A 26ª edição do tradicional encontro dos formandos será entre os dias 06 e 08 de novembro; gratuita e aberta ao público em geral
São Paulo, outubro de 2020 - A Eureka, tradicional evento do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) chega a sua 26ª edição, reconhecido na comunidade acadêmica e comunidade em geral por apresentar propostas e soluções dos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design para diversos problemas da sociedade
Devido à pandemia, neste ano, o evento será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, entre os dias 06 e 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público.
Entre as propostas, inspiradas nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU), os alunos vão apresentar projetos para potencializar e criar soluções para o meio ambiente, tais como:
* Shampoo vegano em cápsula
Vantagens: O shampoo vegano em cápsula é feito por meio de um material biodegradável e atóxico, o que reduz, também, o volume de embalagens descartadas no meio ambiente.
*Estudo de ingredientes plant based no desenvolvimento de análogos de carne
Vantagens: Os produtos veganos e vegetarianos estão, cada vez mais, ocupando espaço no mercado brasileiro. Pensando nas necessidades desses consumidores, bem como daqueles que buscam reduzir o consumo de proteína animal, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma revisão da literatura que promova o entendimento dos ingredientes que conferem textura e palatabilidade à produtos plant based análogos de carne.
Demonstração: É possível realizar a demonstração. Foram analisados dados de mercado, sustentabilidade, consumo e inovações tecnológicas, a fim de caracterizar o mercado plant based brasileiro, levando também em consideração as tendências e demandas do consumidor como, por exemplo, o "clean label" e os "ingredientes naturais".
*Aproveitamento de subprodutos da indústria cafeeira
Vantagens: Ao longo da cadeia produtiva do café surgem subprodutos muitas vezes ricos em compostos aromáticos, açúcares e cafeína, os quais apresentam alto potencial de aproveitamento. Este projeto tem como objetivo estudar a transformação desses materiais em produtos alimentícios, criando e avaliando novas oportunidades de negócios, principalmente aos pequenos e médios cafeicultores.
Demonstração: O trabalho pode ser apresentado, mas não demonstrado, considerando a pandemia e o tempo de formulação dos produtos. O projeto foi inspirado em tentativas externas de reaproveitar os subprodutos da indústria cafeeira, mas adaptado ao mercado alimentar brasileiro.
*Reuso para recarga de aquífero (unidade geológica onde se infiltra e se armazena água
Vantagens: Um aquífero é uma unidade geológica onde se infiltra e se armazena água que pode ser utilizada como fonte de abastecimento. Geralmente, ao penetrar em camadas porosas, quase sempre de rochas sedimentares, a água passa por um processo de filtragem, tornando-se própria para consumo. O projeto visa apresentar o reuso da água tratada de esgoto como solução para a superexploração dos aquíferos
Demonstração: Não é possível, pois ainda serão realizados estudos de casos. Países como Singapura e Califórnia já utilizam água tratada de esgoto como fonte potável. Singapura faz o reuso direto, da estação de tratamento de esgoto para as residências e Califórnia utiliza o mesmo método de nosso estudo.
*Concentrador Solar para aquecimento de água
Vantagens: O projeto tem como objetivo utilizar a luz solar para o aquecimento de água, evitando o consumo de energia elétrica.
Demonstração: Sim, há possibilidade. Todos os segmentos da população que possuem a necessidade de aquecimento de água e se preocupam com o meio ambiente podem ser beneficiados. Vale reforçar que os investimentos, baseados no protótipo desenvolvido, são de baixo custo.
*Complexo Agroindustrial Integrado
Vantagens: O projeto tem como objetivo estudar a viabilidade econômica da união de três processos independentes: a produção de etanol a partir do milho; um confinamento bovino e a produção de biogás a partir de esterco. Esse projeto é totalmente sustentável, pois o subproduto de uma planta é usado como insumo da planta seguinte, promovendo uma economia circular e uma melhor utilização dos recursos.
Demonstração: Por se tratar de uma instalação industrial, não há possibilidade de demonstração física e real. Mas é possível explicar a ideia e o funcionamento da integração proposta com recursos áudio visuais. É possível também a criação de uma planta utilizando softwares, para visualização completa do complexo. Há comprovações da eficácia da união dos projetos, comprovada por meio da análise de viabilidade econômica.
EUREKA 2020
Data: 06 a 08 de novembro.
Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Nos dias 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19 h 30.
Local: On-line
Mais informações e inscrições: eureka.maua.br
Participação gratuita
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico há 58 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.
Informações para a Imprensa
RPMA Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia
Rodrigo Santos (rodrigo.santos@rpmacomunicacao.com.br) (11) 9 9354-5230
Rodrigo Santos 55 (11) 5501-4655 rpmacomunicacao.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário