Bloqueio de telemarketing já está em vigor
JORNAL A REGIÃO
desde esta quinta-feira, 2, a partir de quando os aposentados e
pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de
crédito consignado podem se cadastrar no serviço “Não Perturbe” dos
bancos. Para isso, é preciso cadastrar no site do serviço os telefones
fixos ou móveis vinculados ao número do CPF.
O bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento, quando os bancos
que aderiram ao sistema param de fazer chamadas com as ofertas. 23
bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação
promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação
Brasileira de Bancos (ABBC).
Segundo a Febraban, as instituições financeiras que aderiram à
iniciativa correspondem a cerca de 98% da carteira de crédito do país.
Uma vez feito o cadastro, o bloqueio de chamadas abrange também os
correspondentes bancários, ampliando o alcance da medida.
Além do Não Perturbe, outras medidas de autorregulação do crédito
consignado incluem a criação de uma base de dados para o monitoramento
de reclamações, que contabilizará as queixas feitas nos canais internos
dos bancos, no Banco Central ou através da plataforma consumidor.gov.br
Também serão contabilizadas as ações judiciais e feito um mapeamento da
governança e da gestão de dados de correspondentes bancários, com o
objetivo de produção de um índice de qualidade a ser divulgado pela
Febraban e a ABBC a partir de fevereiro.
Nível de qualidade
“Teremos um termômetro de qualidade da atuação do correspondente, e com
base no indicador de reclamações, os bancos irão adotar medidas
administrativas, que vão desde advertência, suspensão, até o fim do
relacionamento com o correspondente”, disse Amaury Oliveira, diretor de
autorregulação da Febraban.
No caso de infração por parte de um correspondente, os bancos são
obrigados a aplicar sanções, caso contrário ficam sujeitos a multas que
variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão. O aposentado ou pensionista deve
também ficar atento a fraudes.
No momento do cadastro, a plataforma do serviço “Não Perturbe” ressalta
que não possui aplicativos para smartphones, não envia email com
arquivos executáveis nem solicita dados pessoais ou bancários
diretamente aos usuários. Com Diário do Poder.
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