sábado, 24 de fevereiro de 2018

Após 22 anos Fiat Palio chega ao fim


Guilherme Magna | A TARDE SP

Em 2001 o carro foi reestilizado, e depois novamente, em 2003 e 2007. - Foto: Divulgação
Em 2001 o carro foi reestilizado, e depois novamente, em 2003 e 2007.
Divulgação
Em 1996 a Fiat lançou o Palio, com objetivo de “apertar o freio” da Volkswagen, que era líder de vendas com o recém renovado Gol. Agora, após 22 anos, a montadora tirou do catálogo de produtos o Palio e também o Punto. Foram 3 milhões de unidades vendidas no Brasil e fora do país, em mercados emergentes uma vez que nunca foi oferecido na Europa.
Quem entrou no site oficial da fabricante nesta quarta-feira (21), dia do lançamento do Fiat Cronos, percebeu uma pequena mudança gráfica e a ausência dos modelos na linha de produtos. Apesar da exclusão dos dois modelos, a Fiat têm o Argo como substituto comum. Mesmo posicionado acima dos R$ 40 mil, o Argo tem a missão de ser o mais vendido da linha, deixando para os modelos mais baratos como o Mobi e o Uno, a função de carros de entrada.
Segundo a própria Fiat, a Palio Weekend segue no catálogo como último derivado da linha Palio. Mesmo voltada praticamente só a frotistas, a perua representa um tempo em que modelos familiares tinham força no mercado ao lado de sucessos como a Volkswagen Parati da qual levou por vários anos a liderança no segmento.
Reformulação a caminho
A reformulação da marca está apenas começando. A Palio Weekend, Grand Siena e Doblò, ainda presentes, provavelmente serão os próximos a deixar a linha de produção. No caso da perua, a falta de demanda no mercado que hoje busca os utilitários compactos, mesma justificativa do Doblò, serão os responsáveis pelo fim desses modelos. Desses apenas o Grand Siena possui um substituto confirmado, o recém-lançado Fiat Cronos. Oficialmente o Grand Siena foi reposicionado em preço, ocupando a mesma posição do antigo Siena, que foi o sedã compacto mais vendido do país durante vários anos.

Outra parte da reformulação é extinguir o motor 1.0 Fire, presente em algumas versões do Mobi. A intenção é que seu substituto seja o 1.0 três cilindros da família Firefly.

Parte importante da história
o Fiat Palio já foi tão inovador quanto o Argo, quando surgiu em abril de 1996. Com linhas desenvolvidas por Giugiaro que trouxe fluidez e esportividade à linha Fiat, acostumada ao desenho quadrado do Uno, Prêmio e a perua Elba desde os anos 1980, o Palio foi um divisor de águas. Seu desenho era inspirado no Punto de 1994 que tinha lanternas na coluna e desenho fluído. O Palio estreou com motores 1.5 8V e 1.6 16V, posicionado como um hatch equipado. Posteriormente assumiu o 1.0 Fiasa, o mesmo do uno, mas com injeção eletrônica multiponto. Apesar da vasta lista de opcionais, com o tempo as versões básicas é que foram as mais vendidas no catálogo. A perua Palio veio no ano seguinte a estreia, e logo depois o Siena, e em 1998 a pickup Strada que se tornou o mais vendido desbancando a Volkswagen Saveiro. Em 2001 o carro foi reestilizado, e depois novamente, em 2003 e 2007.

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