terça-feira, 27 de agosto de 2019

Voluntariado corporativo reforça papel social de empresas no Brasil

Japan Tobacco International

Uma iniciativa da Japan Tobacco Internacional (JTI) criou o Programa Voluntários do Bem, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e social das comunidades em que a empresa está inserida
Quanto mais pessoas envolvidas em causas, mais amplificada se torna a mensagem de que é preciso cooperar para criar um mundo melhor para todos. No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, data que valoriza iniciativas desse tipo em todo o país. O voluntariado corporativo tem sido uma opção para quem, mesmo com a rotina corrida do dia a dia, quer contribuir com algum projeto ou causa social. A iniciativa, que antes era exclusivamente uma atividade individual, ganha mais espaço nas corporações em forma de coletivos.
O voluntariado empresarial chegou ao Brasil apenas em 1998, mas hoje o país já é um dos que mais investe nisso em toda a América Latina. O Índice Global de Solidariedade (World Giving Index) publicado pela Charities Aid Foundation, nos mostra em sétimo lugar em um ranking de 144 países com pessoas envolvidas em ações. O estudo sobre Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril de 2019, revelou que 7,2 milhões de pessoas exerceram alguma atividade voluntária em 2018. 
De acordo com as Nações Unidas (ONU), o trabalho voluntário contribui tanto na esfera econômica, como na social, e ajuda a construir uma sociedade mais coesa por meio da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. As empresas têm levado a sério o tema responsabilidade social. Mostram-se atentas e em busca de alternativas que contribuam com a sociedade. Além de ajudar pessoas e comunidades, a atuação social causa engajamento e promove o desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário.

Compartilhando conhecimento e recursos
A JTI é uma dessas empresas que encontrou no voluntariado corporativo mais uma forma de se relacionar com as comunidades em que está inserida em todo o mundo. O Programa Voluntários do Bem (PVB) surgiu como uma iniciativa de dois colaboradores e teve apoio da empresa para colocá-lo em prática em Santa Cruz do Sul (RS), onde a multinacional está presente há uma década. A primeira ação do grupo de trabalho foi a Campanha do Agasalho, que arrecadou cerca de duas mil peças de roupas entre maio e junho. 
Recém-lançado, o PVB terá continuidade com outras ações e a ideia é incentivar cada vez mais a participação dos colaboradores, comenta o Diretor de Assuntos Corporativos da JTI, Flavio Goulart. "É gratificante que nossos colaboradores cada vez mais compartilhem conhecimento e experiência com instituições que apoiam causas sociais. Nós apoiamos e incentivamos que isso aconteça porque a JTI acredita que é responsável não apenas pelo desenvolvimento econômico das regiões em que está, mas pelo desenvolvimento social, pelo desenvolvimento das pessoas que por meio de projetos como esse acessam recursos ou conhecimentos capazes de melhorar sua qualidade de vida”, ressalta. 

A Japan Tobacco Internacional 
A JTI é uma empresa líder no setor de tabaco, com distribuição de seus produtos em 130 países. É a proprietária tanto de Winston, a segunda marca de cigarros mais vendida no mundo, quanto de Camel fora dos Estados Unidos, e tem o maior volume de vendas de ambas as marcas. Outras marcas globais incluem a Mevius e a LD. Com a sua internacionalmente reconhecida marca Logic, a JTI também é uma protagonista no mercado de cigarros eletrônicos e, desde 2011, com o Ploom, tem presença na categoria de cigarros aquecidos. Com sede em Genebra, na Suíça, a JTI emprega cerca de 40 mil pessoas e foi premiada como Top Employer Global por quatro anos consecutivos. Em 2018, inaugurou no Brasil a sua primeira fábrica de cigarros da América Latina, com um investimento de mais de R$ 80 milhões em Santa Cruz do Sul (RS). Para mais informações, visite www.jti.com

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Engaje Comunicação
Shalynski Zechlinski
(51) 9 8025-8489



Engaje! Comunicação 

Shalynski Zecklinski
Assessora
shalynski.zechlinski@engajecomunicacao.com 
(51) 98025-8489

Nenhum comentário:

Postar um comentário