quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como a Internet das Coisas está auxiliando a Telemedicina

 


Com ajuda da tecnologia, o médico pode acompanhar o paciente com mais frequência, uma vez que a teleconsulta está a alguns cliques no celular

São Paulo, 28 de outubro de 2020 – O atendimento a distância realizado por telemedicina deixa, na realidade, médico e paciente cada vez mais próximos. Isso é verdade porque com ajuda da tecnologia, o médico pode acompanhar um paciente, por exemplo, com muito mais frequência, uma vez que a teleconsulta está a alguns cliques no celular. Mas não é só isso, os chamados devices (ou dispositivos) estão se tornando grandes aliados da telemedicina, auxiliando a driblar muitas situações no atendimento a distância que somente seriam possíveis em um exame físico presencial.  

E não é nada complicado: são dispositivos, muitas vezes, encontrados em farmácias, que podem já estar nas casas das famílias, que permitem fazer, por exemplo, a aferição de pressão e pulso, frequência cardíaca e até calcular a curva de oxigenação do corpo. Um oxímetro, que mede o volume de oxigênio no sangue, pode ser usado pelo paciente em uma teleconsulta para passar informações para o médico.  

O cardiologista Eduardo Saad tem atividades profissionais no Brasil e Estados Unidos. Ele utiliza a solução de telemedicina da Conexa Saúde, maior plataforma independente do país que atingiu 1 milhão de consultas no primeiro semestre deste ano. Dr. Saad conta que foi pego pela pandemia quando estava fora do país e, portanto, ficou impedido de retornar durante um período para atender presencialmente seus pacientes no Brasil.  

Especialista em arritmias cardíacas, ele considera a telemedicina muito adequada para sua especialidade, que já conta com tecnologias que possibilitam monitorizar o paciente a distância. “São dispositivos comprados na internet por US$ 80/90, que permitem ao paciente, por exemplo, fazer um eletrocardiograma durante uma teleconsulta e mandar para o médico”, afirma. Segundo ele, a união da telemedicina com dispositivos como esses fazem a consulta a distância ainda mais completa.  

É o caso também, por exemplo de pacientes portadores de marca-passos. Já estão disponíveis alguns dispositivos que podem ser avaliados de rotina remotamente; estes podem também emitir automaticamente sinais de alerta e em outras situações o paciente, frente a algum sintoma, envia dados para uma central e o médico acessa as informações imediatamente.

Outra aplicação frequente se dá no acompanhamento de pacientes com arritmias cardíacas intermitentes. Nesses casos, o Apple Watch permite diagnosticar o evento arrítmico e até mesmo monitorar os resultados do tratamento.

Muitos pacientes já foram atendidos durante a pandemia, com ajuda da teleconsulta e muitos quadros foram controlados por medicação, sem necessidade de consulta presencial. Outros, pelo contrário, foram levados ao hospital para tratamento rápido com procedimentos de ablação por cateter devido a necessidade mais urgente.

E para ampliar ainda mais as possibilidades da telemedicina, a Conexa Saúde já está fazendo utilização de biometria facial para elegibilidade de acesso médico e iniciando testes com pletismografia facial que utiliza Inteligência Artificial para análise de sinais vitais por uma simples selfie. Também está incorporando ferramentas de transcrição do áudio da teleconsulta para reduzir o tempo aplicado em documentar a consulta e permitir que o médico dê 100% de atenção para o paciente.

 

Sugestões de fontes para entrevista:

Dr. Eduardo Saad, cardiologista

Guilherme Weigert, médico e CEO da Conexa Saúde

 

Sobre a Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina e tem o papel de promover a conexão entre pacientes e profissionais de saúde através da tecnologia, democratizando o acesso a um atendimento de extrema qualidade.

Foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e se tornou uma plataforma de telemedicina. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

Entre as soluções B2B oferecidas, sempre personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente estão: teleorientação, em que a empresa contrata a plataforma para proporcionar orientação médica a seus clientes ou colaboradores; telepsicologia para cuidar da saúde emocional de colaboradores ou beneficiários de planos de saúde; licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e instituições de saúde; teleinterconsulta, permite ao médico clínico acionar de maneira remota um colega especialista para ter a segunda opinião sobre o caso de seu paciente. Outro destaque é a rede de médicos Conexa, com mais de 30 especialidades, entre elas, infectologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral, dermatologia e psiquiatria.

Preocupada em atender pacientes que não possuem convênio, mas procuram por consultas médicas na rede privada por um valor acessível, lançou em setembro de 2020 uma nova marca para atendimento médico e psicológico online direto ao consumidor (B2C), o DocPass. Adicionou o serviço de atendimento psicológico para este público que também precisa de apoio emocional.

Já realizou mais de 1 milhão de teleconsultas, tem mais de 4,6 milhões de pacientes pelo Brasil e no exterior. Conta com mais de 80 clientes, entre hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro. São nomes como Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Magazine Luiza, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Seguros Unimed, Golden Cross entre outros.

 

Informações Conexa Saúde para imprensa

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Regina Sanches

regina.sanches@bowler.com.br

(11) 94524-6859

 

 




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Regina Sanches
Gerente de Atendimento da Conexa Saúde
regina.sanches@bowler.com.br
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