domingo, 24 de setembro de 2017

Porsche 908-4 Vision: A releitura do clássico das pistas feita por fãs


Dificilmente há alguém que goste de carros e não goste da Porsche. A marca alemã sempre foi referência de desempenho e design, desde o pioneiro 356 e o imortal 911, passando por outras diversas máquinas de corrida que sempre tiveram as linhas esculpidas em nome da performance.
Desenhar um 911 de perfil não é difícil à mão livre, afinal, as linhas em forma de gota permeiam o desenho de muitos há mais de 50 anos. No entanto, um grupo de designers que vive na China, entre eles o brasileiro Marcos Beltrão, que desenvolveu trabalhos para marcas como a Chery, resolveu desenhar o Porsche 908-4 Vision GT. E foi muito além de um simples rabisco que une duas gotas.
Para quem não sabe, Vision GT é um projeto da produtora Polyphony Digital, que assina a série “Gran Turismo” para PlayStation, em que fabricantes são convidados para elaborar automóveis conceituais. O projeto teve início em “Gran Turismo 6” (PS3) e terá sequência em “Gran Turismo Sport”, que fará a estreia no fim de outubro para PS4.</CW> Será a primeira vez que a Porsche terá carros na franquia. O grupo resolveu se criar um conceito inédito com raízes no passado e que poderia fazer parte do jogo.
A Lenda
O 908 foi o quinto carro desenvolvido para provas de longa duração, sendo o terceiro colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1968 e o segundo na edição de 1969 e teve três carrocerias, sendo que as duas últimas eram abertas.
O projeto da equipe preservou as características, como a traseira alongada (long tail), usada para aumentar o arrasto, motor central traseiro, com direito a rotor horizontal, como no boxer 8 cilindros do 908LH, e tomadas de ar sobre os para-lamas traseiro do 907. No entanto, ele recebeu elementos de modelos modernos como o 918 Spyder, como desenho dos faróis e escapamento montado na parte superior do capô.
“Todo o projeto começou com a ideia de criar um 3D para o Alan Derosier, que sempre quis ver seus esquetes nesse formato. Mas quanto mais trabalhávamos, mais íamos gostando do carro e a coisa foi ficando mais séria e o time cresceu. Quando a gente divulgou a primeira versão a repercussão foi incrível. Tanto que o setor de marketing mandou um e-mail para o Alan elogiando o trabalho. Eles perguntaram se tínhamos interesse em divulgar o projeto numa reportagem para o canal da Porsche”, recorda Beltrão, que vive na China.

Água fria
Apesar do reconhecimento da Porsche, que patrocinou a confecção de um modelo em escala 1:4, e toda a repercussão positiva na internet, o 908-4 não ganhará vida em “Gran Turismo Sport”.
“Infelizmente, o carro não vai para ‘GT Sport’. Recebemos um pedido da Porsche para alterar o nome Vision GT, pois é de propriedade da Polyphony Digital. E para usarmos o nome teria que ser um carro oficial. Ficamos chateados, mas ao mesmo tempo surgiram novas propostas e projetos, que pode resultar em miniaturas e quem sabe a inclusão em outros jogos”, explica.
Tomará, pois um trabalho tão incrível não merece ficar estático!

Nenhum comentário:

Postar um comentário