quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sim, é virtual, mas parece (muito) um evento presencial

Economídia


Em tempos de pandemia empresas estão investindo em tecnologia e cenografia para levar emoção e engajamento para os eventos corporativos virtuais

Não, não é só mais uma live. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde para que se evite aglomeraçõesestudioso em neurociência, engenheiro, mestre em ciência da educação e professor de Ciência da Felicidade da PUC/MG, Renner Silva, garante que é possível promover treinamentos virtuais tão impactantes quanto os realizados presencialmente. 

O segredo para fugir da mesmice das livestreams popularizadas durante a pandemia está na tecnologia. Além do fato de a transmissão ser ao vivo e feitas de um estúdio profissional e de os participantes estarem seguros – cada um em sua casa, como manda o figurino em tempos de Covid-19 –, o Treinamento com Realidade Aumentada (TRA) vai muito além do formato das lives tradicionais. Muito. 

No modelo idealizado por Renner durante o isolamento social imposto pela pandemia, a ideia é oferecer à audiência digital uma experiência de imersão em um evento virtual quase tão realista quanto os presenciais. Tecnologia que combina perspectivas visuais dos mundos real e digital, a realidade aumentada dá ao espectador a possibilidade de interagir em um ambiente lúdico híbrido entre o que existe concretamente ao seu redor e uma projeçãovirtual, uma espécie de segunda camada de visão. 

No TRA, cada participante pode escolher o lado da plateia que irá ocupar no auditório virtual. Com a palestra em andamento, são possíveis vários tipos de interação entre palestrante e plateia. Com um aceno de mão virtual, por exemplo, o participante pode pedir para realizar uma pergunta; ao fazê-la, sua imagem é exibida no telão, um painel de LED em alta resolução, que se transforma no cenário virtual personalizado para a empresa – o painelfica posicionado atrás do palestrante – como ocorre, naturalmente, em uma palestra ao vivo. 

Segundo Renner Silva, o TRA garante que um dos principais objetivos de qualquer evento ou treinamento corporativo, a árdua tarefa de despertar e reter a atenção e o interesse do público, seja alcançado. “Aliado a uma tecnologia de última geração, o Treinamento com Realidade Aumentada leva até as empresas a mesma emoção e transformação que um evento presencial. Ou seja, aumenta o engajamento, produtividade e proatividade, trazendo os colaboradores de volta com energia total”, resume o especialista. 

Com painel de LED de alta definição, câmeras para transmissão em 4K, iluminação profissional, cenários personalizados, plateia virtual, dinâmicas e sistemas interativos, a experiência é tão imersiva e estimulante quanto um encontro presencial. E o melhor: é também mais barata.  

“Experiência gera engajamento. E engajamento gera resultado”, afirma Renner, que brinca com o fato de não conseguir reproduzir virtualmente apenas o cheiro do carpete de um auditório tradicional. “O participante escolhe onde se sentar, o cenário é personalizado com a marca da empresa, canta-se o hino nacional, assiste-se o presidente/liderança da empresa falar virtualmente de corpo inteiro, tudo com o objetivo de fazer a mente viajar, remetendo a uma experiência real que a pessoa tenha vivenciado anteriormente.”  

“Sem dúvidas, essa é a melhor forma para levar conteúdo com qualidade direto para os colaboradores sem gastar com estrutura, pessoal, logística, alimentação, hospedagem, equipamentos e diversos outros custos de um treinamento presencial”, ressalta Renner Silva. 



Imagens relacionadas

Eventos corporativos mantêm os colaboradores motivados
Eventos corporativos mantêm os colaboradores motivados
Pexels
baixar em alta resolução



Economídia

Ruhama Rocha
Atendimento
ruhama.rocha@economidia.com.br
(11) 2579-5404 / (11) 3751-1464 / (11) 94250-7123 / (11) 97276-1080



Nenhum comentário:

Postar um comentário