Levantamento feito pelo IBGE também mostra que a queda na longevidade foi de dois anos
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a pandemia da Covid-19 fez a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros diminuir pela primeira vez desde 1940: a queda foi de dois anos. Segundo o levantamento do órgão, a longevidade no país também teve queda de dois anos.
De acordo com os números divulgados pelo IBGE, em novembro, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 76,6. E poderia ser ainda mais alta se não fosse a violência urbana, que costuma vitimar principalmente homens jovens. Tanto que a expectativa de vida das mulheres era de 80,1 anos, contra 73,1 anos dos homens.
Segundo o portal IG, em 1940 a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 45,5 anos. Desde então, com a redução da mortalidade infantil e os avanços na medicina, o número vem crescendo consistentemente. Em 1980 chegou a 62,5 e, no ano 2000, a 69,8. Nos últimos vinte anos, os ganhos foram um pouco mais lentos, mas, mesmo assim, nunca se registrou um decréscimo.
Desde o início da pandemia até esta segunda-feira (28), o Brasil chegou a 191.139 registros de mortes por Covid-19. Os casos confirmados de contaminações pelo novo coronavírus são 7.484.285
Nenhum comentário:
Postar um comentário