terça-feira, 1 de maio de 2018

Sarney se articula para tentar voltar ao poder no Maranhão


Mudança de domicílio eleitoral ocorre 28 anos após início da vida política no Amapá e depois do poder do estado sair das mãos dos MDB

BAHIA.BA
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente José Sarney está se articulando para tentar voltar ao poder no Maranhão, sua terra natal. Após 28 anos domiciliado eleitoralmente no Amapá, ele transferiu seu título para as terras maranhenses, onde é membro de uma das famílias mais ricas do estado.
Embora o político alegue motivos pessoais para seu retorno, de acordo com o Estadão, amigos e colaboradores revelam que Sarney só fala em evitar o esfacelamento de seu clã e tirar “a qualquer custo” o Palácio dos Leões das mãos do governador Flávio Dino (PCdoB) – eleito em 2014 depois de 40 anos de domínio quase ininterrupto do sarneyzismo.
“O que Sarney pensa é em voltar ao poder no Maranhão. Nem é tanto pelo poder em si, mas por uma maneira de dar a volta por cima, de no final não ser um homem derrotado, marginalizado”, disse o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, um dos seus amigos mais próximos. “Dino tem agido com uma agressividade terrível contra os Sarney”, completou.
No Maranhão, Sarney foi governador (1966-1971) e também senador (1971-1985). A filha de Sarney, Roseana Sarney (MDB), que governou também estado em quatro oportunidades e renunciou ao cargo em 2014, 21 dias antes do fim do mandato, anunciou sua pré-candidatura ao governo do Maranhão neste ano.
Já Sarney Filho, atual Ministro de Estado do Meio Ambiente, deve concorrer ao Senado e o neto do oligarca, Adriano Sarney, deve disputar a Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário