quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Dezembro vermelho: Museu da Diversidade oferece programação gratuita com foco na conscientização e combate à Aids


Nos dias 04/12 e 05/12, o MDS exibe o Curta-metragem "DIA 1" e conta com sessões de bate-papo com membros da UNAIDS e autores de obras literárias que abordam o convívio com o HIV.
O mês de dezembro é marcado pela luta contra a Aids no mundo. O período foi escolhido em razão do Dia Mundial contra a Aids, que é celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro. O objetivo da campanha é estimular o debate sobre a prevenção, tratamento e necessidade de acabar com a discriminação e desinformação. E para ampliar o debate sobre um assunto da tamanha importância, o Museu de Diversidade Sexual de São Paulo oferece uma programação gratuita com foco na conscientização e combate à Aids.
Na quarta-feira, 04/12, às 19h, o MDS exibe o Curta-metragem “DIA 1”. A produção aborda a história de Luan, autor do livro “Uma Vida Positiva”, que durante uma entrevista, recorda-se do ano de 2009, momento em que recebeu seu diagnóstico positivo para HIV. O curta mostra as decisões importantes que levaram Luan a seguir em frente e conta com duração de 13 minutos. Após a exibição, será realizada um bate-papo com Rafael Bolacha e Silvia Almeida, ambos representando a UNAIDS, programa das Nações Unidas que ajuda nações no combate à Aids, sobre a descoberta do diagnóstico e apresentação do projeto “Deu positivo, e agora?”.
Já na quinta-feira, 05/12, às 19h, o espaço conta com o bate-papo Vidas Positivas - Relatos na Literatura. A mesa de conversa conta com diversos autores que produziram obras sobre o tema para compartilhar informações de suas experiências. A conversa será mediada pelo professor João Nemi Neto, da Universidade de Columbia, e conta com as presenças de Rafael Bolacha, autor do Livro “Uma Vida Positiva”, Thais Renovatto, autora do Livro “5 Anos Comigo”, Alan Leite e Filipe Trindade participantes do livro “Manual de SobrevHIVência” e integrantes da Sociedade Civil Anima e Ricardo Sobhie Diaz, Médico Infectologista.
SERVIÇO
Curta-metragem “DIA 1” e bate-papo com com Rafael Bolacha e Silvia Almeida da UNAIDS
Local: Museu da Diversidade Sexual
Dia e horário: 04/12, quarta-feira, às 19h
Entrada Gratuita
Sinopse: Após o lançamento do livro “Uma Vida Positiva”, Luan, durante uma entrevista, recorda-se do ano de 2009, momento em que recebeu seu diagnóstico positivo para HIV. O andamento daquele dia inflado de medos, aflições e questionamentos tendo como suporte os dois amigos Natália e Leonardo. Decisões importantes que o levaram a seguir em frente. Baseado em uma história real. Duração: 13 minutos.
Bate-papo Vidas Positivas - Relatos na Literatura
Local: Museu da Diversidade Sexual
Dia e horário: 05/12, quinta-feira, às 19h
Entrada Gratuita
Informações sobre os participantes:
Rafael Bolacha - Autor do livro "Uma Vida Positiva"
Lançado em 30 de novembro de 2012 pela Editora Cidade Viva, o livro passou por eventos na Livraria da Travessa do Rio, FNAC Pinheiros em São Paulo e Paraler Megastore em Ribeirão Preto-SP. Com uma boa repercussão que garantiu entrevistas em mídias como Rádio, TV, Revistas e Jornais, o livro foi conquistando espaço pelo seu tema e proposta onde busca, a partir de relatos pessoais, humanizar o contexto do HIV no Brasil.
Thais Renovatto - Autora do Livro “5 Anos Comigo”
Em 5 anos comigo, Thais Renovatto passa a limpo sua impressionante história, mantendo sempre um tom irreverente e agradável. Do assustador momento do diagnóstico do HIV à euforia ao perceber que aquilo não a impediria de ter uma vida saudável e feliz, Thais faz um relato ímpar e corajoso sobre um assunto que ainda é tabu para muitas pessoas, e apresenta nestas páginas um verdadeiro manifesto contra o medo e o preconceito.
Sociedade Civil Anima – Alan Leite e Filipe Trindade participantes do livro “Manual de SobrevHIVência”
O Livro nasceu na Associação Civil Anima, uma ONG/Aids educacional, da cidade de São Paulo. Nesta segunda publicação realizada pela ONG Anima, um grupo de 13 jovens aceitou o desafio de escrever sobre uma doença que atinge milhões de pessoas em todo mundo, a Aids. A proposta da publicação deste “Manual” é levar informação, reflexão, conhecimento. Os próprios jovens pesquisaram e elaboraram todo o conteúdo: as ilustrações, as pesquisas, os questionários, os depoimentos, as dicas.
Ricardo Sobhie Diaz – Médico Infectologista e Autor do Livro
O livro conta a história de algumas pessoas infectadas pelo HIV, dentre elas as primeiras a viver com o vírus no Brasil e no mundo. Fala sobre a origem do vírus e alguns bastidores da ciência que investiga a epidemia, o ego dos cientistas e autoridades envolvidas nessa luta. Aborda a interação íntima entre o vírus e o hospedeiro humano. Uma forma de entender o passado para construir o futuro.
João Nemi Neto – Professor na Universidade de Columbia
João possui doutorado em Estudos Hispânicos e Luso-Brasileiros pelo Graduate Center, CUNY. Dá aulas de língua-portuguesa e suas literaturas na Columbia University em Nova York. É membro/pesquisador dão GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – USP. Sua escrita e performance aparecem como João Maria Cícero em algumas obras entre elas: Corpo(s), integrou o coletivo de escritores latino-americanos para o livro The US without us e Tente Entender o que tento dizer. Poesia HIV/AIDS organizado pelo poeta Ramon Nunes Melo.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual tem como objetivo garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBTQI+. Primeiro museu da América Latina relacionado à temática, o MDS foi criado por meio do Decreto 58.075, de 25 de maio de 2012, vinculado à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O MDS, que conta com um acervo de 7 mil itens físicos e 70 mil materiais digitalizados, valoriza a importância da diversidade sexual na construção social, econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. A Amigos da Arte faz a concepção, gestão e manutenção do espaço que está localizado na estação República do Metrô.
Saiba mais em: (http://www.mds.org.br/)
Conheça também as redes sociais do Museu da Diversidade:
Instagram: https://www.instagram.com/museudadiversidadesexual/
Facebook: https://www.facebook.com/museudadiversidadeoficial
Twitter: https://twitter.com/mus_diversidade
YouTube: https://www.youtube.com/museudadiversidadesexual
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte é uma Organização Social (OS) de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da OS, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Museu da Diversidade Sexual, ambos na capital de São Paulo, e o Teatro Estadual de Araras.
Saiba mais em: amigosdaarte.org.br
Conheça também as redes sociais da Amigos da Arte:
Instagram: instagram.com/amigosdaartesp
Facebook: facebook.com/amigosdaartesp
Twitter: twitter.com/amigosdaartesp


Imagens relacionadas
Capa do livro
Capa do livro "Uma Vida Positiva"
Divulgação
baixar em alta resolução

Capa do livro
Capa do livro "Uma Vida Positiva"
Divulgação
baixar em alta resolução
Informações para a imprensa

i4u Agency
Sandro Silva
tate@i4uagency.com.br
mel@i4uagency.com.br
(11) 2309-8700
____________________________________

i4u Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário