sábado, 2 de maio de 2020

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 02/05/2020

Rui, o vidente

O governador Rui Chaves falou, em entrevista, que a primeira compra que fez de respiradores "foi há 120 dias". Ou ele é vidente e adivinhou que haveria uma pandemia em março ainda em dezembro, ou está mentindo sem ficar corado. Ficamos com a segunda opção.

Ruim o irresponsável

Se Rui já sabia que ia ter uma pandemia, então foi irresponsável e precisa ser punido por patrocinar festas de reveillon e carnaval por toda a Bahia. Se não sabia, está mentindo sobre a compra "há 120 dias". Na verdade, ele demorou para fazer a primeira compra.


Aglomerou do lado de fora

ilheus A decisão de muitos prefeitos, em proibir o atendimento dentro dos bancos, limitando a poucas pessoas por vez, é inútil e foi desmoralizada pelo ajuntamento de pessoas do lado de fora. Em Itabuna e Ilhéus, a porta dos bancos e lotéricas parece fila antiga do INSS.

Até assaltante usa

Pelo menos a máscara já foi aceita e quase todo mundo que está na rua usa uma. Claro que tem gente com a máscara pendurada no pescoço, como se isso fosse proteger o "gênio" do virus. Mas a coisa "pegou" de vez em Itabuna. Até os assaltantes estão usando...



Prioridade é outra

A Bahia foi o estado mais violento do Brasil neste ano, com o dobro de homicídios do segundo colocado. Foram mais de 900 pessoas assassinadas. Mas o governador Rui Chaves quer que a PM se concentre em perseguir quem estiver na rua sem máscara...

A cara de pau oficial

Faz successo nas redes sociais o vídeo que lembra as declarações e ações dos governadores, que hoje criticam Bolsonaro por ser "irresponsável", no início da pandemia do coronavirus. Eles diziam que era "só uma gripezinha" e promoveram o Carnaval sem pudor.

Rodinha de Neto, Maia, Dória

Na época em que bancou festas de carnaval em todo o estado, Rui Costa já sabia da pandemia e a OMS fazia os mesmos alertas de hoje. O mesmo vale para Dória (SP) e Witzel (RJ). Dráuzio Varela chamava de "gripezinha". Dória, ACM Neto e Rodrigo Maia fizeram dancinha no carnaval de Salvador.



Só chega atrasada

Demorou para a Settran de Itabuna perceber o que todos já tinham visto: a fila de carros estacionados na avenida do Cinquentenário, de uma ponta à outra, dos dois lados, mesmo com o comércio fechado. A Settran enfim vai fechar o local para carros.

Mistério dos fantasmas

Uma pergunta que fica é onde os donos de todos aqueles carros estavam ao longo do dia, já que as lojas estavam fechadas? A suspeita é de que estavam dentro delas, talvez para tomar conta e evitar arrombamentos, talvez vendendo na surdina.

Manobra esquisita

Rui Chaves anunciou "mais de 100 leitos" para Ilhéus e Itabuna mas, nos bastidores, decidiu transferir doentes de covid das duas cidades para Conquista. Se é assim, então os "100 leitos" são outra mentira? A Sesab tem nota "desmentindo", mas ela já tinha confirmado antes ao Blog do Anderson.

Conta que não fecha

Itabuna tem mantido 24 pessoas internadas e Ilhéus outras 9, ou seja, 33 no total, que podem ser acomodados com sobra nos 62 leitos disponíveis hoje. Se além deles o governo vai montar outros 100, por que vai precisar transferir pacientes para Conquista?



Tiranete da Bahia

rui chaves Definitivamente baixou o espírito de Hugo Chaves no governador da Bahia. Primeiro Rui "Chaves" ameaçou "trancar" Itabuna e Ilhéus, como se a população fosse gado no curral. Agora "proibiu" todas as cidades de fazer festa de São João ou São Pedro.

Sugerir sim, impor não

Ele não recomendou, nem negociou com os prefeitos, simplemente deu a ordem como Chaves fazia. E não importa se a cidade nunca teve casos de coronavirus (288 cidades não tem nenhum). Ninguém acha sensato fazer São João, mas não dá para engolir imposição.



Matemática petista

"Você precisa de 5% para leitos de UTI. Então, para ocupar os 10 leitos, vai precisar de 100 pessoas simultâneas com a doença", disse o governador Rui Chaves que, pelo jeito, faltou às aulas de matemática. 5% de 100 é 5. Desenhei, governador?

No pasarán!

O governador Rui Chaves continua querendo transformar a Bahia numa sub-Venezuela. Agora quer usar o Exército para perseguir quem estiver na rua em Ilhéus e Itabuna sem algum motivo aprovado por ele. A medida, inconstitucional, pode custar o mandato...



Comunista sem alma

A Setre, comandada por um "comunista nutella", não poderá usar seu milionário orçamento neste ano. Podia já ter tomado a iniciativa de distribuir o dinheiro como ajuda para as milhares de pessoas que atuam no setor mas estão sem esporte, sem trabalho e sem renda.

Marão sob fogo cruzado

O anúncio do prefeito de Ilhéus, Marão, o Apelão, de que vai mandar prender quem estiver nas ruas, além de ilegal e confissão de derrota, revoltou todo mundo, de pastores ao ex-prefeito Jabes Ribeiro, que criticou a não instalação de barreiras sanitárias, como fez Itacaré com sucesso.



Lembrando o exemplo

Jabes lembrou ainda que, quando passou por crises na prefeitura, reduziu o próprio salário em 40% naquele período, coisa que Marão nem pensa em fazer. "Se o prefeito não dá o exemplo, o cara que está isolado em casa vai dizer o que? Só eu tenho que sofrer?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário