segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Mar avança e moradores são obrigados a deixarem suas casas

SUL BAHIA NEWS
23/09/2018 - 11h05Por: G1
A Prefeitura de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, começou a demolir, na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, os escombros dos imóveis destruídos pelo avanço do mar, na praia de Cacha Pregos. A medida foi uma recomendação da Defesa Civil da Bahia. O objetivo é evitar acidentes com curiosos no local.
Além da demolição, medidas para evitar o avanço do mar devem ser adotadas pela administração da cidade nos próximos dias. Nos últimos dois anos, a água invadiu cerca de 100 metros da costa. Moradores da região tiveram que deixar o local por conta do risco.
Nesta sexta-feira, os trabalhadores que atuam nos escombros precisaram parar as atividades por um tempo, após a maré subir. O trabalho só foi retomado após a baixa. A equipe usa equipamentos pesados. A demolição foi iniciada pelos imóveis que apresentam maior risco.

Caso

O avanço do mar em Cacha Pregos começou há cerca de 2 anos. Casas, pousadas e outros imóveis foram atingidos pela água.
Com o avanço do mar, os próprios moradores da localidade compraram pedras para criar barreiras contra a água. Eles temem que outros pontos da região também sejam atingidos.
Ainda não se sabe ao certo o que provocou a invasão do mar. No entanto, segundo o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, o aquecimento global pode ser um causador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário