sábado, 1 de setembro de 2018

Deputada alemã é expulsa de plenário por levar bebê


TUDO NEWS
Foto: Deutsche Welle
Nos últimos meses, legisladores mundo afora receberam elogios por levarem os bebês a plenários
Uma parlamentar estadual da Turíngia, na Alemanha, foi convidada a deixar o plenário por ter levado o filho. Madeleine Henfling, do Partido Verde, e tentar participar de uma votação enquanto carregava o filho de seis semanas num sling, também chamado de canguru.
O presidente do parlamento estadual da Turíngia, Christian Carius, disse a Henfling que bebês não são permitidos no plenário, de acordo com as regras processuais.
Ele acrescentou que, para o bem-estar da criança, os parlamentares devem encontrar opções adequadas de cuidados infantis. Atualmente, não há oferta de cuidados infantis no prédio do parlamento estadual da Turíngia, na cidade de Erfurt.
A sessão foi suspensa por 30 minutos, enquanto o comitê parlamentar consultivo debatia a questão. Em seguida, foi dito a Henfling que ela não poderia ficar dentro do plenário com o bebê.
“Sinto-me como uma parlamentar de segunda classe só porque tenho um filho para cuidar”, disse Henfling à DW.
No dia seguinte, Henfling retornou com o filho ao parlamento. Desta vez, no entanto, trouxe a mãe dela para cuidar do bebê enquanto votava.
As regras processuais do parlamento estadual da Turíngia não impedem explicitamente crianças ou bebês de estarem presentes no plenário. No entanto, o presidente do órgão estadual deve aprovar todos os visitantes – e Carius negou o pedido de Henfling.
“Não achava que o presidente Carius fosse ser tão duro e fosse argumentar sobre o bem-estar infantil”, disse a deputada.
O presidente do parlamento estadual propôs prosseguir com o debate quanto a uma alteração do livro de regras processuais. Henfling, porém, disse que ela e seu partido não pretendem mudar as regras parlamentares neste momento, uma vez que isso iria contra a vontade da oposição na Turíngia.
Foto: Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário