segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Obesidade no Brasil cresceu 67,8% em 12 anos


Crescimento da obesidade foi maior em adultos de 25 até 44 anos, diz estudo

Tribuna da Bahia, Salvador
28/10/2019 13:37 | Atualizado há 28 minutos
   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Por: Poliana Antunes

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Os dados mostram, ainda, que nos últimos treze anos, saiu de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. O Brasil nos últimos três anos apresenta taxa estáveis da doença. Desde 2015, a prevalência de obesidade se manteve em 18,9%. Contudo, ao mesmo tempo, a pesquisa aponta que a população passou a adquirir hábitos mais saudáveis.
Em 2018, os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens, 18,7%.
O cirurgião bariátrico Erivaldo Alves, diretor do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), explica que o levantamento também registrou crescimento considerável de brasileiros com sobrepeso (excesso de peso). Mais da metade da população brasileira, 55,7%, sofre de excesso de peso. “A obesidade é uma doença crônica que impacta na expectativa e na qualidade de vida das pessoas”, afirma o cirurgião.
ALERTA
O sedentarismo é o quarto maior fator de risco para doenças crônicas como a obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Visando alertar a população sobre os riscos e estimular a atividade física e os hábitos saudáveis para prevenção e combate à obesidade e ao sobrepeso, o NTCO realizou ontem (27), no Dique do Tororó, a XII Caminhada no Movimento contra Obesidade. O evento integrou as comemorações pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, comemorado no dia 11 de outubro.
A equipe do NTCO sempre engajado com as causas sociais realiza também, desde 2013, o desfile da “Miss Bariátrica”, que celebra a vida das mulheres que recuperaram a saúde e conquistaram autoestima depois da cirurgia bariátrica. O evento surgiu do diálogo entre o Núcleo e seus pacientes.
O cirurgião Leonardo Vinhas propôs a realização de um desfile que funcionasse como espaço de socialização e celebração de conquistas pessoais. Desde então, anualmente, o NTCO organiza o evento aberto a todas as mulheres que desejam compartilhar suas vivências.
De acordo com o Núcleo, a obesidade mórbida é uma doença multifatorial que acarreta prejuízos graves à saúde e apesar do aumento do número de obesos no mundo, a cirurgia bariátrica ainda é cercada de tabus. “Miss Bariátrica tem o objetivo de promover um estilo de vida saudável, com a adoção de novos hábitos e exaltação do amor-próprio”.
A 7ª edição do Miss Bariátrica acontece no dia 13 de novembro no Teatro SESC Casa do Comércio. Como nas edições anteriores, os ingressos da noite de desfiles são limitados e se transformam em doações para instituições beneficentes. Miss Bariátrica é beleza que faz bem.
Outro evento que o NTCO realizará é o 2º Torneio de Futebol NTCO. Pacientes e colaboradores disputam o troféu organizado em quatro times: Amigos de Dr. Adriano Rios, Amigos de Dr. Erivaldo Alves, Amigos de Dr. Leonardo Vinhas e Colaboradores e amigos do NTCO. O evento acontece no dia 26 de janeiro na Associação Atlética da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário