sábado, 26 de setembro de 2020

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 26/09/2020

 

O 7x1 de Salvador

Uma pesquisa afirmou que ACM Neto e Rui Costa tẽm o mesmo percentual de influência sobre o voto na capital. Ok, mas o pessoal do PT não consegue explicar como o candidato de Neto, Bruno Reis, tem 33% das intenções de voto e o de Rui só tem 1%, a Major Denise...

Apoio irrelevante

A balela de que Rui Costa influencia o voto e tem poder de ajudar candidatos foi soterrada em Salvador. No interior não é tão diferente. A sorte dele é que em algumas cidades quem está na frente faz parte da base aliada. Mas a força foi de Leão, Otto...

Não desce nem com cerva

Em Itabuna, se depender de Rui, a candidatura natimorta do finado Gelado Limões não sai nem na porta. A fidelidade de Rui é mais com Cuma, Augusto, Azevedo, um cachorro de rua... qualquer um, na verdade, que não seja o ex-prefeito. Rui detesta Gelado e detesta Limões.

 

Calados e cúmplices

O mais incrível é que nenhum dos adversários falou nada sobre o arrocho no pobre que precisa de comida. Nem Vane, que cobrava R$ 1,50 na sua gestão, nem Gelado, nem Pé de Manga, nem Augustinho Carrara, nem Azêdo. Vão manter o preço se eleitos? 



Promessa já cumprida

Já está virando uma piada nas ruas de Ilhéus a afirmação, feita em uma nota oficial de campanha, pelo vice de Valderico Reis Jr, de que ele vai "escrever o nome Valderico na história da cidade". Não precisa. O pai dele, ex-prefeito, já escreveu o nome... com lama.

 

Difícil de acreditar

O candidato a prefeito Valderico Reis II - A Missão disse que vai "abrir a caixa-preta da Prefeitura de Ilhéus". Se fizer, será uma novidade. Em Itabuna, todo prefeito que entra promete fazer auditoria e "punir os desmandos" do anterior, mas é só da boca para fora.

Eles se entendem

Gelado Limões prometeu auditar a (indi)gestão de Cuma. Cuma prometeu auditar a de Gelado. Azêdo prometeu auditar a de Cuma. Vane prometeu auditar a de Azêdo. Cuma prometeu auditar a de Vane. E até hoje não se viu uma auditoria sequer na cidade. 

 

A arte de fazer acarajé

baiana Está certo que as baianas de acarajé também merecem um auxílio emergencial, mas daí a incluir a categoria na ajuda prevista na Lei Aldir Blanc é outra história. O auxĩlio é só para artistas, produtores, assistentes e profissionais que atuam na cultura.



Autodeclarados espertos

Pois segundo o press-release do Governo do Estado, as baianas de acarajé vão dividir o auxílio que era exclusivo dos criadores de cultura. Como a comprovação de atuação na área artística e cultural é por autodeclaração, todo mundo virou artista de repente...

 

Suspeitas pra todo lado

Claro que a malandragem caiu na boca do povo e as gracinhas já começaram nas esquinas. Dizem que alguém do governo "tá comendo o 'acarajé' de alguma baiana escondido". Outros enxergam um esquema para desviar dinheiro dos artistas para cabos eleitorais. Imagina...

Ofendendo as vítimas

O video da campanha de Gelado Limões em Itabuna parece ter sido feito por algum humorista stand up. Começa dizendo que "quem defende voce é o PT". Sim, aquele partido que assaltou o país, acabou com a saúde, a educação e a economia. O do Mensalão e do Petrolão.

Formação virtual de quadrilha

O video mostra quase uma quadrilha. Tem um corrupto ladrão condenado duas vezes, dizendo que "fez o povo crescer". Na verdade, fez sua fortuna crescer, com propinas. Tem ainda um senador denunciado por corrupção e uma deputada ré por corrupção.

Mas alguém bateu minha carteira

As campanhas do PT vão trazer esses corruptos denunciados, indiciados ou condenados para dizer a voce que é um "partido honesto". Só não vão incluir o depoimento do traficante Elias Maluco porque ele se matou numa cela da penitenciária.

Escancarando o esquema

Muito respeitado, o juiz Antonio Carlos Moraes colocou o dedo na ferida aberta da liminar que liberava Bêda para concorrer nas eleições deste ano. Começou com a decretação de "sigilo de justiça" no cadastro do cartório sem nenhuma ordem de juiz.

Condenando a si mesma

Mais adiante, a Câmara de Ubaitaba manda uma petição afirmando que concorda com a decisão proferida contra ela mesma! Não é difícil $aber o que aconteceu entre a deci$ão da Câmara, a do juiz, e ela $abotar sua própria deci$ão depoi$. É óbvio.

 

Atravessando o samba

O juiz ainda observou "diversas petições atravessadas em momentos inoportunos, causando tumulto processual", o que não é novidade na Bahia. Elegante, Antonio Carlos Moraes evitou acusar diretamente qualquer pessoa de fraude. Mas os envolvidos deviam ser presos.

A merda vai pro ventilador

A derrubada da liminar faz Bêda voltar a ser inelegível. O mesmo vai acontecer com outros políticos bandidos que estão se mantendo com liminares pra lá de suspeitas. Ainda mais diante dos muitos escândalos do TJ-BA neste ano, com vários membros presos.

Como pode se esperar na Bahia...

A novela continuou com uma decisão do TJ suspendendo a decisão do juiz Moraes. Apesar de ser divulgada como uma vitória, ela não anulou a decisão do juiz, mas apenas suspendeu o efeito até que ela seja julgada. O povo pode "perder esse voto" lá adiante.

 

De 21, três estão fora

A gente já sabe que a Câmara de Itabuna vai perder três vereadores porque resolveram se candidatar a prefeita (Charliane) ou a vice (Guinho e Jairo Araújo). Dois desses, com certeza absoluta, vão terminar o ano desempregados. Só Guinho tem alguma chance.

Vai sobrar alguém?

A dúvida é se algum dos outros vereadores se salva nesta eleição. A Câmara passou os quatro anos no bolso do marajá Cuma, seguindo ordens cegamente. A meia dúzia da oposição às vezes parece ter se reduzido a um ou dois. Vai ser difĩcil algum sobreviver.

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário