Dr. Edson Freitas mostra de que maneira o equipamento beneficia a população que nunca teve sequer oportunidade de fazer um exame endoscópico pelo alto custo de aparelhagem.
Não é novidade para ninguém que o celular assumiu um papel primordial na vida cotidiana. Afinal, ao cumprir uma série de funcionalidades, o que se percebe é o quanto tal aparelho pode ajudar com as mais diversas tarefas de todos os seguimentos possíveis.
Na área da medicina, um grande avanço é alcançado após quatro anos de pesquisa feitas pelo médico otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas, e o Professor titular de Otorrinolaringologia da Universidade São Paulo (USP), Ricardo Bento. Eles desenvolveram o dispositivo M-SCOPE, que é um adaptador de endoscópio para celular.
Segundo o professor Bento, tal tecnologia consiste em um dispositivo que é acoplado no celular para captação de imagens endoscópicas, podendo ser utilizado endoscópio rígido ou flexível. “Acompanhando o aparelho, há um aplicativo próprio com regulagem de foco, intensidade luminosa e zoom e pode ser baixado pela própria loja de aplicativos do celular”, explica.
No momento, mais de 1000 profissionais utilizam essa tecnologia. Para o futuro próximo, Dr. Edson acredita que “ela beneficiará milhões de brasileiros que nunca tiveram sequer oportunidade de fazer um exame endoscópico pelo alto custo de aparelhagem”. Aliás, uma das vantagens também está relacionada ao ponto de vista financeiro: “Construímos um aparelho que é 10 vezes mais barato que um tradicional e com maior tecnologia e eficácia”, ressalta Professor Bento.
De acordo com o Dr. Edson, com este equipamento, “a medicina pode se beneficiar da praticidade dos dispositivos digitais por meio da evolução da tecnologia”. Além disso, o produto pode ser utilizado em uma imensa variedade de casos, tendo aplicações até mesmo em cirurgias complexas. “Fica mais prático para olhar as imagens do endoscópio, gravar e mostrar para o paciente em tempo real. Em cirurgias, estamos utilizando o equipamento envolto em uma embalagem estéril”, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário