quarta-feira, 2 de maio de 2018

Fabricante de guitarras Gibson declara falência


Instrumentos lendários passaram pelas mãos de músicos como Elvis Presley,B.B King e Bob Marley; em 2015, um modelo que John Lennon adorava foi leiloada por US$ 2,4 mi

BAHIA.BA
Foto: Joe Klamar/AFP
Foto: Joe Klamar/AFP

A fábrica de guitarras elétricas Gibson perdeu a luta e decretou falência nesta terça-feira (1º). Os lendários instrumentos marcaram época nas mãos de artistas como Elvis Presley, John Lennon, B.B King, Eric Clapton, George Harroson, Bob Marley e Keith Richards.
A fim de minimizar a situação, a empresa apresentou um plano de continuidade comercial que foi aceito pela maioria de seus credores.
A falência se dá devido uma crise financeira que a Gibson enfrentava há meses, e após um endividamento que a obrigava a pagar – ou refinanciar – R$ 375 milhões em títulos antes de 1º de abril, de acordo com o Estadão.
O grupo que produz, entre outros, o famoso modelo de guitarra Les Paul, foi fundado em 1902 e agora tem sua sede em Nashville, um dos lugares emblemáticos da música nos Estados Unidos.
A Gibson Brands também possui os pianos Baldwin, criados em 1862 e adotados por vários grandes nomes como Igor Stravinsky, Leonard Bernstein, Ray Charles e Dave Brubeck.
Em 2016, uma Gibson Dove de Elvis Presley que ele ganhou de presente em 1969 foi leiloada por 334.000 dólares.
Em 2015, um modelo que John Lennon adorava e utilizou para compor canções dos Beatles como She loves you e All my loving, foi vendido por 2,4 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário