quinta-feira, 4 de junho de 2020

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Decathlon Brasil divulga sua Cadeia de Valor Sustentáve


A multinacional aderiu a medidas que vão desde a redução de lixo até a criação de produtos com materiais biodegradáveis
São Paulo, junho de 2020 – Reconhecida como uma das maiores varejistas de artigos esportivos do país, a Decathlon Brasil mostra que vai além da expertise em esportes. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a marca divulga algumas das iniciativas que compõem seu Plano de Transição até 2026. Com base nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o plano contempla as 17 metas globais estabelecidas pela ONU que se distribuem na Decathlon em três pilares: Desenvolver pessoas, Preservar natureza e Criar valor sustentável. Com cerca de 7 mil produtos para mais de 65 modalidades, a empresa vem desenvolvendo práticas sustentáveis que vão desde os fornecedores até a chegada aos consumidores.
“A preocupação com a sustentabilidade e a vontade de trabalhar concretamente neste sentido, é constante entre os colaboradores da Decathlon. Estamos cientes da nossa responsabilidade e da importância de colocar a sustentabilidade no centro de todas as estratégias da empresa”, reflete Cedric Burel, CEO da Decathlon Brasil.
A novidade mais recente é o lançamento do Movimento #LeveSuaSacola, que tem como objetivo incentivar os consumidores a levarem suas próprias sacolas ou mochilas para a realização das compras em lojas físicas. A marca defende que contribuir para uma mudança de consciência também dos consumidores é a forma mais sustentável de atuação, já que reduzir é melhor do que reciclar e reutilizar. Paralelamente, as lojas também terão opção de sacolas de papel e reutilizáveis.
Há pouco mais de um ano, o escritório principal, localizado em São Paulo, eliminou o uso de copos plásticos, poupando 180 mil unidades no período. 
Economia Circular
As lojas aderiram à economia circular com o projeto de logística reversa de um dos itens de maior movimento interno: cabides. Com a retenção e reutilização em novos produtos, houve ganhos para o meio ambiente e também econômicos. Em seis meses, 1,5 milhão de novos cabides deixaram de ser produzidos, o que representa 30 toneladas de plástico. Do lado financeiro, resultou em uma economia de 150 mil reais.
Ainda em 2019,  foi criado um projeto de reutilização de caixas de papelão. Provenientes do processo de importação, elas são coletadas e enviadas para os fornecedores da produção local, que as utilizam novamente em outras entregas. O resultado foi a reutilização de 20 toneladas de papelão. Para 2020, a expectativa é de que esse número dobre.
O conceito de Eco-concepção
No que diz respeito à confecção, a multinacional se comprometeu a reduzir sua emissão de CO2 em 40% até 2026 (em relação ao ano base de 2016) e fazer uso de 100% de energia de fontes renováveis até o mesmo período. Trazer a eco concepção à totalidade dos seus produtos também é um dos focos da empresa. A prática garante a sustentabilidade em toda a cadeia de produção e consumo: da escolha da matéria-prima, passando pela produção, até chegar ao consumidor final e a experiência com o produto. 
A preocupação da marca não se limita às próprias práticas, mas se estende também a todas as suas escolhas, como é o caso dos fornecedores. Para garantir que estejam de acordo com os valores da marca, todos são 100% auditados. Para isso, a multinacional francesa aplica uma auditoria própria chamada Auditoria de Responsabilidade Humana, que visa garantir melhores condições de trabalho na rede de fornecimento e reforçar sobre saúde e segurança para aqueles que produzem seus produtos.
Produtos 
A escolha por matéria-prima sustentável, como fio de poliéster reciclado proveniente de  garrafa pet, está por trás, por exemplo, das marcas exclusivas da Decathlon, Quechua e Forclaz. Já é possível, inclusive, conferir a coleção de inverno que traz peças em fleece e jaquetas Eco Concepção.
Já em julho, Domyos, marca especialista em produtos para yoga, pilates e linha fitness, apresentará a nova coleção de Yoga, composta por tapetes, mats, almofadas e roupas. As peças foram produzidas com algodão orgânico e borracha natural, o que representa uma redução de 98% na emissão de CO2. A modalidade tem sido uma das campeãs de venda durante os meses de isolamento devido à pandemia, pois proporciona exercícios que integram mente e corpo. Práticas simples também podem fazer a diferença. É o caso das bolas de Crossfit “Wall Ball”, também de Domyos, que são preenchidas por retalhos reaproveitados. São cerca de 2 toneladas por ano de sobras de poliéster poupados.
Outra marca da Decathlon que coloca a inovação a serviço da sustentabilidade é Olaian, que produz o biquíni biodegradável “Second Skin”, idealizado para se decompor em até três anos após o descarte.

Eventos
Desde 2018, a empresa participa do World Clean Up Day e convida seus colaboradores e clientes a limparem as ruas de suas cidades. No ano passado, 19 lojas participaram do evento, coletando mais de duas toneladas de resíduos.
São ações simples e simbólicas que ajudam na conscientização e acabam tendo impacto positivo na sociedade.  Ainda há muito o que ser feito, mas nos orgulhamos por participar desse movimento em prol da sustentabilidade”, finaliza Cedric Burel. 
Sobre a Decathlon
No Brasil desde 2001, com sua primeira unidade em Campinas, a marca francesa se consolidou como uma das maiores lojas de artigos esportivos do país. Atualmente, tem mais de 30 unidades físicas projetadas para oferecer a melhor e mais completa experiência de compra aos seus clientes, por meio das diferenciadas zonas de testes. Além disso, a Decathlon tem focado na estratégia multicanal – com totens interativos e facilidades de retirada, por exemplo. A empresa oferece, também, atendimento personalizado por meio de seus colaboradores esportistas, preparados para indicar a melhor opção dentro dos 65 esportes e mais de 7 mil artigos esportivos de marcas exclusivas e inovadoras, como Quechua, de montanhismo; Domyos, de fitness; Kalenji, de Corrida; e B’twin, de ciclismo. Desde 2012, a marca tem forte presença online em âmbito nacional, com a loja virtual: www.decathlon.com.br.
Para saber mais, acesse: https://www.decathlon.com.br/institucional/quem-somos, ou os perfis da marca nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram. Pela página do LinkedIN, o esportista tem acesso a todas as informações sobre a Marca Empregadora Decathlon.
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Amanda Ataide
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