terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Bolsonaro estará totalmente equivocado, se seguir o ultraliberal Paulo Guedes


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Imagem relacionada
Afinal, Bolsonaro é nacionalista ou não?
Flávio José Bortolotto
A nosso ver, as ideias do ultraliberal economista Paulo Guedes, não são a melhor opção para desenvolver o Brasil porque levam à extrema desnacionalização e desindustrialização de nossa economia. Nós tivemos todo o Século XIX de ultraliberalismo. Só com D. Pedro II foram 50 anos. Com exceção da época de Ruy Barbosa no Ministério da Fazenda no início da República, e de emergências da Primeira Guerra Mundial, tivemos o mais desbragado liberalismo econômico de estado mínimo, livre-câmbio, moeda supervalorizada etc., e nunca saímos de uma grande fazenda ou roça de café, açúcar e criação de gado. Analfabetismo praticamente total. Com exceção das capitais e partes privilegiadas do Litoral, o grande Interior na mais negra miséria.
Foi com o grande estadista presidente Getúlio Vargas (1930-1945) e (1951-1954) que usou a força do Estado para implantar o modelo nacional-desenvolvimentista-industrial, que acelerou nosso desenvolvimento e nos levou da 80ª economia do mundo para a 8ª.
MAUS GESTORES – Com exceção do grande presidente Vargas, tanto o presidente João Goulart, como a própria revolução civil-militar de 64, e em ponto menor o governo Lula-José Alencar-Dilma, que foram nacional-desenvolvimentistas-industrializantes, por administrarem mal, por excesso de déficit spending, de protecionismo interno (o protecionismo tem que ser externo com o máximo de concorrência interna), e principalmente excesso de endividamento público, tudo isso para “ganhar eleições”, levaram a falência o nacional-desenvolvimentismo-industrializante.
Urge, portanto evitar os erros na administração da política correta “nacional-desenvolvimentista-industrializante” e não voltar ao ultraliberalismo do passado, que nunca tirou nação alguma do subdesenvolvimento e da descapitalização.
ÚNICA SAÍDA – Só com industrialização, com a maioria das grandes empresas com matriz no Brasil, para que desenvolvam tecnologia nacional e apliquem aqui dentro 100% de seus lucros, nos capitalizaremos e daremos um bom padrão de vida para nosso povo.
Se o candidato Jair Bolsonaro partir mesmo para o caminho apontado pelo ultraliberal economista Paulo Guedes, irá para o caminho errado, como a História claramente nos mostra, e terá como recompensa a ruína política.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário