quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Produções de cinco estados movimentam a programação cinematográfica da 23ª Mostra Tiradentes


Nesta quinta (30), a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta uma seleção de curtas e longas-metragens em cinco sessões para todos os gostos e públicos, sejam estudiosos da Sétima Arte, turistas e moradores da região.
A partir das 16h30, no Cine-Tenda, a Mostra Panorama, que tem como objetivo dar um sobrevoo na produção de curtas brasileiros realizados em 2019, exibe a Série 5 com produções de quatro estados. A sessão apresentará os curtas “Entre nós e o mundo” (SP), de Fabio Rodrigo; “Julho” (GO), de Danilo Daher e Daniel Calil; “A viagem do seu Arlindo” (ES), de Sheila Altoé; “Rua Augusta, 1029” (SP), de Mirrah Iañez; e “Mãtãnãg, a encantada” (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho.
Também no Cine-Tenda, às 18h, pela Mostra Olhos Livres, o público poderá conferir a pré-estreia nacional de “Fakir” (SP), dirigido e roteirizado por Helena Ignez. O documentário da atriz e diretora homenageada na 20ª Mostra, em 2017, retrata o sucesso do faquirismo no Brasil, América Latina e França, se estendendo a filmagens atuais de artistas contemporâneos que mantêm viva essa arte em performances e shows.
Em seguida, serão exibidas duas sessões, com pré-estreias mundiais da Mostra Aurora, competitiva que destaca diretores e diretoras que realizam suas primeiras obras em longa-metragem. Às 20 horas, será exibido “Pão e gente” (SP), filme que tem roteiro e direção de Renan Rovida. A produção em preto e branco apresenta despossuídos num ensaio pelo pão de cada dia.
E às 22h, “Mascarados” (GO), dirigido e roteirizado por Marcela Borela e Henrique Borela, será projetado no Cine-Tenda. O filme conta a história de quatro jovens trabalhadores de uma pedreira que lidam de maneiras diferentes com a exploração do trabalho.
Documentário na Praça 
Para encerrar a programação cinematográfica desta quinta, às 21h, o Cine Copasa na Praça exibe “Mães do Derick” (PR), documentário assinado por Dê Kelm, em pré-estreia nacional. O longa-metragem coloca em destaque Thammy, que é mãe de Derick, Bruna, Chiva e Ana. Ao som da trilha sonora do grupo Taiobas, o documentário acompanha essa família que constrói com as próprias mãos seu lugar no mundo. Após a sessão, a diretora participa de debate com o público, com a mediação da curadora Lila Foster (DF). 
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas, curtas e um média – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de 113 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, 53 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas. 
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
Na Web: www.universoproducao.com.br No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentesNo Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço
23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, PETRA, COPASA, CEMIG,  CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: Sesc em Minas
Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, CANAL CURTA, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO


LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílico da Gama
Espaço Cultural Aimorés

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Jihan Kazzaz – jihan@etccomunicacao.com.br 
Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br |Pollyanna Alcântara – assessoria@etccomunicacao.com.br
Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br
Produção de textos: Marcelo Miranda


Imagens relacionadas
Mostra Tiradentes - Cine Copasa na Praça_
Mostra Tiradentes - Cine Copasa na Praça_
Foto_Leo_Lara
baixar em alta resolução

23a Mostra Tiradentes - Cine Copasa na Praça
23a Mostra Tiradentes - Cine Copasa na Praça
Foto_Leo_Lara
baixar em alta resolução

Pão e Gente - Mostra Aurora –
Pão e Gente - Mostra Aurora –
Foto Giovanna Pezzo-Divulgação
baixar em alta resolução

Mascarados - Mostra Aurora -
Mascarados - Mostra Aurora -
Foto Wilssa Esser - Divulgação
baixar em alta resolução



ETC Comunicação

Luciana Anunciação
jornalista
luciana@etccomunicacao.com.br
(31) 2535-5257 Ramal 20 / (31) 99742-7874

Nenhum comentário:

Postar um comentário