domingo, 2 de fevereiro de 2020

Segurança Pública precisa se tornar uma prioridade urgentíssima para este governo


Resultado de imagem para segurança publica charges"
Charge do Gilmar Fraga (Arquivo Google)
José Carlos Werneck
A Segurança Pública atualmente pode ser chamada, sem ironia alguma, de Insegurança Pública. Para isso não precisamos consultar estatísticas. Basta sair às ruas, ou mesmo ficar em casa, pois nem no recesso do lar as pessoas se sentem tranquilas. A solução para os problemas da implantação de uma política eficaz de Segurança Pública, passa necessariamente por duas fases.
A principal delas compreende a implantação de medidas de médio e longo prazo, como moradia, educação, geração de empregos e tudo que possa minorar a abissal desigualdade social brasileira.
DISTRIBUIR RENDA – É visível aos olhos de qualquer um a perversa distribuição de renda, que impede o acesso de milhões de brasileiros ao básico no que diz respeito à Moradia, Educação e Saúde.
Também é essencial que se proceda a uma urgente reforma no Sistema Penitenciário, separando os condenados de acordo com a gravidade dos delitos por eles cometidos. Nosso sistema prisional não recupera ninguém. Ao contrário o condenado sai pior que entrou.
Mas a curto prazo é igualmente necessário e extremamente urgente que se tomem soluções para que a população possa ter segurança ao sair às ruas.
SEMPRE NA DEMOCRACIA – Sempre fui defensor da ideia de que não há saída fora da Democracia e de que quaisquer soluções de força são sempre um retrocesso na vida de um país, mas o Brasil não merece o que está acontecendo e os brasileiros, pagadores de impostos, menos ainda!
As instituições, bem como a ordem jurídica, devem ser respeitadas e constituem em uma preciosa garantia para todos os jurisdicionados.
Temos de devolver à população o mais elementar dos direitos: o de ir e vir. As ruas e o espaços de lazer têm de ser devolvidos aos cidadãos com máxima urgência, porém, infelizmente, sucessivos governos não tomaram providência alguma, para que isso acontecesse.
CONTRADIÇÕES  – Todos se escandalizam, e com justa razão, quando um motorista embriagado, pego numa blitz, desacata uma autoridade, mas vemos atualmente um significativo número de pessoas protestando contra a execução de uma ordem de prisão perfeitamente legal emitida por um juiz de Direito, no legítimo exercício de suas funções.
Mais preocupados ainda ficamos quando as autoridades civis constituídas de uma nação muitas vezes têm uma dificuldade monumental, incompreensível, demorada e quase intransponível, para conseguir fazer cumprir um mandado de prisão, emitido por juiz, hipótese totalmente incabível em qualquer país civilizado!
Isso só gera revolta entre a população brasileira, constituída, em sua maioria, por pessoas ordeiras, trabalhadoras e cumpridoras de seus deveres.
AVENTUREIROS – Essa justa e compreensível revolta só faz se multiplicarem as candidaturas a cargos eletivos de aventureiros, “salvadores da pátria “e outros elementos altamente nocivos à Democracia.
Já vimos isso, em passado não muito distante, e sofremos muito com essas opções heterodoxas, confusas e mentirosas.
Este triste cenário é muito assustador e por esse motivo somos obrigados a acreditar que o Poder Civil, no Brasil de hoje, encontra-se totalmente falido e está mais que na hora de convocarmos pessoas realmente responsáveis e comprometidas com um trabalho sério e honesto para restaurar a Ordem e a Segurança Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário