A falta de motoristas profissionais nos Estados Unidos é um problema que tem afetado a economia do país há bastante tempo. Atualmente estima-se uma falta de 100 a 110 mil motoristas profissionais somente nos Estados Unidos, gerando uma reação em cadeia no sistema de transportes. Várias empresas tem centenas de caminhões parados por falta de caminhoneiros.
São várias ideias para aliviar esse problema, mas nessa semana uma em especial chamou a atenção: Dois deputados norte-americanos propuseram a redução da idade mínima para dirigir caminhões em rotas interestaduais. O projeto dos deputados Duncan Hunter e Trey Hollingsworth propõe reduzir de 21 para 18 anos a idade mínima para motoristas profissionais. A idade mínima para obtenção da carteira de motorista nos EUA é de 16 anos para veículos leves e 21 anos para caminhões.
A proposta dos deputados foi extremamente bem recebida pelo líderes da indústria e logística dos EUA. De acordo com os deputados, se jovens podem entrar nas Forças Armadas com 18 anos, também podem receber treinamento para dirigirem um caminhão com a mesma idade.
Os motoristas habilitados nessa categoria seriam obrigados a dirigirem com velocidade máxima de 65 milhas por hora (104 km/h) e deverão ser monitorados constantemente. Com a proposta, jovens recém formados no ensino médio podem optar pela carreira de motorista profissional e terem um salário de cerca de US$ 60 mil (R$ 198 mil) por ano.
Algumas entidades criticaram o plano, por considerarem que o risco em viagens de longa distância com motoristas menos experientes seja maior. De acordo com Henry Jasny, vice-presidente e conselheiro geral da Advocates for Highway and Auto Safety, grupo que atua com segurança viária e redução de acidentes, os jovens levariam mais tempo para conseguirem dominar caminhões de grande porte.
Estudos também mostram que o número de acidentes com jovens entre 18 a 21 anos é maior do que entre a população mais velha. Porém, entidades ligadas ao transporte rebatem essa tese, afirmando que treinamento adequado reduziria os riscos de acidentes e ainda criaria uma nova classe de motoristas, mais jovens e treinados que os motoristas atuais.
De acordo com o projeto, após receberem a carteira de motorista profissional, os jovens deverão ter 400 horas de treinamento teórico e prático e mais 240 horas de direção com um motorista experiente ao seu lado. Após isso, seriam liberados para trafegarem com caminhões especialmente adaptados, com câmeras de segurança, freios automáticos e um dispositivo para evitar velocidades maiores que 65 milhas por hora.
As empresas dos Estados Unidos pressionam pela aprovação do projeto, pois lutam para conseguirem completar as vagas em aberto. A geração atual de motoristas de caminhão tem idade média de 55 anos, com milhares de motoristas se aposentando todos os anos e não há novos motoristas entrando no setor. A American Trucking Associations publicou recentemente um relatório onde afirma que até 2024 o setor de transportes irá precisar de cerca de 1 milhão de novos motoristas para acompanhar a demanda.
Para aliviar o problema, empresas de transporte tem aumentado salários, bônus e prêmios para motoristas antigos e novos motoristas, mas o setor de transporte não consegue competir com outras áreas para atrair jovens por conta de vários fatores, como tempo de serviço, salário mais baixos, viagens longas e tempo longe de casa.
Ainda não há nenhum projeto visando trazer motoristas de outros países para o Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário