domingo, 8 de novembro de 2020

Outubro Rosa: Os benefícios da telemedicina na Oncologia

 


Maior acesso aos cuidados, troca de informações para diagnósticos e tratamentos eficazes, redução de deslocamento e acompanhamento pós-quimioterapia são algumas das facilidades aos pacientes e médicos

São Paulo, 30 de outubro de 2020 - Pacientes em tratamentos oncológicos ou sem diagnóstico definido enfrentam um desafio adicional com a pandemia, a falta de atendimento ou monitoramento da sua saúde. A Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou, recentemente, um alerta sobre a redução de 75% nos atendimentos de mulheres em tratamento, os centros hospitalares atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas principais capitais do país.

Outros 50 mil brasileiros, segundo estimativas das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica, deixaram de ser diagnosticados com câncer desde o início da pandemia. Para os pacientes oncológicos, cancelar consultas, exames e tratamento pode implicar em riscos

Neste cenário, o uso da telemedicina veio como um grande aliado no atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico de pacientes com câncer, tanto no meio público quanto privado.

“O uso da telemedicina em Oncologia tem se mostrado, cada vez mais, relevante, por permitir o aumento no acesso aos cuidados, troca de informações para diagnósticos e tratamentos eficazes, redução de deslocamento para os pacientes e especialistas, acompanhamento pós-quimioterapia, entre outras facilidades”, explica Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde, maior plataforma independente de telemedicina da América Latina.

A plataforma também tem ajudado a romper barreiras geográficas, dentro de uma país com dimensão continental como o Brasil. Apesar de existir uma quantidade de oncologistas suficiente no país, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há um desiquilíbrio na distribuição desses profissionais.

Em São Paulo, por exemplo, no ano passado tinha mais de mil oncologistas, enquanto em Roraima tinha apenas cinco. “A telemedicina possibilita também uma maior equidade no acesso a esses serviços de saúde”, acrescenta o CEO.

Cuidado integral e online do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula

Usuário da plataforma de telemedicina da Conexa Saúde há um pouco mais de um ano, o Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula, conseguiu manter os atendimentos de seus pacientes com todo cuidado e segurança.

O Hospital aposta no tratamento integrado e possui no mesmo espaço oncologistas clínicos, hematologistas, radioterapeutas e equipes cirúrgicas especializadas no tratamento dos diferentes tipos de câncer.

De abril a julho, foram quase 940 atendimentos nas especialidades voltadas aos pacientes oncológicos.

Para o Dr. Tiago Kenji Takahashi, diretor técnico do IOSP, a aceitação das consultas via telemedicina, por parte dos pacientes tem sido bastante positiva. “A telemedicina oferece um grande apoio ao paciente oncológico, diminuindo a longa jornada de idas e vindas para consultas. Com a Conexa Saúde, conseguimos fazer uma avaliação para readequar e acertar o que precisa ser definido para que o tratamento siga da melhor forma”, avalia.

O médico ainda ressalta a questão da facilidade de documentação de dados. “O prontuário fica com todas as informações centralizadas em um só local, com mais cuidado e segurança, por isso, a teleconsulta é melhor do que uma simples ligação”, afirma.

 

Sobre a Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina e tem o papel de promover a conexão entre pacientes e profissionais de saúde através da tecnologia, democratizando o acesso a um atendimento de extrema qualidade.

Foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e se tornou uma plataforma de telemedicina. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

Entre as soluções B2B oferecidas, sempre personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente estão: teleorientação, em que a empresa contrata a plataforma para proporcionar orientação médica a seus clientes ou colaboradores; telepsicologia para cuidar da saúde emocional de colaboradores ou beneficiários de planos de saúde; licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e instituições de saúde; teleinterconsulta, permite ao médico clínico acionar de maneira remota um colega especialista para ter a segunda opinião sobre o caso de seu paciente. Outro destaque é a rede de médicos Conexa, com mais de 30 especialidades, entre elas, infectologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral, dermatologia e psiquiatria.

Preocupada em atender pacientes que não possuem convênio, mas procuram por consultas médicas na rede privada por um valor acessível, lançou em setembro de 2020 uma nova marca para atendimento médico e psicológico online direto ao consumidor (B2C), o DocPass. Adicionou o serviço de atendimento psicológico para este público que também precisa de apoio emocional.

Já realizou mais de 1 milhão de teleconsultas, tem mais de 4,6 milhões de pacientes pelo Brasil e no exterior. Conta com mais de 80 clientes, entre hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro. São nomes como Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Magazine Luiza, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Seguros Unimed, Golden Cross entre outros.

 

Informações Conexa Saúde para imprensa

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Regina Sanches

regina.sanches@bowler.com.br

(11) 94524-6859




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Regina Sanches
Gerente de Atendimento da Conexa Saúde
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