Coleção
“Novos Escuros”, da Risqué, tem cores lindas e nomes divertidos.
“Rainha Da Pista Toda”, “Hoje Só Volto Amanhã” e “Me Solta Que Vou Dar
Show” são alguns
O processo criativo evoluiu junto com as consumidoras e, hoje, coleções que unam cores ligadas às tendências de moda e levem nomes divertidos cativam e causam frisson nos salões de beleza.
Tanto é que as próprias clientes já chegam para as manicures com os títulos pra lá de pitorescos na ponta da língua. “Geralmente, sentem-se atraídas pela proposta. Exemplo, da própria Risqué, é o ‘Leo mandou flores’. Elas brincam: ‘Ah, vou passar esse hoje para ver se o Leo me manda flores’. Isso já na expectativa de algo”, conta Gislane Almeida, designer de unhas do Tom Beauty Studio.
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Quando lançada, em 2015, a coleção do “Leo” (que também tinha André, Guto, João, etc) sofreu críticas nas redes por valorizar atitudes masculinas. No entanto, apesar da repercussão negativa da época, as cores emplacaram. Principalmente o “Leo”, um fúcsia de acabamento cremoso.
Três das cores da coleção da Risqué “Homens que Amamos”. Lançada em
2015, deu o que falar pela homenagem às atitudes tidas como tipicamente
masculinas
Mas, o quê vem antes? Os tons ou os nomes inusitados? De acordo com as marcas, o mapeamento de tendências de cores no Brasil e no mundo é realizado em primeiro lugar.
Mulheres pedem esmaltes nos salões pelo nome
E essa compreensão do perfil das clientes é essencial para fazer uma série bombar e é igualmente um desafio. Afinal, as características das compradoras de esmaltes são diversas.
“Temos desde as jovens que começam a usar a marca na adolescência até as mais velhas, que já têm seus queridinhos”, descreve Lamaziere.
“Lenda colorida”, “Tobogã de arco-íris” e “Pote encantado” são alguns
dos nomes pitorescos da coleção multicolorida “Atrás do Arco-Íris” da
Dailus Color. “O perfil do nosso público consumidor é bem diversificado.
Porém, é livre, irreverente e jovem de espírito”, destaca Carolina
Bertelli, gerente de marketing da marca
Há coleções que têm excelentes resultados de vendas, como é o caso da “Atrás do Arco-Íris”, da Dailus Color. Com 10 cores ligadas ao universo mitológico, algumas como “Baba de Unicórnio” e “Chifre Mágico” sobressaíram.
Para verificar o sucesso de uma tonalidade e a manutenção da mesma na paleta fixa, as marcas têm termômetros para medir a repercussão.
“Checamos o sucesso nas vendas em todos os pontos de vendas físicos e on-line, além da interação com as campanhas e em nossas redes sociais”, destaca Carolina Bertelli, gerente de marketing da Dailus.
Influenciadoras digitais também são relevantes para a marca de cosméticos Dote. “O primeiro indicador são as colaboradoras que, já na manipulação, esboçam opiniões. Contamos com blogueiras e influencers, que recebem os produtos a título de presente, e, quando gostam, divulgam nas redes”, expõe Juliana Furtado, gerente de marketing da empresa.
Da Dote, a coleção “Nude da Cabeça aos Pés”, composta de seis
tonalidades, foi inspirada em um item pelo qual as mulheres são
apaixonadas: sapatos. Em cada vidrinho, o nome de um tipo: rasteirinha,
peep toe, anabela...
Na Mohda Cosméticos, “nenhum esmalte é descontinuado em menos de dois
anos de coleção, por mais que a venda não seja tão significativa”,
revela Marcela Goulart, da equipe de marketing e desenvolvimento
Ícone mundial querida por mulheres de várias idades, Hello Kitty deu
vida à coleção da Dote de esmaltes direcionados exclusivamente ao
público adulto. “Suspiro”, “Sundae” e “Macaron” são alguns dos nomes
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