quarta-feira, 3 de junho de 2020

A importância do Cloro, e o enfrentamento à Pandemia Covid-19


Os maiores avanços da saúde pública do século XX?

A descoberta da fórmula real e precisa para purificar a água com cloro, foi a mais significativa para a saúde pública do século XX.
Linn Enslow, químico, conheceu o cientista Able Wolman enquanto estudava na Johns Hopkins, USA. Enquanto trabalhavam no Departamento de Saúde Pública de Maryland, eles criaram um método para padronizar o uso de cloro para purificar a água. Embora a cloração já estivesse em uso, foi o processo de Wolman que permitiu que a purificação da água através da cloração se generalizasse, e foi saudada como, possivelmente o avanço mais significativo em saúde pública do século XX.

O abastecimento de água da cidade, era muitas vezes carregada de doenças; como febre tifóide, cólera e disenteria. Antes de tratar o abastecimento de água com cloração, as cidades não tinham meios eficazes para purificar a água potável. Os suprimentos de água eram especialmente vulneráveis durante os períodos de chuvas fortes, já que o escoamento transportava o lixo animal e outros contaminantes para o sistema. A cloração era a chave para evitar isso. O cloro é um gás amarelo esverdeado, descoberto em 1774 pelo cientista Carl William Scheele.
A cloração permitia que as cidades eliminassem microrganismos mortais e entregassem água fresca e pura a seus cidadãos. O uso generalizado da cloração para purificar a água interrompeu as doenças transmitidas pela água, aumentando significativamente as expectativas de vida média. Life Magazine, em 1997, chamou a purificação da água potável "provavelmente o avanço mais significativo da saúde pública do milênio".

A cloração não era um conceito novo. Na verdade, John Snow usara o cloro na epidemia de cólera em Londres em 1854. Mas havia um problema. Embora fosse amplamente aceito que o cloro poderia matar bactérias, o processo ainda era pouco compreendido. O cloro não era apenas um poderoso purificador, mas também um poderoso veneno - capaz de matar seres humanos se não fosse usado exatamente nas quantidades certas. Enslow e Wolman forneceram a solução de que precisavam. 
A dupla desenvolveu uma fórmula precisa para usar no abastecimento de água da cidade de cloração - uma fórmula que poderia ser aplicada com precisão a qualquer fonte de água. Enslow e Wolman analisaram todos os fatores relevantes, incluindo acidez, bactérias, pureza, bem como fatores relacionados ao paladar. Seu método forneceu os primeiros padrões científicos rigorosos pelos quais a cloração poderia ser controlada de maneira uniforme e segura. 
Mas a descoberta de 1919 foi apenas o primeiro passo no processo. Embora o processo tenha sido um grande avanço na saúde pública, sua aceitação foi lenta. As autoridades da cidade ainda estavam receosas de adicionar um veneno conhecido ao seu abastecimento de água municipal. Mas, no final, o processo de cloração foi adotado em larga escala e, em 1941, 85% de todos os sistemas de água americanos, utilizavam a cloração para purificar seus suprimentos.
A Damarfe Produtos Químicos Ltda, distribuidora exclusiva dos produtos Neoclor, desde 1994 vem desenvolvendo produtos para limpeza e purificação para diversos segmentos; Hospitais, Indústrias, Clubes, Academias, Tratamento de Água de Consumo, Caldeiras, Torres de Resfriamento, Efluentes, Granjas, Frigoríficos, Matadouros, Usinas de Álcool e Açúcar.  
Trabalhando com produtos com alto poder de ação.
Atualmente contamos com mais de 2.000 parceiros em todo território brasileiro, experiência de mais de uma década, além disso, podemos nos orgulhar em oferecer aos clientes excelência no Atendimento, Produtos e Logística. 

Deivid Romero / Representante Comercial | 55 11 99976-3074  | comercial04@damarfe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário