segunda-feira, 1 de maio de 2017

Datafolha aponta crescimento de Marina, Bolsonaro e Moro no segundo turno


Resultado de imagem para pesquisa chargePedro do Coutto
Pesquisa do Datafolha publicada neste domingo pela Folha de São Paulo, com foco na sucessão presidencial de 2018, aponta um crescimento de Marina Silva e de Jair Bolsonaro, ao lado de Lula, se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. Curioso é que Lula segue na frente no primeiro turno, mas na hipótese de um segundo, perderia para Marina Silva e Sergio Moro. Moro é uma projeção que o Instituto fez colocando seu nome entre os presidenciáveis. Ele não será candidato, mas a pesquisa funciona para assinalar seu prestígio junto à opinião pública.
No primeiro turno – reportagem de Igor Gielow – aponta Lula na frente com 30 pontos, mas assinala sua derrota no segundo turno para Marina Silva e Sérgio Moro. No primeiro turno, Marina registra 16%, Bolsonaro 13% e Sérgio Moro 9%. No segundo turno, porém todos se unem contra Lula e ele assim seria batido por Marina Silva por 43 a 41, e por Sérgio Moro por 42 a 40%.
TEMER VAI MAL – O curioso da pesquisa é que há um forte grau de rejeição ao presidente Michel Temer que só alcança 9% de aprovação. Isso de um lado. De outro, percebesse que nem o PMDB tampouco o PSDB ganharam prestígio com a participação no atual governo. O PSDB, inclusive, apresenta João Dória mais bem avaliado do que Geraldo Alckmin e principalmente Aécio Neves. Na área do PMDB, nenhum político figurou nos percentuais da pesquisa. Ciro Gomes pelo PDT registrou 6 pontos.
A pesquisa traçou um panorama mais próximo da realidade, levando em consideração a distância de mais de um ano das eleições. A inclusão do nome de Sérgio Moro destina-se apenas a poder se estimar o grau de seu prestígio na opinião pública. O governo Michel Temer sofre forte rejeição na escala de 85%.
Sérgo Moro não será candidato. Marina Silva, sim, Ciro Gomes, também. O PSDB não avançou nada na opinião pública do país por sua adesão ao atual governo. Nem o PSDB, tampouco o PMDB. Vamos aguardar as próximas sequências na política brasileira para que o Datafolha e o Ibope possam evidenciar tendências mais próximas da realidade atual. Política apresenta sempre várias faces e separa as etapas umas das outras e os candidatos uns dos outros também.
Posted in |

Nenhum comentário:

Postar um comentário