segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A importância das certificações no mercado alimentício


Selos atestam processo de produção de produtos do início até o consumidor final
A cadeia produtiva de alimentos está cada vez mais na mira dos consumidores e um dos principais norteadores são as certificações. A Korin, empresa que produz e comercializa linhas orgânicas e sustentáveis de origem animal e vegetal como frangos, ovos, carne bovina, arroz, café, mel, entre outros, é pioneira no Brasil na produção de frangos e ovos livres de antibióticos e sempre teve a preocupação em evidenciar os certificados nas suas embalagens. Essa é uma das razões que levaram a marca ser a mais conhecida de orgânicos do Brasil, segundo pesquisa com consumidores, encomendada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e publicada pelo jornal Valor Econômico no dia 07 de junho de 2017.
Para o diretor superintendente da marca, Reginaldo Morikawa, a Korin segue a missão da Agricultura Natural, que é voltada para a sustentabilidade. “A Korin produz e comercializa alimentos que promovem a saúde e o bem-estar do consumidor, assim como a prosperidade do produtor, utilizando métodos produtivos que, gradativamente, concretizam a Agricultura Natural, preconizada por Mokiti Okada, através de um modelo ambiental, social e economicamente sustentável”, informa Morikawa.
Entre as certificações conquistadas pela Korin, estão o selo Certified Humane Brasil, que garante que a criação animal cumpra um protocolo rígido de bem-estar animal, incluindo regras como nutrição equilibrada, abrigos, áreas de repouso e espaço adequado para manifestação dos comportamentos naturais de cada espécie. A empresa foi a primeira no Brasil a receber a certificação, no ano de 2012.
Os Frangos e Ovos recebem o selo WQS, que atesta que os animais são criados livres de qualquer tipo de antibiótico e ingredientes de origem animal na ração, de acordo com as Normas para Produção, Abate e Controle Laboratorial de Frango Certificado Alternativo da Associação da Avicultura Brasileira – AVAL.
Os frangos orgânicos, bovinos, ovos orgânicos, mercearia, sementes e insumos agrícolas apresentam a certificação Produto Orgânico Brasil, que refere-se à maneira pela qual os produtos agrícolas são cultivados e processados. Ela diz respeito a um sistema de produção, transformação, distribuição e vendas que garante aos consumidores que os produtos mantêm a integridade orgânica que começa na unidade de produção.
Já o selo “Aqui tem Agricultura Familiar”, presente no arroz orgânico, identifica que este é um produto de origem, majoritariamente da agricultura familiar, que promovem a inclusão econômica e social de pequenos agricultores, gerando mais empregos e renda no campo.
O café da linha sustentável da marca tem a certificação mundial, Rainforest Alliance Certified, que engloba produtos agrícolas focados em sustentabilidade. Para possuir o selo, a produção deve cumprir diversas exigências, como coletar e destinar adequadamente os resíduos, conservar os recursos naturais e garantir direitos e bem-estar aos trabalhadores rurais, dentre muitas outras.
A tilápia ostenta o BAP - Best Aquaculture Practices, selo que garante que toda a produção atenda a rigorosos critérios de sustentabilidade, seja um alimento seguro e promova o bem-estar social de toda a cadeia produtiva.
A empresa também é associada à AVAL – Associação Brasileira de Avicultura Alternativa, que objetiva fortalecer a representatividade dos produtores perante o Ministério da Agricultura, entidades de classe da avicultura e o público consumidor, concretizando ações de defesa da qualidade dos produtos e assegurando a seriedade e credibilidade dos sistemas de produção.
E por fim, o selo Eu Reciclo - Metodologia adotada para a redução dos impactos das embalagens no meio ambiente, onde a Korin reporta ao projeto a massa de embalagem colocada no mercado e calcula-se uma porcentagem deste impacto, que é repassado a cooperativas e profissionais de reciclagem que realizam a reciclagem da massa equivalente à de embalagens descartadas, totalizando 25% das embalagens utilizadas pela marca.
Com todos esses selos, a Korin tem a missão de informar a qualidade de seus produtos, já que alimentos orgânicos protegem a saúde humana, a qualidade da água e outros recursos naturais; restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal, qualidade esta assegurada por um selo de certificação.
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