segunda-feira, 1 de outubro de 2018

José Dirceu é um personagem do “antióbvio ululante” de Nelson Rodrigues


Resultado de imagem para jose dirceu
Dirceu diz que o importante é a “tomada do poder”
Pedro do Coutto         
José Dirceu, francamente, é um personagem de Nelson Rodrigues. Apresenta-se como um homem fatal, cuja imagem foi criada pelo grande dramaturgo. Em certas ocasiões, investe-se numa polarização de ideias, polarização que se desenha como alguém capaz de entrar em conflito, sempre divergindo do óbvio ululante. Assim, tornou-se um dos personagens centrais do mensalão, depois do petrolão e agora faz afirmações que só prejudicam o candidato Fernando Haddad, na medida em que anuncia ser questão de tempo a tomada do poder pela sua corrente política.
A edição de sábado de O Globo publica declarações dele, feitas ao jornal espanhol El Pais, nas quais anuncia ser questão de tempo a volta de sua corrente política ao poder. Declaração infeliz que em nada somou para o candidato Fernando Haddad, do PT.
ALÉM DAS URNAS – Vejam bem, Dirceu não se referiu somente às urnas, mas destacou a ocupação do poder, imagem que com razão deixa dúvidas quanto a seu caráter democrático. Além do mais, a posição de Fernando Haddad não tem sido inclinada para a radicalização.
Já o próprio Fernando Haddad tem se referido ao ex-presidente Lula, mas o tom de Dirceu passou por uma sombra que nitidamente reflete uma ameaça à democracia. Sobretudo porque seu principal oponente, Jair Bolsonaro, sequer esconde seu impulso antidemocrático.
Basta ver as afirmações que vêm sendo feitas por seu companheiro de chapa, general Hamilton Mourão. O eleitorado brasileiro, assim, se encontra entre duas ondas totalmente incômodas e preocupantes. Pode-se até dizer que Dirceu e Hamilton Mourão, ao lado de Paulo Guedes tornam-se também personagens no primeiro plano, no qual representam homens fatais, imagem criada por Nelson Rodriques. Mas ficam melhor colocados com antagonistas de si próprios. Talvez Freud explique.
FALAS INSANAS – Paulo Guedes anunciou aumento de impostos. Mourão condenou o 13º salário. Dirceu, certa vez, em um de seus depoimentos à Justiça afirmou não saber explicar como ele poderia viver só com 120 mil reais mensais. Essas colisões com a lógica estão levando os eleitores e eleitoras à tentativa de escolher um candidato que possa representar mais estabilidade ao confronto que tem sua primeira etapa no próximo domingo, 7 de outubro.
Não está fácil encontrar uma terceira via. Entretanto penso eu, o último lance para o primeiro turno será o debate da Globo no dia 4, quinta-feira.
###
UMA VOZ PARA A ETERNIDADE

Ângela Maria viajou para a eternidade. Com uma voz fantástica, uma capacidade de interpretação musical raríssima, neste fim de semana Angela Maria viajou para a eternidade e foi se encontrar com outros intérpretes, artistas inesquecíveis como ela.
Aproveitando a frase célebre de Guimarães Rosa, os artistas não morrem. Ficam encantados.
Vamos continuar ouvindo suas belíssimas interpretações, cheias de emoção e amor. Adeus a essa grande artista.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário