segunda-feira, 4 de março de 2019

Mudança do Garcia: camisetas e frases de protesto reforçam tradição irreverente do desfile


Frases como “Lute como uma garota”, “Marielle vive”, entre outras, personalizam os tecidos vendidos no tradicional bloco

Tribuna da Bahia, Salvador
04/03/2019 14:19 | Atualizado há 4 horas e 46 minutos
   
Foto: Tácio Moreira / Metropress

Realizada em toda segunda de Carnaval, a festa tradicional no bloco da Mudança do Garcia é conhecida pelo histórico de irreverência dos seus participantes e, ainda, por ser um momento no qual os foliões aproveitam para produzir manifestações políticas e culturais.
E, neste ano, não é diferente. Faixas e cartazes sobre várias situações que afetam e poderão afetar futuramente o cotidiano das pessoas, como corrupção, Reforma da Previdência, racismo, entre outras, tomam conta do tradicional bairro do Centro de Savador.
Uma das novidades deste ano é a venda de camisetas estampadas com frases de cunho social. Elas estão sendo comercializadas no local pelo aposentado e ex-trabalhador da indústria, Maurício Luz. “Lute como uma garota”, “Marielle vive”, entre outras, personalizam os tecidos vendidos.
Em entrevista ao portal Metro1, ele contou que a ideia surgiu da necessidade de inserir temáticas relevantes também no Carnaval, o que, em sua avaliação, pode ampliar o alcance das discussões.
“Vi a necessidade de trabalhar com temas relacionados à política, racismo, homofobia, porque são coisas que atingem a nossa sociedade. Isso dá lugar e todo o espaço para a reivindicação política e social”, disse.
Para ele, o uso das camisetas personalizadas é uma maneira de as pessoas aumentarem suas indignações. “A situação está cada vez mais aparente e o sistema está aí, tentando esconder. E a população tomando conhecimento de tudo. Tudo aí na frente para as pessoas tomarem conhecimento e se indignarem com essa situação”, pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário