sábado, 2 de novembro de 2019

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias de Salvador


Substâncias foram encontradas nas Praias de Ondina, Amaralina, Corsário, Pituba, Praia do Flamengo, Stella Maris, Paciência e Ipitanga, na sexta-feira (1°)

Tribuna da Bahia, Salvador
02/11/2019 17:14 | Atualizado há 29 minutos
   
Foto: Reprodução/TV Bahia

As manchas de óleo que atingem o mar do Nordeste voltaram a aparecer em praias de Salvador. Segundo informações da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), foram encontradas as substâncias nas Praias de Ondina, Amaralina, Corsário, Pituba, Praia do Flamengo, Stella Maris, Paciência e Ipitanga, na sexta-feira (1°).
De acordo com a Limpurb, até o momento, já foram retiradas mais de 110 toneladas de óleo das praias da capital baiana. Só na última sexta, foi encontrado 1 tonelada de óleo em Stella Maris.
Na Praia do Flamengo, muitos voluntários se juntaram na manhã deste sábado (2) para retirar pequenos fragmentos que estão na areia.
"Desde ontem [que ele retira óleo], porque eu trabalho. Ontem tinha uma quantidade maior e hoje são pequenos fragmentos que acabam poluindo o mar, a areia e os banhistas. A gente pede a colaboração de todos, porque a praia é pública", disse um voluntário.
Neste sábado, a Marinha informou que pequenos fragmentos de óleo foram detectados em Abrolhos. Desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região — berço de baleias-jubarte e de espécies raras de corais.
Um vídeo divulgado pelo Marinha mostra pequenas manchas no mar. Segundo ela, o órgão que fez a a remoção desses fragmentos na Ponta da Baleia, em Caravelas, e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos, foi o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA). Ele é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário