domingo, 8 de novembro de 2020

Mês Mundial da Saúde Mental alerta para necessidade de disruptura dos RHs

 

MAPA Avaliações


Psicóloga chama a atenção para os desafios da nova era digital e importância do 'Recursos Humanos' nesse cenário.

O avanço tecnológico trouxe mudanças significativas nos últimos anos, potencializando a transformação digital nas mais variadas áreas. E esse avanço foi acelerado em decorrência da pandemia da Covid-19.

Mediante a necessidade de distanciamento social, muitas empresas precisaram modificar suas dinâmicas de trabalho e a tecnologia foi uma grande aliada. “Departamentos inteiros foram colocados em home office. Muitas pessoas ainda estão e vão ficar nessa modalidade um tempo”, diz Nayara Teixeira, psicóloga na MAPA Avaliações.

O Mês Mundial da Saúde Mental (outubro) deste ano é celebrado em um momento de grande instabilidade social e econômica e a psicóloga alerta para a necessidade de cuidado com as equipes de trabalho.  

“Nunca, antes, pudemos ver com tanta clareza as necessidades e limites do capital intelectual que está em nossas mãos. São pessoas que criam, que desenvolvem e completam projetos. Precisamos cuidar delas e contribuir para seu desenvolvimento, mesmo de longe, compreendendo todos os aspectos que sua nova rotina envolve”.

Nayara ainda aponta que é preciso entender que os funcionários não são parte da tecnologia, pessoas possuem sentimentos, cansam, se frustraram, falham. “Contudo, não desistiram”.

Para ela, é importante, nesse momento, que os processos de RH sejam bem estruturados e levem em conta a produção do funcionário, mas também índices como estresse, sobrecarga, ansiedade, entre outros fatores que possam interferir nesse momento de apreensão e onde a maioria se encontra “preso” em casa.

“Podemos usar, como exemplo, casos anteriores. Subiu muito a procura de apoio psicossocial após o 11 de Setembro, e após a pandemia de Gripe Suína”, analisa Nayara. Ela ainda alerta para sintomas que possam aparecer no quadro de funcionários e podem ser evitados com apoio da empresa. Entre eles estão:

- Queda abrupta de produtividade;

- Impaciência;

- Dificuldade para produzir pela manhã;

- Dificuldade de falar em público desenvolvida pós-pandemia;

- Reclamações de cansaço recorrentes.

“Um RH bem preparado será fundamental nesse processo de digitalização”, coloca a psicóloga. “Ajudar o profissional a lidar com a distância e a tecnologia pode ser desafiador, mas contribui para a evolução de empresa e colaboradores”, conclui.

Sobre a MAPA

Desde 1984, a partir da síntese de experiências no desenvolvimento de instrumentos e experiências culturais, a MAPA iniciou seu trabalho de produção de ferramentas para avaliação de pessoas. A experiência de 35 anos, aliada à ciência, tecnologia e estudo contínuo, fez da empresa uma especialista na arte de entender pessoas, tanto no campo psicossocial, quanto no cultural e no histórico. 

A MAPA Atende mais de 400 clientes em todos os estados do Brasil, tendo realizado mais de 300 mil avaliações. 




Fabio Pavan - Assessoria de Imprensa
(19) 99529-2045 | http://lc4.marketing

C4 Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário