terça-feira, 27 de abril de 2021

Covid-19+Pandemia x Empregabilidade = qual a receita para fugir da crise?

 


Executiva e especialista em Sustentabilidade fala da necessidade de preparar o currículo, buscar e dar oportunidade frente aos desafios na pandemia

Tribuna da Bahia, Salvador
27/04/2021 17:35 | Atualizado há 32 minutos

   
Foto: Divulgação

Não é de hoje que a fala "não está fácil arranjar emprego" é ouvida pelo Brasil. Com a pandemia, a situação se agravou e chega a ser absurda a situação de muitos brasileiros. Dos altamente especializados aos que têm menos escolaridade. Para ambos o conselho é o mesmo: estudem, se preparem. Há diversos cursos on-line e oportunidades de estudar por baixo custo ou até mesmo de forma gratuita. É muito importante investir nisso e quem não acredita que não tem tempo, tente achar um espacinho. O estudo on-line virou o novo normal e a validade desses certificados sempre foi reconhecida. É muito importante se manter atualizado em sua profissão", diz Victoria Rizo, originária da área do Direito Ambiental, CEO e fundadora de duas empresas.

A executiva faz uma campanha pela primeira oportunidade. "Você que é empresário, lembre que ter pessoas construindo o próprio futuro junto com o da sua empresa significa trazer para o seu negócio uma bagagem que pode não estar no currículo, mas está na dedicação, na inspiração, no além deste profissional. A pessoa chega com sede de construir e quem estiver disposto a ensinar, ganha um funcionário estimulado pela energia do começar e pela chance de crescer. É importante e inteligente dar a primeira oportunidade", destaca ela.

Para quem está em busca de emprego, Victoria Rizo orienta a busca pelos programas de jovem aprendiz e os bancos das secretarias de trabalho. "Entre nos sites de grandes empresas e cadastre seu currículo. Se é o primeiro emprego e ainda é jovem, busque os programas de aprendizes. Para os mais velhos, o ideal é não estagnar, mesmo que não surja nada na sua área. Inicie a busca, abrace a oportunidade que vier e continue pesquisando. Veja os cursos on-line gratuitos. A crise vai até um ponto. Portanto, com os mercados se estabilizando, outras oportunidades surgem. O ideal é não ficar parado e contar essa experiência de busca e recomeço, inclusive em novas entrevistas de seleção, porque você vai mostrar que é persistente e trabalhador, que é disponível e sabe lidar com adversidades. Tudo conta pontos nas seleções. 

Victoria investe agora na jovem HENVIX, que nasceu durante a pandemia. Ela diz que os empresários que buscam se especializar no ramo estão um passo à frente no mercado empresarial. "Também existe a busca de quem está à frente das empresas. Procurar entender, conhecer o ramo de atuação, estudar, inovar, buscar o suporte de entidades de orientação ao empresário, como o SEBRAE, além de recorrer aos bancos de emprego de entidades reconhecidas que cadastram pessoas já com currículo, estagiário e profissionais em busca do primeiro emprego é importante", orienta ela.

Aos trabalhadores que estão procurando oportunidades as orientações são:

- Cadastre seu currículo em sites gratuitos de vagas de empregos;

- Acompanhe as oportunidades de sites da imprensa que divulgam vagas;

- E fique atento para não cair em golpes de 'agências de emprego'. falsas. Pesquise sempre sobre isso quando for chamado para entrevistas.

Confie, dê o seu melhor e tenha a certeza de que VAI DAR CERTO, conclui Victoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário