domingo, 27 de setembro de 2020

Fake news é ‘vírus capaz de comprometer a democracia’, afirma o ministro Barroso

 


Charge do Duke (domtotal.com)

Carolina Brígido
O Globo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez neste sábado, dia 26,  um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV alertando para o perigo da desinformação e da difamação nas campanhas eleitorais, que começam neste domingo, dia 27. No discurso, ele também recomendou que, durante a campanha e as eleições, sejam evitadas aglomerações, para impedir a disseminação do coronavírus.

“Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer, não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. O mal faz mal mesmo é a quem o pratica”, disse o ministro, completando:

DEBATE PÚBLICO – “Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”, acrescentou. Barroso explicou que a pandemia impõe cuidados especiais nas campanhas, para a proteção de eleitores e candidatos.

Ele lembrou que o TSE ouviu especialistas médicos e fez uma série de recomendações: evitar aglomerações, manter distância mínima de um metro das outras pessoas e sempre utilizar máscara. O ministro também alertou para a necessidade de realizar reuniões em locais abertos e para evitar a distribuição de panfletos. “Com esses cuidados, fica minimizado o risco de contaminação”, declarou.

O ministro lembrou que 148 milhões de eleitores estão habilitados a votar para prefeitos e vereadores em mais de cinco mil e quinhentas cidades. Ele ressaltou a importância do voto na democracia: “O Brasil é a quarta maior democracia do mundo. Na democracia, somos todos livres e iguais. Ou, pelo menos, devemos lutar para que seja assim. Não abra mão da sua chance de fazer diferença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário