pandemia, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da educação podem contar com uma ferramenta para identificar, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as aprendizagens e habilidades prioritárias neste momento de flexibilização curricular. 

Trata-se dos Mapas de Foco da BNCC, iniciativa do Itaú Social e Instituto Reúna, que apresentam uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental traduzidas em objetivos de aprendizagem. A ferramenta, lançada em julho do ano passado, foi aperfeiçoada e agora está disponível em dois formatos: pdf navegável e planilha em Excel. 

Outra novidade são os Mapas de Foco na Escola e os Mapas de Foco nas Redes - Guia para 2021 e 2022. O primeiro serve de referência aos coordenadores pedagógicos para a estruturação e realização de encontros formativos com a equipe de professores. Já o segundo é voltado para as equipes técnicas das secretarias de educação e sugere uma forma de organizar, planejar, executar e acompanhar os processos que envolvem a flexibilização curricular. 

Na terça-feira, 25 de maio, às 16 horas, ocorrerá uma live para apresentar as novas funcionalidades da ferramenta, incluindo os novos materiais, que contará com depoimentos de profissionais que já adotaram os Mapas de Foco. O evento virtual terá a participação da coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri, e da diretora do Instituto Reúna, Katia Smole.

“Os Mapas de Foco foram construídos para serem aliados das secretarias, escolas e professores no desafio de organizar a continuidade do ano letivo, com o menor prejuízo possível no aprendizado dos alunos. Indicam uma direção para que os estudantes aprendam e evoluam, em suas respectivas faixas etárias e escolares, sem substituir a BNCC”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Outra importante função dos Mapas de Foco é orientar as escolhas de apoio pedagógico complementar e processos de combate às defasagens de aprendizado dos alunos que estão voltando para a sala de aula, já que nem todos tiveram acesso às atividades não presenciais.

“Quando os estudantes voltarem definitivamente para as aulas presenciais, os Mapas poderão ser utilizados como um guia para a elaboração de avaliações diagnósticas, para dar nitidez ao que os alunos sabem ou não, e de quais conhecimentos eles precisam desenvolver para fazer os ajustes necessários a fim de garantir os direitos de aprendizagem determinados pela BNCC”, complementa Katia Smole, diretora do Instituto Reúna.

Possibilidades de uso dos Mapas de Foco:

● Organização e priorização de conteúdos, como materiais didáticos, sequências de atividades e planos de aula para estudantes, com foco na aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes, alinhados à BNCC;

● Guia para a elaboração de avaliações diagnósticas para dar clareza ao que os alunos sabem ou não, e de quais habilidades pré-requisitos eles precisam desenvolver para fazer os nivelamentos necessários (redução e prevenção das defasagens de aprendizagem);

● Apoiar o departamento pedagógico das escolas no replanejamento das aulas e outras ações escolares, considerando a drástica redução do tempo de aula (calendário escolar, ações de formação pedagógica com corpo docente para lidar com defasagens, entre outras).    

Flexibilização curricular

O Itaú Social disponibilizou em seu ambiente de formação, o Polo, um curso sobre Flexibilização Curricular. O conteúdo está inserido na área temática Educação na Pandemia, que reúne cerca de 40 ações formativas para apoiar os profissionais de educação neste momento de crise sanitária. Também estão disponíveis em sua biblioteca estudos que tratam sobre os reflexos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes brasileiros e outras centenas de arquivos da área da educação. Acesso pelo site www.polo.org.br.

Live Mapas de Foco

Quando: dia 25/05, terça-feira, às 16h
Canal: YouTube do Itaú Social e do Instituto Reúna.
Participantes: coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri, e diretora do Instituto Reúna, Katia Smole

 Sobre o Instituto Reúna

O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos criada para garantir a qualidade e consistência na educação básica. Partindo do desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular, o Reúna desenvolve, junto de uma rede ampla de parceiros, serviços técnico-pedagógicos em quatro frentes de atuação: formação, material didático, currículo e avaliação. Cada uma dessas iniciativas apoia o sistema educacional a garantir a aprendizagem de qualidade a que todos os alunos brasileiros têm direito. O Reúna foi fundado em 2019 pela ex-secretária de Educação Básica, Katia Smole.

Sobre o Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, Estados e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

 

 

Itaú Social – Assessoria de Imprensa
Tamer Comunicação – 11. 3031-238
Elaine Alves - elaine@tamer.com.br - 11. 97514-0799
Iris Bertoncini – iris.bertoncini@tamer.com.br – 11. 98831- 2616
Coordenação: Ana Claudia Bellintane - anaclaudia@tamer.com.br - 11. 96909-4407

Nenhum comentário:

Postar um comentário