segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Veja como economizar combustível e manter o tanque cheio


Por: Gazeta
27/08/2017 - 13:00

O aumento do imposto PIS/Cofins que incide sobre a gasolina e o diesel já está trazendo reflexos para o orçamento mensal do brasileiro. A saída é buscar alternativas para reduzir o consumo de combustível e poupar dinheiro indo menos vezes ao posto de gasolina.
De acordo com o gerente de serviços da Vitoriawagen da Serra, Susarion Ribeiro, algumas tecnologias e boas práticas na direção ajudam a economizar e a garantir alívio para o bolso.
“Além da mudança de alguns hábitos na direção, existem modelos de veículos que são equipados com start/stop, um equipamento que desliga o motor em paradas curtas, como em semáforos, por exemplo, o que auxilia na economia”, comenta.
É a porcentagem de consumo de combustível que chega a ser reduzido quando o motorista desliga o ar- condicionado do carro
Apesar do calor, segundo o gerente, um dos fatores que ajudam na economia do combustível é usar o ar-condicionado moderadamente. O ideal é trafegar com o item desligado em trajetos curtos ou pela cidade, já que o equipamento ligado pode aumentar o consumo em até 20%. Para manter o carro fresco, o indicado é estacionar em locais com sombras.
A troca de marcha também influencia no consumo de combustível. As famosas “esticadas” são inimigas da economia. “As trocas incorretas são as vilãs do gasto de gasolina. É fundamental que o motorista siga as orientações do manual do carro para saber a velocidade correta das trocas de marchas e, assim, garantir bom desempenho e economia”, explica o gerente.
Também é importante evitar acelerações desnecessárias e deixar acessórios ligados sem necessidade. “Antes de ligar o carro, é importante verificar se itens como faróis auxiliares, mídias e sistema de ventilação interna estão desligados. Assim, é possível diminuir a carga exigida pelo motor na próxima vez em que for ligá-lo”, diz Susarion.

MANUTENÇÃO
Peças que não estão em seu funcionamento perfeito podem sobrecarregar o motor e queimar combustível extra.
O chefe de oficina da Audi Center Vitória, Wanderson Gomes, informa que a manutenção periódica é imprescindível para a economia.
“Se os bicos do sistema de injeção de combustível estiverem entupidos, o motor vai precisar fazer trabalho extra. O mesmo vale para os filtros de combustível e os filtros de ar. A sujeira atrapalha a passagem, e o motor acaba sobrecarregado, consumindo mais gasolina”, exemplifica.
O óleo do motor também deve ser trocado no prazo recomendado no manual de instruções, caso contrário, o produto vencido pode aumentar o atrito entre suas peças e gastar mais combustível. Outro sistema que deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros rodados é o de arrefecimento. Um carro superaquecido também consome mais.
“Até mesmo rodas mal calibradas aumentam o consumo. O carro fica mais pesado e exige mais do conjunto motriz”, finaliza Wanderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário